
Voluntários adotam canteiros de São Paulo
Comerciantes da cidade de São Paulo são convidados a se tornarem “padrinhos” de canteiros em ação especial promovida pela Marinho Despachantes
O bairro do Pari, na capital paulista, viveu um dia especial em prol do meio ambiente no mês passado. Durante todo o dia do sábado, 21 de junho, cerca de 50 voluntários percorreram a avenida Carlos de Campos com o intuito de levar informações sobre a importância da preservação ambiental aos comerciantes e moradores da região.
A ação faz parte do projeto “Mais Verde”, programa de responsabilidade ambiental da Marinho Despachantes, implantado em 2007, que somente no sábado verde promoveu o plantio de mais de mil mudas de plantas como Agavia, Pingo-de-ouro, Paulistinha, Perpétua, Epoeste e Palmeira Latânia, em dois canteiros da avenida. A organização também adotou canteiros, que formam uma área de 70 metros, e assumiu a responsabilidade de mantê-los em ordem daqui para frente.
O proprietário de um supermercado, Nicola Manuli Neto, foi um dos que aderiu ao projeto e garantiu que também adotará um canteiro. “A avenida está muito abandonada e o plantio de mudas é importante para embelezá-la. Acredito que essa atitude vai motivar outros empresários e eu vou fazer a minha parte”, disse.
“Achei essa iniciativa bem legal, pois a avenida ficará mais florida. Eu também vou cuidar de um canteiro, pois se cada um fizer sua parte, o ambiente onde vivemos irá melhorar”, afirmou a dona de uma loja de tintas da avenida, Ana Cristina Cataldo Ayoub.
Para a diretora de negócios da Marinho Despachantes, Elza Aguiar, o sucesso da ação só foi possível graças à colaboração de todos. “Temos uma equipe maravilhosa, que se preocupa com o meio ambiente. Provamos que unidos somos capazes de fazer muito e se somente em uma manhã conseguimos bons resultados, imagine o que poderemos fazer daqui para frente”, comemora.
Ainda segundo ela, apesar da ação ter sido tímida – apenas três comerciantes aderiram ao projeto – a idéia de disseminar a cultura de preservação do meio ambiente é de grande importância. “Mesmo com ações simples, conseguimos também passar isso para fora da empresa, atingindo a comunidade local. Tudo isso mostra que o programa tem futuro e poderá crescer muito mais”, avalia.
A empresa planeja firmar parcerias com outros empresários do bairro ainda neste ano, para estender o cuidado com o meio ambiente ao longo de toda a avenida. “Dessa forma, nossos colaboradores terão orgulho de olhar para a avenida preservada, com várias plantas, e saber que tiveram parte nesse processo que não é só paisagístico, mas que também envolve atitude, conscientização e preocupação com o meio ambiente”, completa.
Responsabilidade Social
O projeto Mais Verde teve início em 2007 com o incentivo à separação dos resíduos para a reciclagem dentro da organização. Depois da implantação da ação, o que antes era lixo começou a ser vendido e o dinheiro arrecadado, revertido para um fundo de incentivo ao programa de reciclagem. Com o primeiro montante, a empresa adquiriu 12 lixeiras identificadas para a coleta de vidro, papel e plástico, que foram espalhadas por toda a empresa. “Queremos disseminar essa cultura de separar os resíduos reaproveitáveis não só no local de trabalho, mas fazer com que os nossos colaboradores façam isso também em casa. É uma forma de ajudarmos nessa conscientização. Como empresa, temos que dar o exemplo”, diz Elza Aguiar.
A empresa tem ainda outros dois projetos na área de responsabilidade social em atividade. Um deles é o Ação, Solidariedade e Amor (ASA), em que os colaboradores são incentivados a atuarem como voluntários em asilos, creches e outras entidades. Por meio do projeto, a instituição promoveu pintura de asilos, entregas de cestas básicas, arrecadações de agasalhos e ações recreativas.
Há três anos, a organização também desenvolve o Educa Doc, que já beneficiou 600 pessoas com curso gratuito de auxiliar de despachantes. “Identificamos que não existia no mercado treinamentos específicos na área de despachantes e por isso tínhamos uma grande dificuldade em contratar pessoas qualificadas e com conhecimentos no setor. Assim decidimos treinar nossos próprios colaboradores. Porém, esses treinamentos foram crescendo e tomaram uma proporção muito maior. Hoje o curso também é oferecido para o público externo”, finaliza.
Marinho Despachantes – Tel.: (15) 3212-4004
Também nessa Edição :
Perfil: Elhinis Papacosta Castilho
Entrevista: Heloísa Coelho
Artigo: Reflexão sobre o papel do setor financeiro no incentivo à adoção de condutas responsáveis por parte da iniciativa privada
Notícia: Iniciativa promove troca de experiências entre jovens rurais de todo o país
Notícia: Mercado socialmente responsável
Notícia: O que deu na mídia (edição 57)
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2008)
Leave a Reply