• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Programa investe na autonomia de pessoas com síndrome de Down no DF

Programa investe na autonomia de pessoas com síndrome de Down no DF

September 14, 2020 by admin Leave a Comment

Ações realizadas englobam atividades lúdicas realizadas em parques e zoológico

Ações realizadas englobam atividades lúdicas realizadas em parques e zoológico

Iniciativa registra quase 4 mil atendimentos mensais que incluem desde oficinas de aprendizagem a serviços médicos

O Instituto Ápice em Saúde (IAS), uma associação sem fins lucrativos criada em 2005 no Distrito Federal, tem buscado elevar e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. O trabalho é diverso e inclui serviços de assistência social, cultural, educacional e científica. Entre os projetos em curso, destaque para o Ápice Down, que registra mais de 3,8 mil atendimentos mensais.

“Somos uma legião de voluntários e muitos profissionais que dedicam seu talento e tempo em prol desse projeto”, destaca Andrea Quadros, relações públicas da instituição. Somente pelo Ápice Down são atendidas 120 pessoas por mês, entre crianças e adolescentes, numa média de oito atendimentos por pessoa.

O trabalho ofertado para esses cidadãos está pautado no binômio: saúde e educação. Iniciadas em março do ano passado as atividades para as pessoas com síndrome de Down englobam, por exemplo, fisioterapia, oficinas de aprendizagem especial, espaço de convivência para familiares e rede colaborativa de inclusão profissional, com a formação de um banco de talentos. Vale destacar, ainda, os serviços de pediatria, clínica médica, psicologia, pedagogia e psicopedagogia.

“Nesse projeto específico os problemas prioritários são de ordem sensório-motores e intelectuais. Temos a oportunidade com uma equipe interdisciplinar de estimular essas crianças e adolescentes a adquirem funcionalidade e autonomia”, explica Quadros. Ainda de acordo com ela, a entidade trabalha com a educação continuada e permanente “para que além de sensibilizar, mobilizar e capacitar, possamos ter como resultado a prevenção, podendo evitar vários distúrbios”.

Instalada em Águas Claras, a instituição está orientada para desenvolver iniciativas de prestação de serviços comunitários. Somados todos os atendimentos, o número pula para 2,5 mil pacientes, provenientes de diversas áreas do Distrito Federal. Segundo Quadros, os bons números é resultado de uma “combinação única de teoria e prática, tendo como principais desfechos a funcionalidade humana, a autonomia e o empoderamento da pessoa com deficiência”.

O trabalho objetiva, ainda, difundir conhecimentos sobre a promoção de saúde e prevenção de doenças. Nesse sentido são realizadas reuniões científicas e conferências, com a proposta de estimular o intercâmbio de profissionais de diversas áreas. As ações são realizadas hoje por 20 colaboradores, mas segundo Quadros, o número de apoiadores é significativo, o que possibilita a arrecadação de recursos para a manutenção das atividades.

Exemplo é o Instituto de Educação Espírita de Brasília (IEE) que cede o espaço para instalação da clínica, que funciona em tempo integral, e das salas de aula. Em contrapartida, o IAS, por meio do Centro de Reabilitação Julia Quadros (que atende a todas as patologias neurológicas e pessoas de todas as idades), oferece assistência integral aos alunos do IEE que apresentem algum tipo de deficiência.

Algumas sociedades médicas como a de Pediatria e a de Cirurgia também apoiam o instituto por meio de patrocínios e sessão de uso de salas e auditórios para eventos como jornadas e seminários promovidos pelo Ápice. Os fins lucrativos desses eventos são cedidos integralmente ao instituto.

“Temos também o apoio do projeto Especialista Solidário da Saúde, que são profissionais de várias especialidades que doam em suas clinicas consultas e procedimentos médicos”, completa Quadros.

Entretanto, ela lembra que para esse ano a meta é aumentar os atendimentos e contar com profissionais exclusivos do Ápice e em período integral para atendimentos das 08h às 18h diariamente, inclusive aos sábados. Para tanto, a instituição necessita de parceiros que assumam o instituto como responsabilidade social.


Instituto Ápice em Saúde – Telefones: (61) 9112-0971 e 9111-5717

Também nessa Edição :
Perfil: Antônio José Rabello Ferreira
Entrevista: Mirjam Schoening
Artigo: Água, terra, sol e ares verdes
Notícia: Prêmio reconhecerá boas práticas de responsabilidade social empresarial
Notícia: Replicação de boas ideias
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2012)

Filed Under: Noticias Tagged With: responsabilidade social

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service