• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
Você está aqui: Home / Noticias / Fundação Tide Setubal lança publicação sobre práticas socioeducativas

Fundação Tide Setubal lança publicação sobre práticas socioeducativas

Março 9, 2020 by admin Deixe uma resposta

Maria Alice Setubal, presidente do conselho da fundação, fala desta que o livro retrata a história e das práticas das organizações locais

Maria Alice Setubal, presidente do conselho da fundação, fala desta que o livro retrata a história e das práticas das organizações locais

Livro mostra trabalho de 22 organizações sociais da zona leste de São Paulo

A Fundação Tide Setubal lançou na primeira quinzena deste mês, uma publicação que mostra a atuação de 22 organizações sociais situadas na região de São Miguel, zona leste de São Paulo. Trata-se do livro “Cidadania Viva: Práticas Socioeducativas em São Miguel Paulista”, que tem como objetivo valorizar as experiências dessa comunidade.

“Com a disseminação do trabalho das entidades de São Miguel, esperamos inspirar, encorajar e estimular as instituições locais a oferecerem seu saber e suas práticas para a rede, bem como a buscarem aprender com aqueles que atuam na mesma localidade”, destaca a presidente do conselho da fundação, Maria Alice Setubal.

Segundo Beatriz Lomonaco, coordenadora do Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento, responsável pelo projeto editorial, para dar visibilidade aos atores da comunidade, buscou-se identificar e apresentar as práticas socioeducativas. A intenção do livro não é avaliar as ações, mas apontar os pontos fortes e os desafios. “Estamos gerando conhecimentos e fazendo circular experiências de instituições que estão no mesmo território onde trabalhamos”, comenta.

Para retratar essas experiências em uma publicação com fotos e dados de cada organização, profissionais da fundação conheceram de perto os projetos, visitando as entidades e conversando com as equipes e os beneficiados pelas práticas. Além do critério geográfico, a coordenação editorial considerou o relato de moradores e lideranças que reconhecem a relevância da entidade para comunidade e tempo de atuação das organizações no território.

Um ponto em comum entre as organizações selecionadas para o livro é o trabalho socioeducativo. Trata-se de uma prática sistemática e planejada que busca o desenvolvimento do indivíduo pela educação e cultura, com a realização de projetos voltados para diferentes públicos: há organizações que trabalham com crianças e adolescentes, enquanto outras trabalham com adultos ou idosos.

“Com esse retrato, as entidades podem se unir para encaminhamentos conjuntos e terem conquistas mais amplas”, acrescenta Lomonaco. São mostradas na publicação, iniciativas diversificadas, como o trabalho de Hermes de Sousa, que com o desejo de transformar a realidade dos moradores do Jardim Pantanal, fundou o Instituto Nova União da Arte (NUA).

“Foi muito bom observar como há pessoas fazendo outras coisas boas. É importante olhar para o outro. Aprendemos com isso. E também podemos somar esforços”, disse Hermes, no lançamento do livro, realizado na terça-feira (14).

“Esse encontro foi um marco inicial para que essas entidades possam se unir mais. O livro vai abrir portas para o reconhecimento do nosso trabalho e para futuras parcerias que tragam melhorias para a região”, complementou Idevanir Arcanjo, fundador da Associação Camélias de Desenvolvimento e Valorização Humana. A publicação está disponível para download no site da instituição ou nesse link.

Desde 2005, a fundação trabalha para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região de São Miguel Paulista. Para isso, desenvolve ações voltadas a famílias, jovens e adolescentes, em parceria com órgãos do governo e ONGs e em articulação com políticas públicas, priorizando a participação ativa da comunidade, fornecendo-lhe informação e estimulando a construção da sua autonomia.


Fundação Tide Setubal – Telefone: (11) 3168-3655

Também nessa Edição :
Entrevista: Jair Kievel
Entrevista: Julia Lordello
Notícia: O que deu na mídia (edição 104)
Notícia: Pesquisa mostra mudanças nos hábitos de consumo dos ingleses
Notícia: DF participa do Dia Mundial pela Limpeza
Oferta de Trabalho: Procura-se (09/2010)

Categoria: Noticias Assuntos: Desenvolvimento Sustentável

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primary Sidebar

Vídeo

Veja mais

Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

Richard Goughnour

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

O que deu na mídia (edição 108)

Janeiro 28, 2021 Deixe uma resposta

Artigos recentes

  • Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android
  • Richard Goughnour
  • O que deu na mídia (edição 108)
  • Abertos para a comunidade
  • Estímulo ao Voluntariado

Copyright © 2002 - 2021 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949