Antônio José Rabello Ferreira

1424-php9DzrhD

O presidente em exercício do Sindicato das empresas de Asseio e Conservação do Distrito Federal (Seac), Antônio José Rabello Ferreira, destaca como as instituições do setor têm atuado para minimizar o impacto ambiental.

As iniciativas englobam, por exemplo, o uso de produtos formulados com matérias-primas vegetais, isentos de derivados de petróleo; equipamentos, acessórios e descartáveis ecoeficientes e educação ambiental. Hoje, o setor emprega mais de 1,5 milhão de pessoas em todo país.

A preocupação com o meio ambiente não é por acaso. Pesquisa recente realizada pela Green Brands fez um panorama do que pensam os consumidores de oito países do mundo, inclusive o Brasil, quando o assunto é sustentabilidade e empresas verdes. Setenta e sete por cento dos brasileiros se mostraram mais preocupados com o meio ambiente, ante 20% que apontaram inquietação com a economia.

“A preocupação com a conservação e melhoria do meio ambiente deve partir de todos, ainda mais no ramo de asseio e conservação, que usa alguns produtos que geram um impacto muito forte na natureza. É necessário criar medidas alternativas que não agridam o meio ambiente, sem comprometer a eficiência da limpeza”, completa.

Ainda segundo ele, hoje o principal do setor de asseio e conservação é capacitar as pessoas no manuseio de produtos agressivos ao meio ambiente. Nesse sentido, a instituição lançou no ano passado a cartilha “Sustentabilidade Ambiental – um Projeto de Cidadania”. A publicação aponta as alterações que o meio ambiente vem sofrendo e traz dicas de sustentabilidade.

Vale citar, também, o Manual de Sustentabilidade, produzido pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac). Em 30 páginas, o material ensina como reduzir impactos ambientais relativos às atividades do setor e mostra ao empresariado como envolver fornecedores em práticas sustentáveis.


Antônio José Rabello Ferreira - Telefone: (61) 3242-9058

Também nessa Edição nº: 136
Entrevista: Mirjam Schoening
Artigo: Água, terra, sol e ares verdes
Notícia: Prêmio reconhecerá boas práticas de responsabilidade social empresarial
Notícia: Replicação de boas ideias
Notícia: Programa investe na autonomia de pessoas com síndrome de Down no DF
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2012)