
Carla Ribeiro
Campeã no tatame e também no social. Esse é um pequeno resumo do trabalho da tetracampeã mundial de caratê, Carla Ribeiro. A esportista é presidente e criadora do Instituto Carla Ribeiro, uma organização sem fins lucrativos de Brasília, que termina o ano de 2007 com muitos motivos para comemorar: 97% das 300 crianças atendidas pela instituição alcançaram melhora na aprovação escolar, 80% já estão aprovadas para a próxima série e, pelo terceiro ano consecutivo, não houve evasão escolar.
O bom desempenho dos jovens é resultado do projeto Formando Campeões, que trabalha dentro de uma proposta multidisciplinar. São aulas de esporte, complemento escolar, cursos profissionalizantes, palestras educativas e atendimento psicológico. “Nosso objetivo é beneficiar jovens em situação de vulnerabilidade social do entorno de Brasília, com qualificação e formação que possibilitem a eles uma qualidade de vida melhor”, resume a carateca Carla Ribeiro. Para o próximo ano, a meta do instituto é atender 400 jovens.
As crianças e adolescentes cadastrados no projeto participam de aulas de caratê, futebol, xadrez, informática, horticultura, além do reforço escolar com acompanhamento pedagógico e social. “As crianças recebem gratuitamente os uniformes e quimonos necessários para o desempenho das atividades”, destaca Carla. O projeto ainda inscreve os jovens em torneios esportivos, com o objetivo de incentivá-los. O resultado são duas crianças aprovadas neste ano na concorrida peneira do time de futebol carioca Flamengo.
Criado em 2003, o instituto conta hoje com uma equipe formada por 13 profissionais e trabalha nas comunidades do Núcleo Rural Lago Oeste, Vila Basevi e no Paranoá. As atividades incluem, ainda, cursos de capacitação profissional abertos tanto para os pais dos beneficiados, como para a comunidade em geral. A organização oferta aulas de artesanato em jornal e atendimento psicológico, coordenados por uma equipe do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), parceiro do projeto.
A instituição mantém parcerias importantes, que garantem a sustentabilidade e a continuidade das ações desenvolvidas. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), por exemplo, mantém as despesas com os voluntários. A Associação dos Produtores do Lago Oeste (Asproeste) cede o espaço para a realização das atividades. “Temos ainda a parceria da Viação Planeta, que oferta o ônibus para transportar os jovens, pois trata-se de área rural e a Autotrac, que nos ajuda por meio do Fundo da Criança e do Adolescente (ECA)”, destaca a presidente.
Instituto Carla Ribeiro – Telefone: (61) 3443-5999 / 3478-1366
Também nessa Edição :
Entrevista: André Trigueiro
Artigo: Responsabilidade Social x Motivação
Notícia: Inovadoras e Sustentáveis
Notícia: Uso desenfreado das sacolas plásticas gera polêmica e sugere alternativas
Notícia: Preocupação ambiental amplia o mercado de consultoria e gera receitas
Notícia: Vitor Seravalli
Notícia: O que deu na mídia (edição 47)
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2007)
Leave a Reply