O meio ambiente vem sofrendo a alguns anos com o que chamamos de aquecimento global, causado pelo desmatamento e por outros fatores que contribuem para que o planeta esteja se aquecendo rápido demais, o que provoca as mudanças bruscas de temperatura e outras consequências, como chuvas intensas e desastres naturais, como ciclones e tsunamis. É muito importante que as pessoas entendam como isso afeta não só o meio ambiente como a todos nós.
Parece repetitivo dizer que cada um deve fazer a sua parte, mas é a mais pura verdade. Se cada pessoa começar a fazer mesmo que seja uma coisa simples, vai ter uma grande diferença no final. Isso também vale para as marcas, principalmente no mundo da moda. A maioria das empresas tem revisto sua relação com o que é descartado nas produções, buscando meios de fazer com que o impacto ambiental seja o menor possível.
E não estamos falando apenas de marcas de roupas, outros setores também começaram a fazer o descarte correto do que não é usado, como marcas de calçados e de cosméticos. Nessa hora, é muito importante entender a diferença entre lixo e resíduo, para que você saiba como fazer o descarte de forma correta no seu dia a dia.
Confira abaixo a diferença entre lixo e resíduo e como as pessoas podem contribuir com o meio ambiente.
Lixo e resíduo: qual a diferença?
Lixo
Falando de uma maneira muito simples, podemos dizer que o lixo é qualquer coisa que não tenha mais utilidade ou que seja sem valor. É claro que com o passar dos anos esse conceito foi se modificando e o que antes era lixo hoje é visto com outros olhos. Porém, ainda se tem a ideia de que lixo é o que precisamos descartar, jogar fora, o que faz com que o acúmulo desses itens cresça desenfreadamente.
Muito do que você acha que é lixo, na verdade, não é, e poderia ser reciclado ou reaproveitado. Você, com certeza, já encontrou na rua móveis que poderiam facilmente ser restaurados e usados por outras pessoas, mas que foram descartados como lixo só porque não serviam mais para uma pessoa.
Resíduo
O que você chama de lixo na verdade pode ser um resíduo, e o termo é usado principalmente para valorizar os objetos que são descartados só porque alguém não quer mais. Podemos dizer que o resíduo é o material que sobra depois dos processos que são derivados de atividades humanas, animais e industriais, como por exemplo a matéria orgânica e o lixo doméstico, além dos gases liberados pelas indústrias.
Alguns tipos de resíduos são:
- resíduos de estabelecimentos comerciais;
- resíduos da área da saúde, como luvas e seringas;
- resíduos sólidos urbanos, gerados nas casas e nas limpezas urbanas.
O resíduo é apenas o que sobrou dessas atividades, diferentemente do lixo, que geralmente é algo que poderia ser útil e usado em outras circunstâncias.
Como contribuir com o meio ambiente
Faça o descarte correto dos lixos e dos resíduos
Uma das coisas mais simples que as pessoas podem fazer é o descarte correto de cada coisa, dando um novo destino para o que ela não quer mais. Falando em resíduos, podemos focar principalmente nos alimentos, que em vez de serem jogados em uma lixeira qualquer, podem se tornar adubo para as plantas e devem ser coletados de forma individual para que não se misture com itens que podem ser reciclados.
O lixo também deve ser sempre separado, como garrafas de vidro e itens de plástico. Isso garante que eles possam ser reciclados e transformados em novos objetos. Caso você esteja querendo se desfazer de algo, pense que aquilo pode servir para outra pessoa, como móveis e roupas. Faça uma doação em vez de jogar na rua.
Repense as suas atitudes
Essa também é uma dica simples e valiosa para quem quer contribuir com o meio ambiente. Economize água tomando banhos mais curtos e usando para lavar o quintal ou o carro a água que sai da sua máquina de lavar. Economize energia ligando as luzes apenas quando for necessário, use a luz do dia a seu favor. Faça o descarte correto das coisas e preste atenção em grupos de coleta e reciclagem. Cada pequena atitude influencia cada vez mais pessoas a fazerem o mesmo.
Leave a Reply