Prêmio reconhecerá boas práticas de responsabilidade social empresarial

Entre os objeitvos do prêmio está propor melhoria dos padrões de trabalho

Entre os objeitvos do prêmio está propor melhoria dos padrões de trabalho

Iniciativa comandada pelo Sesi receberá inscrições até o final de julho

O Serviço Social da Indústria (Sesi) receberá até o dia 31 de julho as inscrições para o Prêmio de Qualidade no Trabalho (PSQT). A iniciativa reconhecerá boas práticas de responsabilidade social empresarial, com destaque para ações de educação, desenvolvimento socioambiental, inovação e gestão de pessoas.

O objetivo é estimular a adoção pelo setor produtivo de uma gestão que incorpore a responsabilidade social como parte integrante de sua estratégia de negócio. Espera-se ainda propor melhoria dos padrões de trabalho, estimular o aperfeiçoamento do modelo de gestão da sustentabilidade e estimular a geração de conhecimento sobre responsabilidade social e sustentabilidade no ambiente trabalhista.

“O prêmio é relevante para as indústrias que participam e também para as que não participam, porque, além de premiadas, as boas práticas são disseminadas, permitindo troca de experiências. O que uma indústria está fazendo bem pode ajudar outra a fazê-lo também”, destaca a gerente de Responsabilidade Social do Sesi, Sueme Mori.

Podem concorrer indústrias de qualquer porte ou segmento que sejam contribuintes do Sistema Indústria ou optantes do Simples. O comitê responsável por analisar as ações de cada empresa candidata examinará, entre outras variáveis, os resultados e as abrangências delas.

As práticas inscritas têm de estar em execução há pelo menos seis meses, contados da data de inscrição. As vencedoras em cada modalidade ganham certificados de socialmente responsáveis, contribuem na elaboração de um livro de referência no assunto e participam de seminários de divulgação das melhores práticas pelo país.

“São avaliados aspectos como os valores da empresa, sua postura ética, o ambiente de trabalho e o seu relacionamento com a comunidade”, completa Sueme Mori. Trata-se da 15º edição do prêmio, que já recebeu mais de 15 mil inscrições. Na opinião da gerente do Sesi, o desenvolvimento de práticas socialmente responsáveis está diretamente ligado à sustentabilidade dos recursos, dos meios de vida e, por conseqüência, da sociedade.


Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho: www.sesi.org.br/psqt

Também nessa Edição nº: 136
Perfil: Antônio José Rabello Ferreira
Entrevista: Mirjam Schoening
Artigo: Água, terra, sol e ares verdes
Notícia: Replicação de boas ideias
Notícia: Programa investe na autonomia de pessoas com síndrome de Down no DF
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2012)