Joey Salceda

O encontro em Paris das Nações Unidas para discutir o futuro do Fundo Climático Verde (GCF), realizado neste mês, terminou na última semana com a eleição do filipino Joey Salceda para a presidência da UNGFC, entidade que controlará os prometidos US$ 100 bilhões anuais para ações de adaptação e mitigação climática.

Salceda é economista e atual governador da província de Albay, além de ser uma voz tradicional dos países em desenvolvimento nas negociações climáticas da ONU. “É uma honra e um privilégio, assim como um sinal de confiança da comunidade internacional nas Filipinas”, declarou por uma rede social na Internet.

“Temos um trabalho duro pela frente. Queremos que os recursos estejam disponíveis e operacionais em 2014 para alcançar consequências positivas nas vidas dos mais vulneráveis à mudança climática”, completou Salceda.

No domingo (13), o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon pediu mais uma vez para a comunidade internacional agilizar a disponibilização de investimentos no fundo. “Espero que aproveitem o Encontro Climático em 2014 para alcançar o objetivo de liberar US$ 100 bilhões ao ano para o GCF (…) Peço que todos façam mais em nível global e nacional”, declarou.

O Encontro Climático 2014 (Climate Summit) será realizado em setembro em Nova York. O evento se difere das Conferências das Partes sobre Mudanças Climáticas (COPs) porque não será centrado em buscar um novo acordo climático, e sim em engajar governos, empresas e a sociedade civil em ações de mitigação e adaptação.

“A mudança climática é a maior ameaça para o desenvolvimento sustentável. Mesmo assim, um importante fato costuma se perder em meio ao medo: lidar com a mudança climática é uma de nossas maiores oportunidades. Com ações bem direcionadas, podemos criar empregos, melhorar a saúde pública e proteger o meio ambiente”, acrescentou Ban Ki-moon.

(Responsabilidade Social com informações do Instituto CarbonoBrasil)




Também nessa Edição nº: 167
Entrevista: Ilan Ryfer (2013/10)
Artigo: Voluntariado é uma escolha
Notícia: Brasília inicia mobilização sobre descarte correto de resíduos sólidos
Notícia: Estudo rastreia a pegada de carbono da política tributária brasileira
Notícia: Empresas brasileiras têm segundo pior desempenho em ranking de transparência
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2013)