
Diretor da Bioma, Fernando Ferreira, destaca que a prioridade da instituição é democratizar as informações
Trabalho envolve atividades de educação ambiental e turismo ecológico, com a realização de inventários, estudos de impactos ambientais, entre outros
A Bioma, empresa instalada no Distrito Federal, tem levado soluções sustentáveis para diversos pontos do país. A atuação já soma mais de duas décadas e envolve, por exemplo, capacitação e consultorias, na realização de trabalhos de relevância em todo o Brasil e no exterior, com destaque para educação ambiental e turismo sustentável, com trabalhos diferenciados para órgãos públicos e privados, e organizações não-governamentais.
Segundo a instituição, os projetos desenvolvidos utilizam metodologias de planejamento participativo, com a aplicação de pesquisas primárias e secundárias. O portfólio inclui cursos, palestras, seminários e oficinas de planejamento estratégico, com destaque para a elaboração de materiais didáticos, inventários de fauna e flora, projetos para o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis, estudos de impactos ambientais, entre outros.
“Nossos projetos valorizam e buscam interfaces com as instâncias de governança e muitas vezes, quando essas não funcionam ou não existem, propõe maneiras de efetivá-las ou criá-las”, destaca o diretor da instituição, Luiz Fernando Ferreira. Outra preocupação da empresa é democratizar as informações produzidas e para tanto, reformulou o site institucional, que permite o download de todo material.
“A Bioma lança o portal que será referência para o desenvolvimento do turismo sustentável”, acredita Fernando Ferreira. De acordo com ele, a proposta é não só divulgar as atividades realizadas, bem como apresentar todo tipo de notícias relacionadas e disponibilizar trabalhos, publicações de diversos autores.
Ao longo das duas décadas a instituição já realizou cerca de 70 trabalhos, entre capacitação, eventos e consultoria. Vale destacar a montagem e realização de cursos em turismo e meio ambiente para formação inicial e continuada, capacitação profissional e a produção e comercialização de publicações técnico-científicas.
No Distrito Federal, por exemplo, a Bioma foi responsável pela implantação do curso de especialização em Planejamento e Gestão em Ecoturismo e Turismo Rural, realizado pela Universidade Católica de Brasília (UCB), entre 2005 e 2006. Realizou, ainda, oficinas de capacitação em ecoturismo, em parceria com a Conservation International.
Destaque também para a participação no projeto de capacitação em ecoturismo em Manaus, dentro do grupo técnico de coordenação para a Amazônia Legal. Vale citar, ainda, a realização do seminário de capacitação em ecoturismo, que abrangeu os Estado de Amazonas, pelo Brasil, e Bolivar, pela Venezuela. O objetivo foi oferecer subsídios para a criação de um documento para a definição de diretrizes para uma política de ecoturismo para a Venezuela e o levantamento de possibilidades de integração entre os dois países.
Bioma – Telefone: (61) 3366-3222
Também nessa Edição :
Perfil: Cláudio Stucchi
Entrevista: Adriana Gribel
Artigo: “Por que a gente é assim?”
Notícia: Intercâmbio social (2011/07)
Notícia: Brasil precisa de marco regulatório para economia verde, defende Embrapa
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2011)
Leave a Reply