Desenvolvimento sustentável em debate

A edição 168 do Responsabilidade Social.com destaca a realização da COP-19, que segue até o dia 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia, com uma chamada para alcançar um novo acordo que diminua a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. A secretária-executiva da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, Christiana Figueres, observou que o mundo está pronto para esse acordo.

Em artigo, especialistas em mudanças climáticas do Vitae Civilis questionam o que esperar da COP19? Destacam que para responder essa questão, é preciso primeiro olhar para trás e entender o lugar que esse encontro ocupa dentro do processo de negociações climáticas. A CoP19 é a primeira depois do encerramento do Caminho de Bali, o qual manteve as negociações em dois trilhos – do Protocolo de Quioto e das Ações Cooperadas de Longo Prazo por cinco anos.

A seção notícias traz ainda uma matéria sobre o Fórum Mundial de Ciência, que acontece na segunda quinzena deste mês, no Rio de Janeiro. Pesquisadores de todo mundo debatem temas como a desigualdade, barreira para a sustentabilidade global e o uso da ciência para lidar com os recursos naturais.

Ainda em notícias, o boletim mostra que o desmatamento na Amazônia subiu 28% entre agosto de 2012 a julho de 2013. A área desmatada foi 5.843 quilômetros quadrados. No mesmo período do ano passado, foram registrados 4.571 km2 de desflorestamento, recorde de menor índice. Entre os estados que mais desmataram estão Mato Grosso (52%) e Roraima (49%).

Armindo Teodósio, especialista em responsabilidade social empresarial, faz uma consistente avaliação sobre esse movimento no Brasil em entrevista exclusiva ao portal. O pesquisador traça um panorama sobre o tema, aponta as principais conquistas do país e cita as dificuldades que as empresas ainda enfrentam para adotar práticas socioambientais. Ele destaca que houve uma aproximação entre empresas e comunidades, porém o diálogo entre as partes ainda é dominado por uma lógica tecnocrática.

Perfil fala sobre Sérgio Bispo. O presidente da Cooperativa de Catadores Cooperglicério, em São Paulo foi um dos personagens retratados na exposição itinerante “Reciclarte”, que ficou abrigada no Memorial da América Latina até o dia 19 de outubro. A mostra reuniu materiais multimídia sobre as histórias da reciclagem em São Paulo. O objetivo foi quebrar preconceitos na sociedade.




Também nessa Edição nº: 168
Perfil: Sérgio Bispo
Entrevista: Armindo Teodósio
Artigo: O que esperar da COP19?
Notícia: Desmatamento na Amazônia aumenta 28%
Notícia: O mundo está pronto para acordo sobre mudanças climáticas, diz ONU
Notícia: Cientistas de vários países debaterão no Rio a sustentabilidade global
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2013)