
Jovens assistidos pelo projeto Viravida e presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneghelli, participam do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no Rio de Janeiro
Jovens superam exploração sexual e ganham espaço no mercado de trabalho
Já tiveram início os seminários para implantar o projeto “ViraVida” no Distrito Federal. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), que oferta a jovens e adolescentes, de 16 a 21 anos em condições de risco e exploração sexual, cursos técnicos profissionalizantes com duração de seis a nove meses.
Somente na Zona Norte do Recife, Pernambuco, o projeto já beneficiou 98 jovens. Em novembro, eles receberam os certificados do primeiro curso de qualificação profissional, depois de dez meses de aula. “Já empregamos mais de 40% dos jovens dessa turma e temos vagas garantidas para todos os alunos graças ao apoio das empresas”, destaca o presidente do Sesi, Jair Meneghelli.
Ex-usuário de drogas, João (nome fictício) faz parte das estatísticas. Funcionário da Caixa Econômica Federal no Recife, ele presta auxílio no serviço de auto-atendimento do banco e está em treinamento para ser corretor imobiliário. Antes do projeto, ele não acreditava que teria espaço no mercado de trabalho. “Minha vida era a rua, jogar bola e usar drogas. No projeto percebi minhas habilidades e as expectativas foram melhorando”, explicou.
Além de Recife, as capitais Belém no Pará, Fortaleza no Ceará e Natal no Rio Grande do Norte conduzem a experiência. Os cursos foram desenvolvidos de acordo com as demandas das regiões e, além das aulas, os participantes recebem auxílio psicológico e uma ajuda de custo de R$ 500 mensais como forma de incentivo. Até agora o projeto registrou 85% dos alunos empregados. “Além do DF, também iniciamos seminários para implantar o projeto em Salvador, Teresina e Parnaíba no Piauí e Campina Grande na Paraíba”, completa Meneghelli.
Lançado em 2008, o ‘ViraVida’ é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Conta também com o apoio do Ministério do Trabalho, da Caixa Econômica Federal e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Sesi – Tel.: (61) 3317-9578
Também nessa Edição :
Perfil: Aderbal de Godoy
Entrevista: Leoberto Brancher
Artigo: Responsabilidade social e investimento social privado: entre o discurso e a evidenciação
Notícia: O que deu na mídia (edição 86)
Notícia: Novo jeito de fazer negócios
Notícia: Tarifa social
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2009)
Deixe um comentário