O turismo é um dos setores de grande impacto em todo o planeta, sendo responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), estima-se que em 2030 sejam registradas até 1,8 bilhão de viagens internacionais.
Para além do aspecto econômico, o turismo também tem implicações culturais e ambientais. É daí que surge o conceito de turismo sustentável, pautado, entre outras coisas, pelo respeito entre a comunidade local e a natureza. Optar por viagens com desconto de ônibus no lugar de ir de carro é só um dos exemplos possíveis.
Dito isso, é interessante pensar que a prática da sustentabilidade engloba desde a preferência pelo transporte coletivo até o nosso comportamento quando estamos em uma praia. Hoje vamos dar algumas dicas para que você torne a sua próxima viagem muito mais sustentável.
Conheça mais sobre turismo sustentável
De acordo com a OMT, o turismo sustentável é aquele “que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”.
Esse conceito foi definido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92), em 1992, sendo baseado na noção de desenvolvimento sustentável e suas três dimensões positivas: econômica, sócio-cultural e ambiental.
Nesse sentido, o turismo sustentável visa potencializar os benefícios e minimizar ao máximo possível os efeitos negativos para os lugares de destino, para a natureza e para o planeta como um todo.
Na prática, isso significa respeitar e valorizar a cultura local, escolher meios de transporte coletivos ao invés de carros particulares, descartar o mínimo possível de lixo e sempre no local correto, optar por hospedagens sustentáveis, etc.
Itinerário sustentável viajando de ônibus
Se você pensar bem, viajar de ônibus já é, em certa medida, uma escolha sustentável, pois um único veículo estará carregando várias pessoas ao mesmo tempo. Caso a empresa escolhida tenha automóveis que eliminem menos gases tóxicos no ar durante o translado, melhor ainda.
Agora, como montar um itinerário de uma viagem pautada na sustentabilidade viajando de ônibus? Veja a seguir.
Defina o destino e o tipo de hospedagem
Antes de mais nada, é preciso definir o seu destino de viagem e o tipo de hospedagem onde você ficará. Vale a pena fazer uma busca atenciosa e com antecedência para encontrar pousadas, hotéis ou hostels que priorizam o conforto dos seus visitantes e o respeito ao meio ambiente.
Compre as passagens com antecedência
A compra das passagens também deve ser feita com certa antecedência, evitando possíveis imprevistos em relação aos valores pagos. Aqui, vale destacar que algumas empresas de ônibus costumam dar descontos para quem compra seu ticket com pelo menos 15 dias antes da viagem.
Utilize menos itens descartáveis
A quantidade de plásticos que são descartados diariamente traz graves prejuízos à natureza, especialmente quando esse descarte não é feito no local correto. Então, pratique isso também durante a sua viagem, seja tendo uma squeeze própria para colocar a sua água ou mesmo evitando o uso de canudos e sacolas plásticas.
Evite desperdícios de todos os tipos
A lógica sustentável engloba diversos aspectos da nossa vida, incluindo hábitos básicos diários. Reduzir desperdícios de alimentos na hora de comer é um bom exemplo. No local de hospedagem, apague as luzes após sair do quarto e evite trocas desnecessárias de toalhas e roupas de cama.
Valorize a cultura e as comunidades locais
Seja qual for o seu destino, há sempre uma comunidade e cultura local que deve ser respeitada e valorizada. Isso inclui, por exemplo, a visitação de museus e feiras livres, bem como a compra de produtos e comidas típicas daquele lugar.
Leave a Reply