Muitos empreendedores buscam recursos para por em prática seus planos, seja para abrir uma empresa ou para expandi-la, pagar contas, entre outras. Uma solução é buscar crédito em instituições financeiras ou organizações do segmento, que concedam o valor requerido. O que torna essencial entender os vários tipos de empréstimos que temos no mercado.
Selecionamos excelentes opções para você conhecer e analisar a melhor linha de crédito. Confira a seguir!
Quais são os empréstimos para empreendedor?
No mercado, existem diversos tipos de empréstimos disponíveis, porém, com características diferentes, variando os requisitos, taxa de juros, condições e valor de crédito.
Normalmente os empréstimos pedem uma análise da instituição financeira para serem aprovadas. Mas, caso o tipo de empréstimo escolhido não seja aprovado é preciso realizar uma pesquisa e comparar todas as alternativas. Assim, saberá os riscos de cada uma, podendo optar pela mais vantajosa. Para isso, confira as opções que elencamos para você:
1. Crédito para capital de giro
Uma alternativa comum, principalmente para os empreendedores de início do negócio que precisam de recursos para pagar despesas do dia a dia, em menor prazo. Não precisa justificar a finalidade do recurso solicitado, sendo uma vantagem menos burocrática.
2. BNDES
Outra opção é buscar pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Há algumas opções de crédito exclusivamente para pequenos e médios empreendedores. O repasse é realizado com parceria com bancos privados e fintechs com linhas diferentes de crédito.
Por exemplo, o Crédito Pequenas Empresas pode oferecer até R$500 mil reais por cliente. Com uma das melhores taxas de juros do mercado, que chegam a 1,3%. Além disso, oferecem um bom tempo de carência e longo prazo para pagamento. Também oferecem outras linhas de créditos interessantes, porém mais específicas e com condições diferentes.
3. Empréstimo com garantia
Como o próprio nome já se refere, nesta linha de crédito o empreendedor precisa oferecer uma garantia de um bem em troca para a credora. Dentre as modalidades mais populares está a garantia de veículo e de imóvel, que precisam estar em seu nome. Assim, se diminui as chances de inadimplência, e, em decorrência, a instituição financeira oferece juros mais baixos.
Além disso, outras condições podem ser melhores, como o prazo para pagamento. Essa linha de crédito pode ser simulada até mesmo nos sites das próprias instituições, sendo mais prático a obtenção das condições ofertadas.
4. Cooperativas de crédito
Existem também as cooperativas de crédito que podem disponibilizar diferentes linhas de crédito para empreendedor, muitas vezes com condições melhores que as instituições financeiras, como exemplo, taxas de juros mais baixas. Mas, você terá que se afiliar como cooperado e comprar uma cota para ter acesso às propostas, dentre outros requisitos.
As organizações sem fins lucrativos possuem isenção de tributação, como do CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, entre outros, garantindo condições melhores.
5. Peer to Peer Lending
Essa é uma linha de crédito mais recente, em que grupos de investidores disponibilizam empréstimos através de plataformas digitais. Também não possui um intermediador financeiro, os investidores fazem a negociação diretamente com o empreendedor. E as condições podem variar de um para outro.
6. Empréstimos sem comprovação de renda
É uma opção para quem não tem como comprovar renda ou até mesmo para os negativados. Geralmente as condições e taxas de juros não são tão boas como outras alternativas, porém pode ser a solução em um momento específico para empreendedores nesta situação. Neste quesito, é essencial verificar como aprovar empréstimo sem comprovação de renda para ter mais chances de conseguir o crédito.
7. Investidores-anjo
Já para os empreendedores que possuam uma empresa com alto potencial de crescimento e precisam de recursos, podem recorrer aos investidores-anjo. Além do crédito, podem compartilhar também suas experiências e contatos estratégicos, que agregam no desenvolvimento do negócio.
Neste caso, é necessário que sua empresa oferte produtos inovadores para chamar atenção. Uma das condições para disponibilizar o empréstimo é oferecer uma participação minoritária do empreendimento, que geralmente é entre 5% a 10%.
8. Microcrédito
O microcrédito é destinado a empreendedores formais e informais, que precisam de um crédito de até R$20 mil reais. Por ser um valor menor que outras linhas, possui vantagens como taxas de juros reduzidas, isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e também facilidade de aprovação.
E ainda, existe a possibilidade de receber uma orientação de um agente financeiro sobre o uso do dinheiro, promovendo a saúde financeira do negócio, através da contratação do Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), disponível para os microempreendedores individuais (MEIs).
E agora, já está mais tranquilo ao conhecer os tipos de empréstimos disponíveis no mercado? Analise cada uma, dando atenção as suas condições e comparando-as para escolher a melhor opção para o seu objetivo.
Leave a Reply