
Patricia Laura Kenny, sobrinha e representante de Elhinis Papacosta Castilho no Prêmio Mabe Mulher Cidadã
As últimas quatro edições da revista eletrônica Responsabilidade Social.com trouxeram na seção “Perfil” histórias de mulheres que desenvolveram ações sociais capazes de transformar a realidade local. Todas elas foram homenageadas pelo Prêmio Mabe Mulher Cidadã 2008. A escolha das vencedoras foi feita por um júri composto pelo curador do prêmio e responsável pelo Instituto A Voz do Cidadão, Jorge Maranhão, pelo diretor de marketing da Mabe Eletrodomésticos, João Sérgio Dias Ramos e por mais três jornalistas convidadas, entre elas a diretora de redação do site Responsabilidade Social.com, Daniela Guima.
Nessa edição, encerramos a série com a história de Elhinis Papacosta Castilho, a segunda colocada da premiação com o projeto Cisternas, que beneficia famílias da paróquia de São Francisco, no sertão do Piauí. Falecida dois dias antes da entrega do prêmio, aos 90 anos, Elhinis deixou como legado um enorme exemplo de cidadania: 150 cisternas construídas, uma cooperativa de caprinos, plantação de palmas, entre outras melhorias para a comunidade.
O trabalho dela começou em 2002, em parceria com o Padre Gereon. O projeto pioneiro da região mostrou que com pouco recurso é possível ajudar o povo do sertão a ter uma vida auto-sustentável. A iniciativa rendeu, ainda, produção de mel, aquisição de pipas e construção de reservatórios para abastecimento de cocheiras para gado rústico de uso familiar.
“Minha tia foi uma pessoa valente. Ela se embrenhava na mata para dar aulas para crianças que não tinham qualquer acesso à escola. Em tempos que o Brasil era uma nação atrasada e tudo o que havia eram grandes distâncias quase desérticas, ela se mandou pelo Brasil de norte a sul, dirigindo uma Kombi, que ela transformou no que possivelmente foi o primeiro motorhome das nossas estradas. Foi professora a vida toda e aos 60 anos se formou advogada. Ela é um grande exemplo para todos nós”, conta emocionada a sobrinha-neta de Elhinis Papacosta, Patricia Laura Kenny, que a representou na premiação.
Segundo ela, apesar da enorme tristeza, foi um momento especial e carregado de emoção: “Representá-la e saber que o trabalho dela foi reconhecido, e o mais importante de tudo, vê-lo servir como exemplo para incentivar atividades semelhantes é maravilhoso. O que mais comove a gente é sentir que ela se despediu de todos nós com essa premiação, como se sentisse que havia cumprido sua missão e encerrado com chave-de-ouro uma vida fascinante”, conclui.
Patricia Laura Kenny – E-mail: pat@mcfadden.com.br
Também nessa Edição :
Entrevista: Heloísa Coelho
Artigo: Reflexão sobre o papel do setor financeiro no incentivo à adoção de condutas responsáveis por parte da iniciativa privada
Notícia: Iniciativa promove troca de experiências entre jovens rurais de todo o país
Notícia: Mercado socialmente responsável
Notícia: Sábado verde
Notícia: O que deu na mídia (edição 57)
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2008)
Leave a Reply