
PepsiCo e a YABT lançam concurso com o intuito de envolver jovens na discussão global sobre recursos hídricos
PepsiCo, uma das maiores companhias de alimentos e bebidas do mundo com faturamento da ordem de US$ 43 bilhões, premiará soluções inovadoras e sustentáveis para redução e melhor aproveitamento do consumo de água. O “Eco Challenge”, como foi batizado o concurso, conta com a parceria da Young Americas Business Trust e apoiará duas equipes da América Latina com U$ 5 mil para cada. As opções vencedoras também terão suas criações desenvolvidas e disponibilizadas na internet de forma gratuita.
Podem concorrer equipes de 3 a 10 pessoas entre 13 e 36 anos. Segundo a empresa, mais do que o prêmio, o objetivo do concurso é discutir a importância da conservação desse bem natural com reservas finitas, aproximando as novas gerações dessa discussão. As inscrições podem ser feitas no site http://www.pepsi.com.br, até o dia 1º. de março deste ano.
São duas modalidades de participação. Na primeira, os candidatos terão que criar uma mecânica para um videogame educativo sobre a conservação da água. Já na segunda, o desafio é elaborar um projeto inovador e economicamente viável de fornecimento de água limpa para comunidades carentes de recursos hídricos e/ou de água potável.
As propostas serão selecionadas por um júri formado por profissionais de diversas áreas e empresas. A premiação das duas melhores ideias será nos dias 03 e 04 de junho, em Lima, no Peru. Essa é a quarta edição do concurso que já reuniu mais de 8 mil participantes de 64 países.
Premiação nacional
A Agência Nacional de Águas (ANA) também está com concurso aberto para premiar ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício dos recursos hídricos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de maio de 2010. Em sua terceira edição, a premiação reconhecerá iniciativas nas categorias governo; empresas; organizações não-governamentais; pesquisa e inovação tecnológica; organismos de bacia; ensino e imprensa.
As ideias serão avaliadas por comissão julgadora composta por membros externos à ANA e com experiência na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração aspectos como efetividade; potencial de difusão/replicação; originalidade e impactos social, cultural e ambiental.
O júri selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras de cada uma das sete categorias serão conhecidas no dia 1º de dezembro de 2010. Os vencedores receberão o “Troféu Prêmio ANA”, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mário Seguso.
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA avaliou 284 trabalhos divididos em três temas – “Gestão de Recursos Hídricos”, “Uso Racional de Recursos Hídricos” e “Água para a Vida”. Já na segunda edição, promovida em 2008, o tema foi “Conservação e Uso Racional da Água”. Participaram 272 iniciativas nas categorias governo, empresas, organizações não-governamentais, organismos de bacia, imprensa e academia.
PepsiCo – Tel.: (11) 3323-1523/ 1594; Agência Nacional de Águas – Tel.: (61) 2109-5412 – E-mail: premioana@ana.gov.br
Também nessa Edição :
Perfil: Marcelo Rocha (2010/02)
Entrevista: Paul Simpson
Artigo: GoodGuide, uma revolução no consumo consciente
Notícia: O que deu na mídia (edição 90)
Notícia: Desenvolvimento local (2010/02)
Notícia: Regulamentação verde
Oferta de Trabalho: Procura-se (02/2010)
Leave a Reply