
Deputada Federal Emilia Fernandes
Perfil
Emilia Therezinha Xavier Fernandes nasceu em Dom Pedrito (RS), fronteira com o Uruguai, e foi criada em Sant’Ana do Livramento, fronteira com o Uruguai. É filha de uma professora e de um protético dentista. Aos 52 anos, tem dois filhos e três netos.
Pedagoga, com pós-graduação em Planejamento Educacional, exerceu o magistério por 23 anos. Foi diretora do 23º núcleo do CPERS/Sindicato e membro do Conselho Estadual do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, tendo liderado várias greves e movimentos Estaduais e Nacionais.
Pelo trabalho educacional, comunitário e sindical desenvolvido, foi eleita por três vezes vereadora de Sant’Ana do Livramento (RS). Em 1994, concorreu ao Senado Federal, sendo eleita com quase um milhão e duzentos mil votos, sendo a primeira Senadora do Rio Grande do Sul.
O DIAP, mais uma vez, considera a senadora Emilia Fernandes uma das cem personalidades mais influentes do Congresso Nacional, com grande capacidade de articulação e formulação, com alto grau de firmeza e fidelidade ideológica.
É vice-líder do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal, coordenadora da Bancada Federal Gaúcha do PT, uma das coordenadoras da Bancada Feminina do Congresso Nacional, presidente do Grupo Parlamentar Brasil/República Popular e Democrática da Coréia, Membro do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, vice-presidente do Comitê Latino-Americano e do Caribe pela Reunificação da Coréia, presidente do Conselho Parlamentar para o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, integrante da direção do Parlamento Latino-Americano e Secretária-Geral Adjunta da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.
Entre em contato com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres: www.mulhergoverno.gov.br
Também nessa Edição :
Entrevista: Rodrigo Alvarez
Artigo: Estratégias empreendedoras de participação e atuação social do jovem
Notícia: O que deu na mídia (Edição 9)
Notícia: Amizade britânica
Notícia: A serviço do social
Notícia: Banco de idéias solidárias
Deixe um comentário