
Oferta de cursos de costura e bordado garante aumento de renda e estimula mulheres de comunidades de baixa renda do Rio a voltarem aos estudos
Há quatro anos, mulheres de comunidades carentes de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, iniciaram uma transformação que já pode ser contada em números. O grupo, composto principalmente por chefes de família com idades que variavam entre 18 e 65 anos, participou de oficinas de costura, bordado e pintura em tecido. E como resultado, elas apresentam geração de renda, recuperação da autoestima, além de ser tornarem referências na comunidade.
“Tudo o que sei fazer aprendi aqui, participando de diversas oficinas com pessoas experientes. Agora sei costurar, bordar, pintar, mas minha paixão é a costura. Hoje faturo mais do que quando fazia serviços de limpeza e ainda posso estar perto de casa e do meu filho. Mas o maior ganho foi mesmo o meu desenvolvimento como profissional e pessoa. Atualmente, estou cursando inglês e já completei o segundo grau”, comemora a artesã Lucileide Mendes de Barros, de 32 anos.
Ela participa do Toque de Mão, que beneficia outras 14 mulheres. A iniciativa é fruto BG Brasil, em parceria com as ONGs Pro-Social e Instituto Marquês de Salamanca (IMDS). O projeto é voltado para a confecção de produtos artesanais de moda e decoração e também oferece às artesãs formação em empreendedorismo e gestão. O objetivo é torná-las aptas a conduzirem os negócios por conta própria.
Entre os resultados, destaque para o aumento exponencial das receitas. Entre 2007 e 2009, o faturamento do grupo cresceu 330,6% com vendas garantidas, participação em feiras, eventos e bazares, além de parcerias com grifes do Rio de Janeiro. Sob demanda, o grupo produz artigos exclusivos para lojas como Corpo & Alma, Alfaias, Fábula, Redley, entre outras.
Neste mês, o trabalho das artesãs marcará presença num dos maiores eventos de moda do país, o Fashion Rio, que ocorre no dia 30. As peças estarão expostas no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No total, 14 itns foram aprovados e a coleção foi bem recebida durante a pré-seleção, segundo a coordenadora do Toque de Mão, Mônica Ribeiro. “São peças bordadas e pintadas sobre a temática cidadania e fazem referência às paisagens do Rio. Os produtos também usam banners na confecção, o que tem tudo a ver com o tema”, diz. O grupo também planeja ainda para este semestre a realização da primeira exposição.
“A BG Brasil considera fundamental apoiar projetos que garantam novas fontes de aprendizado e renda a uma parcela da sociedade menos favorecida. Um dos princípios de negócios da empresa é investir em projetos que promovam o desenvolvimento das comunidades e, consequentemente, da sociedade em que estamos inseridos”, destaca Roberto Ardenghy, diretor de Relações Governamentais da BG Brasil, a maior companhia de distribuição de gás do Brasil.
Vale ressaltar também outros indicadores sociais. Estimativas da companhia apontam que 27% das participantes retomaram os estudos, concluíram o ensino médio e atualmente cursam inglês. Trinta por cento delas prestam serviços voluntários em outras instituições com a oferta de cursos de bordado e costura. O índice das que realizaram reformas e melhorias em suas casas é de 35% e cerca de 30% das mulheres envolvidas nas atividades do Toque de Mão, compraram máquinas de costura industrial para suas casas, o que proporcionou o aumento da produção e geração de renda.
A criatividade do grupo se manifesta desde a escolha de materiais doados, como sobras de tecidos, malhas, couros, banners, à interpretação de obras de arte. Dessa mistura de vidas, impressões e sensibilidade, surge a vontade de homenagear pintores brasileiros, como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, em peças como bolsas, almofadas, nécessaires, entre outras.
Além de terem aulas com professoras de pintura em tecido, as artesãs são estimuladas a visitarem museus e exposições para que possam desenvolver novas técnicas e aprimorar o conhecimento em artes plásticas. “Estava desempregada quando ouvi falar do grupo. Já fazia algumas coisas simples e, com as oficinas, me tornei uma artesã de verdade. Eu me encontrei e amo o que faço. Para o futuro, quero ver o Toque de Mão conhecido mundialmente”, planeja a artesão de 42 anos, Ivaldete Santos das Neves.
“Sinto-me realizada ao acompanhar a evolução e crescimento delas. Hoje, elas são mulheres seguras e com uma profissão, além de serem referência como artistas e artesãs – exemplos a serem seguidos”, destaca Mônica Ribeiro, a frente do Toque de Mão, desde 2006. Segundo ela, o grupo recebeu dois convites importantes neste ano, um do Sebrae e outro do Pensionato Santa Teresa para integrantes qualificarem um novo grupo de mulheres das comunidades próximas ao ateliê.
“Seguimos com muita confiança de que 2010 será um ano de conquista de novos mercados e cada vez mais reconhecimento e trabalho para todas nós”, conclui Mônica Ribeiro. A BG Brasil é parte do BG Group plc, um dos líderes globais no segmento de gás natural. A companhia é detentor de licenças para exploração em águas profundas na Bacia de Santos, que são operados pela Petrobras.
Grupo Toque de Mão – Telefone: (21) 2242-9440
Também nessa Edição :
Perfil: José Tolovi Jr
Entrevista: Chyntia Barcellos
Artigo: Brasileiro se preocupa com aquecimento global, mas muda pouco
Notícia: O que deu na mídia (edição 95)
Notícia: Moda do bem
Notícia: Informática solidária
Oferta de Trabalho: Procura-se (05/2010)
Leave a Reply