
Ícone da linha do Bonde Turístico de Santos, município Paulista, Aderbal de Godoy é um dos participantes do programa ‘Vovô Sabe Tudo’, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social (Seas), que atua nas áreas de turismo, educação e cultura com 53 vovôs da cidade. A ação emprega habilidades específicas de cada um dos beneficiados na interação com crianças, capacitação de jovens e na prestação de serviços à população em geral.
Além do bonde, destacam-se também as atividades de contador de histórias, monitoramento de turismo religioso, jardinagem, dobradura, origami, pintura em tela e tecido, bordado, crochê e artesanato em geral, com material reciclado. Os integrantes recebem um salário mínimo por suas atividades de 12 horas semanais.
Neste ano, o projeto conquistou o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009. Além de ser escolhido como o melhor da Região Sudeste, foi o único a destacar uma administração governamental, já que os demais concorrentes eram organizações não-governamentais e instituições particulares. A tecnologia foi selecionada entre um total de 695 inscritas e, posteriormente, 114 certificadas.
Para o vovô Aderbal, “esse programa caiu do céu, é maravilhoso, e a premiação é mais do que justa”, disse emocionado. Com o prêmio, o projeto passa a compor o Banco de Dados de Tecnologia Social, no Brasil, e fatura R$ 50 mil, a serem investidos em sua ampliação. Inserido entre as melhores 24 tecnologias sociais do país, a iniciativa santista recebeu ainda o troféu de finalista.
“O programa tem mais de uma década, mas inovamos com a inclusão de oficinas de meio ambiente e turismo religioso, por exemplo. É o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela prefeitura, envolvendo tanto o idoso quanto a criança”, destacou o secretário de Assistência Social e vice-prefeito da cidade, Carlos Teixeira Filho.
Em 2007, o programa já havia recebido importante premiação nacionalmente. Com 29 pontos, de um total de 30 possíveis, o ‘Vovô Sabe Tudo’ foi incluído entre as principais iniciativas que faziam parte do Concurso Público Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa. A escolha foi um reconhecimento da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, vinculada ao Ministério da Cultura.
O programa conta com a parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre outros.
Prefeitura de Santos – Tel.: (13) 3201-5060 / 3201-5360
Também nessa Edição :
Entrevista: Leoberto Brancher
Artigo: Responsabilidade social e investimento social privado: entre o discurso e a evidenciação
Notícia: O que deu na mídia (edição 86)
Notícia: Novo começo
Notícia: Novo jeito de fazer negócios
Notícia: Tarifa social
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2009)
Deixe um comentário