
ONG espera mobilizar mais de 800 voluntários
Evento será realizado neste mês em São Paulo com a meta de coletar mais de 16 toneladas de produtos
Está marcado para os dias 16 e 17 deste mês a quinta edição do Mutirão de Arrecadação de Alimentos, ação social conduzida pela ONG Banco de Alimentos. A iniciativa, que conta com a parceria do Sonda Supermercados, será realizada em São Paulo. A proposta é mobilizar os consumidores a doarem donativos nesses dois dias.
Para realizar o projeto, a ONG já está recrutando voluntários. A expectativa é ultrapassar os resultados obtidos em 2009, quando o mutirão mobilizou 800 voluntários e arrecadou mais de 16 toneladas de alimentos. A coleta será realizada nas 19 lojas da rede Sonda. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.
Os alimentos doados beneficiarão diretamente 66 instituições sociais cadastradas pela ONG, que atendem mais de 22 mil pessoas. Além do benefício direto, a ação está em linha com os objetivos da instituição de envolver a sociedade e de provocar uma mudança de cultura em relação ao problema da fome no Brasil.
Segundo a presidente e fundadora da entidade, Luciana Quintão, a ação une-se ao trabalho do Banco de Alimentos de redistribuir alimentos, buscando onde sobra e entregando onde falta, para combater o desperdício, a fome e a desnutrição no Brasil. “Somente com a participação, compreensão e solidariedade dos brasileiros é possível vencer o problema da fome e do desperdício de alimentos no país”, defende.
Marta Guerra é voluntária e chefia a equipe há cinco anos. Para ela, a realidade da sociedade revela a importância do voluntariado. “Tenho muito orgulho de ser voluntária no mutirão. Sou uma multiplicadora na luta pela conscientização da sociedade nos problemas relacionados à fome e ao desperdício. A maior recompensa está nos olhos das crianças e no sorriso das pessoas que recebem os alimentos”, diz.
Para Christine Vidal, Gerente de Recursos Humanos da ThyssenKrupp, empresa que apoia a ação, “a parceria com a ONG Banco de Alimentos incentiva nossos colaboradores a exercerem o trabalho voluntário com a participação ativa nessa corrente em prol de um futuro melhor para aqueles que necessitam.”
No sábado (16/10), a coleta será realizada das 9 horas às 20 horas; no domingo (17/10), das 10 horas às 15 horas. Com a orientação dos voluntários, os consumidores serão incentivados a doar produtos como óleo, leite em pó, mel (em embalagens plásticas), lentilha, enlatados (milho, ervilha e seleta de legumes), farinha (milho, trigo e rosca) e farinha láctea.
Busca onde sobra e entrega onde falta
Criada há 11 anos, a Banco de Alimento realiza o trabalho de “colheita urbana”, ou seja, arrecada alimentos que são sobras de comercialização e excedentes de produção e distribui para instituições sociais. A instituição também promove ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas e expande os conhecimentos adquiridos em sua área de atuação para a sociedade como um todo por meio de eventos, oficinas culinárias, palestras e workshops.
A cada mês, a instituição distribui em média 44 toneladas de alimentos, total que alimenta 22.171 brasileiros por dia em situação de risco social. De janeiro de 1999 a dezembro de 2009, a ONG evitou que mais de 3.849 toneladas de alimentos fossem transformadas em lixo. Esse combate ao desperdício e à fome resultou, no período, em quase 36 milhões de refeições complementadas e em mais de sete milhões de atendimentos nas 51 instituições sociais cadastradas.
Banco de Alimentos – Telefone: (11) 3674-0080 – E-mail: info@bancodealimentos.org.br
Também nessa Edição :
Perfil: Teresa Stengel Mucci
Entrevista: Gabriel Ligabue
Artigo: Cidadania também se aprende na escola: as novas percepções sobre nacionalismo e patriotismo
Notícia: O que deu na mídia (edição 105)
Notícia: Projeto leva saúde para a população carente do sertão baiano
Notícia: Projeto alia educação e esporte
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2010)
Leave a Reply