
Rafael Michelli e Priscila Fantin no lançamento do Web TV Canal Verde
ONG lança canal eletrônico com programas voltados para a responsabilidade socioambiental
Discussões sobre desenvolvimento sustentável e preservação do meio ganharam um espaço especial na internet. Trata-se da “Web TV Canal Verde”, um centro de produção e veiculação de programas, com reportagens especiais, entrevistas e notícias diversas, tendo como eixo condutor a educação ambiental.
Disponível no endereço http://www.canalverde.tv.br, a ferramenta é uma iniciativa da Organização para Educação e Extensão de Cidadania (ECO), entidade do terceiro setor com sede em Minas Gerais. O conteúdo do portal é diversificado e trata, principalmente, sobre reciclagem, tecnologia sustentável, biodiversidade, ações (projetos socioambientais), educação ambiental para crianças e responsabilidade social nas empresas.
“É um projeto ambicioso e se fundamenta nos ideais de justiça, sustentabilidade e igualdade social”, destaca o diretor do portal, Rafael Michelli. Segundo ele, a escolha pelo meio eletrônico não foi por acaso, mas já há planos para disponibilizar o conteúdo também em TV’s educativas e por assinatura. “A internet é uma ferramenta de divulgação e garantirá a perenidade e maior capilaridade das informações veiculadas, até porque pesquisas demonstram que até 2010 serão 50 milhões de pessoas com Web TV”, aposta.
Entre os programas, destaque para o “Priscila no País das Maravilhas”, que será apresentado pela atriz Priscila Fantin, parceira voluntária do projeto. “Quis participar do Canal Verde porque acredito que pequenas ações transformam o todo”, explica. Ela visitará reservas naturais do Brasil e projetos engajados na preservação do planeta. A iniciativa conta, ainda, com a parceria do Parque Ecológico Vale Verde, do Projeto Tzedaka, do Instituto Reciclar T-3 e do Grupo ITE, responsável pela manutenção do portal.
Segundo o diretor, os assuntos ligados ao meio ambiente estão ganhando um espaço cada vez maior na mídia e esse interesse pode gerar bons frutos. “Precisamos aproveitar esse momento para trabalhar muito junto ao público a mudança de atitudes que possam mudar essa realidade. Muitos continuam pensando que o meio ambiente é uma fonte inesgotável de recursos naturais que brotam da terra todo o dia. Nas palavras de uma autoridade em meio ambiente já estamos no ‘cheque especial’, já consumimos 20% a mais do recurso natural existente”, avalia.
O lançamento oficial do canal ocorreu no dia 23 de setembro, no Vale Verde Parque Ecológico, em Minas Gerais, e contou a participação de Priscila Fantin, que plantou uma muda de Pau Brasil, representando a “árvore fundamental” do portal. Para a produção do conteúdo, o site conta uma equipe multidisciplinar composta por consultores ambientais, jornalistas, designs gráficos, web designs, entre outros.
Web TV Canal Verde – Telefone: (31) 3075-9692
Também nessa Edição :
Perfil: Marísia Donatelli
Entrevista: Jorge Alexandre Cruz
Artigo: O discurso da sustentabilidade
Notícia: O que deu na mídia (edição 63)
Notícia: Aprendizado em casa
Notícia: ONG carioca lança programa de incentivo à leitura
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2008)
Leave a Reply