• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Empresários mirins

Empresários mirins

December 24, 2020 by admin Leave a Comment

Adolescentes produzem camisetas em projeto de empreendedorismo juvenil

Adolescentes produzem camisetas em projeto de empreendedorismo juvenil

Projeto leva lições de negócios a jovens de menor renda de São Paulo

Adolescentes carentes da região do Jardim São Luís, zona Sul da capital paulista, estão envolvidos num projeto social, que entre os benefícios diretos está a oportunidade de entrar no mercado de trabalho de forma competitiva. Eles participam do ‘Miniempresa’, um programa de educação prática em economia e negócios, desenvolvido pela Junior Achievement, entidade criada nos Estados Unidos e que atua no Brasil com o nome de Empresários para o Futuro.

A ação é resultado de parceria entre a Alcoa, líder mundial na produção e transformação do alumínio, e a Associação dos Moradores do Jardim Santa Cecília, entidade sem fins lucrativos que trabalha com crianças e adolescentes carentes. Com duração de 15 semanas e jornada de 60 horas, o programa é ministrado por profissionais voluntários de diferentes áreas da empresa de alumínio – Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos – e atende hoje cerca de 15 pessoas.

Os profissionais da Alcoa têm a missão de orientar os jovens na gestão de uma empresa, desde sua fundação até o balanço operacional. Os adolescentes participam da criação do nome da empresa e da escolha do produto – fabricado e comercializado por eles. E tudo é realizado de maneira extremamente profissional, com elaboração de plano de negócios, fluxo de caixa, orçamento e campanha de marketing.

“Eles recebem algumas dicas importantes e noções do dia-a-dia de uma empresa. Lidam com questões reais do mundo empresarial, como despesas salariais, pagamento de tributos e outras variáveis existentes em uma companhia”, conta Cassiano Barreiros, analista de Relações Institucionais da Alcoa.

Os alunos escolhem, na maior parte dos casos, produtos com baixo custo de produção e boa lucratividade. No programa deste ano, por exemplo, eles decidiram produzir camisetas estampadas. Em outras ocasiões foram comercializados chaveiros, velas artesanais, blocos de papel, mosaicos, bijuterias, entre outros. “Boa parte desses jovens ainda não teve qualquer tipo de oportunidade profissional. Chegam aqui à procura de orientações e dicas que possam contribuir para seu futuro. Após o programa, há mudanças de atitude e comportamento. Faz diferença na vida deles”, conta Monica Espadaro, analista de projetos comunitários da Alcoa.

Luiz Carlos dos Santos Filho, de 24 anos, foi um dos primeiros participantes do Miniempresa. A aplicação e dedicação do ex-aluno foram tão marcantes que foi convidado, há três anos, para prestar consultoria a uma turma do projeto. “A experiência foi tão bacana que a empresa estudantil criada naquele ano (2006) permaneceu ativa por alguns meses após o fim do curso. Tenho orgulho por ter colaborado com esse trabalho e com o resultado conquistado”, conta.

Mas a incursão de Luiz Carlos no universo do empreendedorismo não parou por aí. Decidiu investir na carreira e seguir adiante nesse sentido. Cursa Comunicação Social e repassa seus conhecimentos a jovens empreendedores. Há um ano orienta cerca de 70 integrantes de um projeto de panificação. Tem o desafio de mostrar a eles como obter uma vaga no mercado de trabalho, técnicas de entrevista e dicas para administrar um negócio nessa área.

As aulas são realizadas na Associação Rainha da Paz, instituição de integração social, localizada no Jardim Fim de Semana, bairro carente da zona Sul da capital paulista. “Tento ensinar o que aprendi lá atrás. Sei que há um enorme potencial de empreendedores por aqui e não poderia deixar de contribuir de alguma forma”, conclui.

A história de Luiz Carlos é um exemplo de sucesso sempre comentado em novas turmas do programa. Quem pretende trilhar os mesmos passos é Judson Júnior, 17, aluno da edição deste ano. “Estou gostando bastante das aulas. Este curso mostra como deve ser feito um verdadeiro trabalho em equipe e nos dá noções reais de todas as áreas de uma companhia. Esse aprendizado orienta e pode indicar uma área com a qual tenhamos afinidade para uma futura especialização”, relata o estudante.

Atualmente, o trabalho da Junior Achievement estende-se a mais de 120 países. No Brasil, atua nos 27 Estados, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Os projetos da associação já beneficiaram mais de 1,6 milhão de crianças e jovens brasileiros.


Alcoa e Junior Achievement– Tel: (11) 3817-7933 

Também nessa Edição :
Perfil: Márcia Romañach
Entrevista: Juliana Andrigueto
Artigo: Diesel, de novo. Na contramão da história
Notícia: O que deu na mídia (edição 84)
Notícia: Eficiência energética
Notícia: Arte sustentável
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2009)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service