
Estudantes comemoram a formatura
Escola da Fundação Aquarela forma mais uma turma de crianças da periferia de Belém, com ensino de qualidade e cidadania
A Escola Nuremberg Borja de Brito Filho, que há sete anos oferece ensino de qualidade a crianças do bairro da Terra Firme, um dos mais populosos e carentes da periferia de Belém, estado do Pará, vem dando novas cores à vida dos estudantes. Em meio a conflitos sociais existentes na localidade, assistida pelo projeto da Fundação Aquarela, 59 pequenos estudantes receberam o diploma de conclusão da 4ª série do Ensino Fundamental.
As crianças atendidas pela escola estudam em horário integral, de 7h às 16h30, e recebem quatro refeições diárias; acompanhamentos médico-nutricional, psicológico, pediátrico, odontológico e fonoaudiológico; assistência intelectual, em um moderno laboratório de informática e acompanhamento artístico e de atividades psicomotoras.
Além disso, também ganham material de higiene pessoal, pedagógico, uniforme completo e auxílio alimentação – uma cesta básica por mês para ajudar toda a família.
“Esses recursos são de suma importância para as crianças. Elas vivem aqui uma fase que é a base de tudo, a da educação infantil, fundamental para o restante do aprendizado. Para as famílias, ter esse tipo de atendimento numa região periférica, onde a vida é bem mais difícil, faz toda a diferença. Acreditamos que os anos vividos aqui foram
fundamentais para que os crianças consigam prosseguir com seus estudos”, declara Keyla Cristina Fonseca, diretora pedagógica da escola. Um desses alunos foi Antônio de Oliveira Neto, de 10 anos, que venceu a
timidez e aceitou ser o orador da turma. O menino, filho de um montador de móveis e de uma dona-de-casa, agradeceu emocionado ao fazer o discurso de transição para a nova fase de sua vida estudantil. “Eu estou muito emocionado. Já estou com saudades da escola, dos professores e dos meus amigos. Eu queria poder estudar aqui pra sempre, pois aqui eu me sinto muito bem e seguro. Vou sentir saudades de todos”.
O bairro no qual a escola está localizada é considerado de risco e possui cerca de cinco mil famílias, entre as quais 500 consideradas de baixa renda. Entre os critérios para o ingresso na escola está o da renda familiar, que deve ser de até dois salários mínimos.
Estrutura
A Escola Nuremberg funciona num local privilegiado por sua infra-estrutura. Um edifício que já abrigou o Centro Operacional de Sistemas da Celpa, concessionária da Rede Energia, que atende a região e uma das principais apoiadoras do projeto. O prédio mede 180 metros de frente por 80 metros de fundo e uma área livre de aproximadamente 15 mil metros quadrados, onde está sendo construída a quadra de esportes para atividades de lazer e esporte dos alunos.
Celpa – Tel.: (91) 3210-6703
Também nessa Edição :
Perfil: Sergio Arditti
Entrevista: Ruy Shiozawa
Artigo: A Força da Terra
Notícia: O que deu na mídia (edição 70)
Notícia: Música contra o esquecimento
Notícia: Piaçava Sustentável
Oferta de Trabalho: Procura-se (01/2009)
Leave a Reply