
Taira desenvolve método motivacional que muda vida de brasileiros
Dekassegui vence dificuldades no Japão e desenvolve método motivacional para colocar ordem nos setores emocional e profissional
O dekassegui Marcos Taira desenvolve há um ano no Brasil uma metodologia voltada para a melhora da auto-estima, diminuição das falhas de comunicação, entendimento da raiz de problemas, reconhecimento da responsabilidade e não transferência dela, além da valorização do outro. Trata-se do Método Junban, um conjunto de palestras motivacionais que tem como diferencial não se restringir ao campo de atuação da relação empresa/empregado, mas valoriza a questão pessoal, familiar e até mesmo conjugal dos participantes.
A metodologia não surgiu por acaso. Vítima de paralisia infantil ainda criança, o que acarretou numa deficiência na perna direita e um descolamento da retina do olho direito, o que fez perder 100% da visão, Taira desembarcou no Japão com 19 anos sem muitas perspectivas de sucesso. As limitações físicas somadas ao não-domínio da língua japonesa, o manteve por meses fora do mercado de trabalho. Para se ter uma idéia, para conquistar a primeira vaga, Taira foi a várias empresas carregando uma placa com a mensagem “senhor empresário, me dê uma chance de trabalhar um dia e se meu trabalho não for satisfatório não precisa me pagar”.
A ousadia e perspicácia não só garantiu o primeiro emprego como sucesso no Japão. Após meses de muito trabalho, observação e estudo da língua, o dekassegui se tornou intérprete para outros brasileiros e foi gerente de recursos humanos de empresas com atuação global, como Sharp e Sony. Nessa oportunidade conheceu as atividades sindicais dos trabalhadores de Nagoya, chegando a vice-presidência no sindicato. Foi nessa época que desenvolveu o Junban (a palavra Junban significa na ordem, em sequência), que beneficiou brasileiros residentes no Japão ao longo de 15 anos. De 2004 a 2008, por exemplo, atendia cerca de três grupos por dia, totalizando mais de 300 pessoas por mês.
“Taira se destacou e se tornou um ícone. Um brasileiro que ultrapassou barreiras e venceu no Japão. Essa forma de visão foi a alavanca que o impulsionou a criar esse método de ensino próprio, para facilitar o entendimento das pessoas”, explica Liria Matsukura, esposa e parceira na realização da metodologia. Segundo ela, a forma de trabalhar é personalizada e atende grupos de no máximo cinco pessoas. “Marcos percebeu que a mente das pessoas se dispersa com facilidade quando há um grupo maior”, diz.
No Brasil, até o momento participaram 216 pessoas de Campo Grande, cidade em que estão instalados. Tratam-se de empresas e pessoas que resolveram apostar na técnica motivacional para alcançar melhores resultados nos vários campos de atuação. “Como o nosso foco é o desenvolvimento humano, o trabalho ficou bastante voltado para pequenas empresas, famílias e indivíduos. A nossa meta para este ano é atingir o máximo de pessoas possível. Desde empresários a estudantes”, afirma Liria Matsukura.
Marcos Taira – Telefone: (67) 9103-3785 – E-mail: rtma_junban@hotmail.com e i_pensamentos@hotmail.com
Também nessa Edição :
Entrevista: Cláudio Tieghi
Artigo: Consumo consciente (2010/04)
Notícia: O que deu na mídia (edição 93)
Notícia: Artesãos de Luziânia participam da CFW e divulgam peças produzidas com responsabilidade socioambiental
Notícia: Administradora de consórcios cria programa para custear iniciativas sociais
Notícia: Emprego e cultura reinsere ex-detentos de Porto Velho
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2010)
Leave a Reply