Em entrevista ao Responsabilidade Social, Aron Cramer presidente da Business Social Responsibility (BSR), fala sobre o movimento de Responsabilidade Social Empresarial nos Estados Unidos e os efeitos da crise financeira nos investimentos sociais privados. O executivo também trata do novo “American Way of Life” e traça um panorama sobre as mudanças significativas no país com o novo presidente Barack Obama.
Profissionais e lideranças de organizações civis e governamentais de Juriti, município localizado na região Oeste do Pará, estão envolvidos num curso que tem por meta proporcionar à cidade um ciclo virtuoso de crescimento econômico, respeito ao meio ambiente e justiça social. Batizada de “Escola Juruti de Sustentabilidade”, a iniciativa é uma realização da Alcoa, líder mundial na produção e transformação do alumínio, com apoio técnico do Instituto Peabiru, organização não-governamental com larga experiência na região amazônica.
Entraram em vigor, no dia 1º de junho, as novas condições da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), para a certificação socioambiental da cana-de-açúcar, soja, milho, dendê e amendoim no país. A rede é uma coalização de organizações não-governamentais conservacionistas, com atuação no Brasil, Colômbia, Peru, El Salvador, Guatemala e Honduras. A entidade tem como missão aliar os produtores responsáveis aos consumidores ambientalmente conscientes por meio do selo Rainforest Alliance Certified.
Sob a bandeira da sustentabilidade, a iniciativa privada, entidades e a esfera pública do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), bairro industrial do Distrito Federal, elaboraram um plano integrado com ações voltadas para a preservação ambiental e para inclusão social de catadores de resíduos sólidos e de presidiários. Batizada de ‘Programa SIA Socioambiental’, a iniciativa trabalhará em duas frentes e mobilizará empresários do setor que possui cinco mil empresas industriais, comerciais e de serviço, que empregam juntas 80 mil pessoas e respondem por 51% do Produto Interno Bruto do DF.
Incentivar o hábito da leitura por meio da distribuição de livros infantis é o principal foco do trabalho de Patrícia Secco, administradora de empresas que se transformou em escritora há cerca de 12 anos. Com mais de 33 milhões de livros entregues gratuitamente, Patrícia e seus parceiros têm distribuído muito mais do que cultura, histórias e sonhos: têm proporcionado também integração familiar e inclusão escolar.
Marketing viral. O nome já diz tudo. A ideia dessa ferramenta de comunicação é se espalhar com dimensões similares às de uma epidemia, atingindo um grande número de pessoas a custos baixos. O processo pode funcionar no “boca-a-boca”, ou, atualmente, pela internet. E-mails, sites, blogs e páginas de relacionamento são excelentes meios para espalhar o vírus da informação. Para as organizações do Terceiro Setor, pode ser uma mão na roda, já que é simples e, se bem utilizado, bastante eficaz.
Boa leitura!
Também nessa Edição :
Perfil: Patrícia Secco
Entrevista: Aron Cramer
Artigo: Como utilizar o marketing viral no Terceiro Setor?
Notícia: O que deu na mídia (edição 77)
Notícia: Escola de Sustentabilidade
Notícia: Agricultura sustentável (2009/07)
Notícia: Unidos pelo meio ambiente
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2009)
Deixe um comentário