
UnB assina acordo com líder britânico em ciência da construção, que também traz ao País maior selo de sustentabilidade do mundo
A Universidade de Brasília (UnB) assinou acordo de cooperação com o Building Research Establishment (BRE), centro de pesquisa para construções sustentáveis do Reino Unido. O convênio visa instalar na universidade brasileira o primeiro Centro de Excelência BRE com foco em Comunidades Integradas Sustentáveis fora da Inglaterra. O BRE possui, atualmente, cinco centros de pesquisas em universidades inglesas.
A unidade de pesquisa será coordenada pelo Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis), vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), ao Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e à Faculdade UnB Gama, e terá a professora Raquel Naves Blumenschein como diretora local.
Segundo ela, a iniciativa trará diversos benefícios para o aprendizado e para a prática das tecnologias atuais. “Precisamos de modelos como esse para acelerar a mudança de paradigmas. Esse é um modelo de inovação, que acelera o desenvolvimento, a absorção e difusão de novas tecnologias”, destacou.
O retorno esperado dessa parceria é o aperfeiçoamento dos setores de produção. “Essa inovação vai chegar ao processo produtivo e ganhar eficiência, ou seja, teremos construções que serão mais rápidas, de baixo custo, mas que vão manter a qualidade,” apontou o diretor do campus Gama, Alessandro Oliveira.
O primeiro empreendimento do novo centro da Universidade de Brasília é o Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac), que será localizado na unidade da UnB no Gama, cidade localizada a 40 km de Brasília (DF). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) já sinalizou que vai destinar R$ 8 milhões para a construção, prevista para começar em 2014. A iniciativa também conta com parceria da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Para o representante internacional da BRE, Orivaldo Barros, o projeto beneficia todas as partes envolvidas. “É uma avenida de duas mãos. Nós estamos dividindo os nossos conhecimentos e experiências e aprendendo com as técnicas e a criatividade dos pesquisadores da UnB. É uma troca”, afirmou.
Selo para construções sustentáveis
O Grupo BRE, líder britânico em ciência da construção também abriu uma unidade de negócios em São Paulo, para oferecer ao mercado brasileiro uma gama de produtos, ferramentas e normas de design e construções sustentáveis. O escritório local foi inaugurado pelo CEO da empresa, Dr. Peter Bonfield, que assinou um acordo de parceria com a Sustainable Hub, consultoria nacional de sustentabilidade nos negócios.
O grupo desenvolveu a norma Breeam, método mais utilizado no mundo para avaliação e certificação da sustentabilidade de construções. “A missão do BRE é conduzir mudanças positivas em todo o ambiente construído, através das pesquisas que realiza e das ferramentas e normas que desenvolve. Estamos ansiosos por trabalhar em conjunto com os novos parceiros brasileiros em São Paulo e Brasília e para entregar os melhores resultados para o País em um momento tão importante de crescimento e desenvolvimento em seu ambiente construído”, disse Peter Bonfield.
A unidade brasileira oferecerá serviços de consultoria, certificação e treinamento. Na área de consultoria, desenvolverá estratégias de sustentabilidade empresarial para grandes corporações no varejo, bancos e outros setores privados.
Também contará com equipe capacitada para avaliar e certificar empresas de acordo com a norma internacional de sustentabilidade Breeam, utilizada em mais de 50 países. São as certificações Breeam International New Construction 2013, BREEAM In-Use, para construções existentes, e Breeam Comunidades.
(Responsabilidade Social com informações do CicloVivo e da UnB)
Universidade de Brasília – Site: www.unb.br
Também nessa Edição :
Entrevista: Ilan Ryfer (2013/08)
Entrevista: Léo Valença (2013/08)
Notícia: Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android
Notícia: Empreendimentos de catadores de materiais recicláveis recebe aporte de R$ 200 milhões
Oferta de Trabalho: Procura-se (08/2013)
Leave a Reply