
O Ético, o ET legal vem do planeta Éthikos e ao chegar na Terra conhece uma garotada que enfrenta discussões sobre o que se deve e o que não se deve fazer, na escola e fora dela. Ético, o ET legal, vai dando toques para a meninada de como é no seu planeta e ele sempre se surpreende ao notar tanta confusão nas relações humanas em nosso planeta. É um personagem maneiro, sem as chatices de quem é o dono da verdade, mas com a alegria e solidariedade dos verdadeiros amigos. Assim, vai passando noções de ética, cidadania e de responsabilidade social e ambiental aos meninos e meninas.
O Ético será o personagem principal de um Livro de História em Quadrinhos criada para crianças da 1ª a 4ª – 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, complementando assim o Projeto RSC na Escola. Em muitos dos tópicos citados nessa história acima, são indicados sites interessantes para que os estudantes acessem, naveguem e conheçam o trabalho exemplar em desenvolvimento por órgãos governamentais, empresas e ONGs. “Todos os nossos livros já foram registrados na Fundação Bibilioteca Nacional e isto é motivo de orgulho e satisfação para nós”, explica Douglas Linares Flinto, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios.
A idéia central desse projeto é que os livros e a História em Quadrinhos sejam introduzidos nas escolas públicas e particulares com professores e alunos se utilizando dos temas relevantes apresentados para que aprendam juntos através de discussões, estudos e realização de consultas e trabalhos escolares. “O Projeto RSC na Escola tem por objetivo ser o Índice Interdisciplinar no contexto escolar e contribuir com a formação de adultos-cidadãos”, explica Bira Dantas, criador do personagem.
O projeto já foi aprovado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e está sendo introduzido nas unidades escolares do estado. O objetivo é que o Ético esteja, em breve, em todo o Brasil. “E isto é nossa maior motivação, pois pedagogos que conhecem nossas escolas deram seu aval ao Projeto RSC na Escola”, comemora Douglas que também tem negociado a ida do Ético para outros países, como Peru, Espanha e Bolívia.
O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, com sede em Campinas, foi fundado em meados de 2003 e qualificado como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça, não tendo fins lucrativos e com o objetivo principal de fomentar no meio empresarial e, especialmente no contexto escolar, os Valores Sustentáveis da Responsabilidade Social.
Possui cinco projetos fundamentais, focados nas áreas: Corporativa (Projeto RSC Brasil), Executiva (Curso para executivos e empresários), Acadêmica (Projeto RSC na Faculdade), Política (RSP – Responsabilidade Social Pública) e Estudantil. “Esta última é nossa prioridade, em razão dos estudantes de hoje serem os funcionários, dirigentes e proprietários das empresas de amanhã. E são eles que vão mudar o mundo”, reitera o diretor.
Site: www.eticanosnegocios.org.br/etico
Também nessa Edição :
Perfil: Augusto Boal
Entrevista: Lélio Fellows
Artigo: A “cruzada” de patrocinadores e empreendedores sociais
Notícia: O que deu na mídia (edição 29)
Notícia: Selo Escola Solidária 2005
Notícia: Investindo no social
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2005)
Leave a Reply