
Há 14 anos fomentando o empreendedorismo no Rio de Janeiro, o programa Shell Iniciativa Jovem entregou, em cerimônia no Rio de Janeiro, o selo “Shell Iniciativa Jovem Empreendimento Sustentável” a quinze negócios que participaram da última edição do programa, realizado entre maio de 2013 e abril de 2014.
O selo foi conquistado por menos de 1% dos mais de 1.600 projetos inscritos para aquela edição do programa, após receberem aprovação em auditoria que investiga práticas éticas e empresariais. Outras oito empresas ainda estão aprimorando seus processos e podem ser seladas até o fim do ano.
A cerimônia contou com a participação de executivos da Shell e do CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, executor do programa – que observaram uma característica comum aos jovens empreendedores: “Além do foco dado à sustentabilidade, achei os projetos deste ano altamente inovadores. E essa é uma característica muito importante para o atual cenário de negócios, que é bastante dinâmico”, analisa o diretor de Assuntos Externos para América Latina da Shell, Fábio Caldas.
Os empreendimentos finalistas atuam em áreas como adaptação de recursos audiovisuais para pessoas com deficiência sensorial, moda, turismo histórico, indústria criativa, entre outros.
Promovido pela Shell em parceria com o CIEDS, o Shell Iniciativa Jovem identifica empreendedores de alto potencial e lhes oferece formação de alto nível, sendo o único projeto de formação de novos negócios 100% gratuito em atuação no Brasil. Ao final do programa, os empreendimentos passam por criteriosa auditoria, feita por entidades independentes que analisam itens como viabilidade, sustentabilidade e aspectos legais da empresa nascente.
Apenas os aprovados nesta análise recebem o selo “Shell Iniciativa Jovem Empreendimento Sustentável”, chancela que assegura práticas éticas e sustentáveis. Com o selo entregue, os empreendimentos passam a fazer parte da Rede Shell Iniciativa Jovem, formada por empresas que participaram do programa em outras edições e seguem cumprindo critérios de sustentabilidade e viabilidade comercial – entre outros avaliados em auditorias anuais.
Os executivos da Shell e do CIEDS destacaram a importância da Rede para os novos negócios: “Agora esses empreendedores estão em um espaço colaborativo, onde podem buscar e compartilhar conhecimentos uns com os outros. E a Shell e o CIEDS também fazem parte desta Rede”, declarou o presidente do CIEDS, Vandré Brilhante. Em 2013, as empresas da Rede faturaram R$ 8 milhões e geraram mais de 180 empregos.
Para mais informações sobre a Shell Brasil Petróleo:
Glauco Paiva
(21) 3984-7413
http://www.shell.com
Para mais informações sobre o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS):
Ana Paula Santana
(21) 3094-4555
http://www.cieds.org.br/
Também nessa Edição :
Perfil: Denise Barretto
Artigo: Os atuais desafios da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil
Notícia: O que deu na mídia (edição 178)
Leave a Reply