
Desfazer de um livro que não mais lhe interessa e conseguir outro que deseja por um valor simbólico. Essa é proposta do “Livra Livro”, portal eletrônico disponível no endereço http://www.livralivro.com.br. Criado pelo estudante de mestrado de Informática da PUC do Rio de Janeiro, Samur de Araújo, o site tem como objetivo intermediar a troca de livros.
Os livros, devido a diversos custos, são caros e apenas uma pequena parcela da população tem dinheiro para comprá-los com regularidade. Segundo informações da Editora Globo, o público consumidor, ou seja, aquele que tem o costume de comprar livros, é estimado em apenas 20 milhões, frente aos 190 milhões de habitantes brasileiros.
“O site pode ajudar a população a obter livros por um valor muito baixo, que é o custo de envio pelos Correios. Nem todos possuem uma biblioteca ao alcance, e adquirir um livro novo é oneroso, principalmente, para a população de baixa renda. Espero que a população reconheça a utilidade do site e espalhe o hábito da leitura”, justifica o criador.
Lançado em janeiro deste ano, o portal conta hoje com cerca de 130 mil obras cadastradas e mais de 2 mil pessoas já utilizaram a ferramenta para renovar a biblioteca. A permuta é realizada de forma simples: após fazer cadastro pessoal, o usuário relaciona o livro de que quer se desfazer e indica os que deseja adquirir. O sistema se encarrega de encontrar e coordenar a troca entre múltiplos usuários. “A operação pode envolver mais de dois usuários ao mesmo tempo, o que aumenta consideravelmente as chances”, explica.
O envio custa, normalmente, entre R$ 3,00 e R$ 8,00, para entregas no Brasil. Pelo portal é possível trocar qualquer obra (didática, literatura, dicionários). Entretanto, há regras: o livro tem de estar em bom estado de conservação, não ter páginas rabiscadas ou com anotações; não ter páginas faltando; serem muito velhos ou com páginas comidas por traças.
“Formar indivíduos leitores é o primeiro passo para tornarmos uma sociedade crítica e capaz de mudança. O site é apenas uma ferramenta para ajudar leitores se encontrarem”, completa o estudante.
O portal oferece, ainda, o serviço de doação de livros. Hoje são 13 instituições cadastradas – entre entidades, bibliotecas e escolas públicas – para receber os exemplares. Juntas elas atendem mais de 27 mil pessoas.
Livra Livro – E-mail: webmaster@livralivro.com.br
Também nessa Edição :
Entrevista: Alexandre Possebom
Artigo: Plano B para salvar a civilização
Notícia: O que deu na mídia (edição 82)
Notícia: Lixo de rua vira arte no DF
Notícia: Cinema a serviço da cidadania
Notícia: Sustentabilidade no varejo
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2009)
Deixe um comentário