Livro resgata história de projeto realizado no leste paulista e busca incentivar novas práticas inovadoras
A Fundação Tide Setubal lançou na última sexta-feira (13), uma publicação que tem como escopo mostrar os resultados de um projeto de comunicação comunitária realizado há cinco anos na zona leste paulista. O objetivo do livro “Educomunicação em Movimento” é replicar a boa prática.
“Ao longo das páginas, transmitimos nossa metodologia, esperando que nossa experiência se enriqueça e se multiplique nas ações daqueles que têm a comunicação como matéria-prima”, resume Maria Alice Setubal, presidente do conselho da fundação, que desde 2005 trabalha para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região de São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP).
A publicação registra a história do Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) e traz manuais para multiplicação das experiências do projeto, com o passo a passo da produção de rádio e TV de rua, blog e jornal comunitário.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a comunidade e com escolas da região. Participam crianças, jovens e adultos. Espera-se estimular a criação e a organização de novos núcleos e veículos de comunicação.
“Trabalhamos para a uma conectividade entre escolas e outros locais do bairro, incentivando a configuração de espaços de participação e diálogo, nos quais diferentes atores do território podem refletir e estabelecer caminhos e metas para o desenvolvimento local”, destaca o coordenador do NCC, José Luiz Adeve.
Entre as ações realizadas no escopo do núcleo, vale citar o Rede Jovem Comunica, que leva ações de letramento, educomunicação e linguagens artísticas para escolas públicas de ensino fundamental II e médio. A iniciativa, que envolve os professores e gestores, faz com que os estudantes produzam programas de rádio e TV, escreveram para blogs e para o jornal impresso “A Voz do Lapenna”, distribuído gratuitamente em São Miguel.
De acordo com os coordenadores, já é possível registrar resultados expressivos, que vão desde o aprimoramento da leitura, da escrita, da expressão das ideias, além de ampliação da percepção sobre o território e sua visão de mundo. “Em todas as nossas ações, aplicamos uma metodologia voltada à compreensão das possibilidades de transformação social que a arte e a comunicação combinadas estabelecem”, completa Adeve.
Fundação Tide Setubal – Telefone: (11) 3168-3655
Também nessa Edição :
Perfil: Antônio José Rabello Ferreira
Entrevista: Mirjam Schoening
Artigo: Água, terra, sol e ares verdes
Notícia: Prêmio reconhecerá boas práticas de responsabilidade social empresarial
Notícia: Programa investe na autonomia de pessoas com síndrome de Down no DF
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2012)
Leave a Reply