
Edifício sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília
Caixa Econômica Federal anuncia quais foram as 10 melhores práticas eleitas para recebimento do prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2003, entre elas a ONG “Sem Dimensão” do Distrito Federal.
Estiveram presentes na entrega do prêmio os Ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes, e o Ministro das Cidades, Olívio Dutra, além do presidente da CEF, Jorge Mattoso, e outros 400 convidados entre autoridades, avaliadores externos e representantes de universidades e de entidades ligadas à agenda social. O Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local é um incentivo às experiências concluídas ou em andamento nos últimos três anos, voltadas para o desenvolvimento urbano, inclusão social, gestão local e outros temas relacionados aos programas em que a CEF atua. O programa tem como objetivos difundir as melhores práticas em gestão local e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável da população.
Em 2003, foram 259 as práticas inscritas e a seleção ocorreu em quatro etapas. Na primeira, foram selecionadas 100 práticas, por cinco Comitês de Avaliação Regional, que se reuniram em Belém, Salvador, Campo Grande, São Paulo e Curitiba. Esses Comitês foram compostos por técnicos da CEF e por profissionais convidados de organizações não-governamentais, empresas especializadas em Gestão Local/Social, universidades e entidades de classe.
Na segunda etapa, acontecida em Brasília, o Comitê Interno de Avaliação Nacional selecionou 24 projetos que para serem submetidos ao Júri Externo. Dessas 24 práticas, saíram as 10 selecionadas pelo júri externo. Os projetos inscritos abrangeram todas as 21 categorias temáticas do Programa, sendo que a maior representatividade ocorreu nas seguintes categorias: a) Erradicação da Pobreza (15,1%); b) Gestão Ambiental (14,4%); c) Habitação (13,6%); e d) Serviço Social (9,2%).
As práticas premiadas foram:
- PINTADAS VIVA – Pintadas/BA – Projeto Saneamento, Educação Ambiental e Cidadania;
- RUMO FORTE – Feira de Santana/BA – Projeto Rumo Forte – Educando Através do Esporte;
- PINGO D´ÁGUA – Quixeramobim/CE – Oásis no Semi-árido;
- 100 DIMENSÃO – Brasília/DF – Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos com Geração de Renda, Mobilização Comunitária, Inclusão Social e Educação Ambiental;
- PRO VENDA NOVA – Venda Nova/ES – Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida;
- FORA DE RISCO – Goiânia/GO – Programa de Erradicação das Situações de Risco;
- PROJETO CAJURU – Sacramento/MG – Projeto Social Habitacional;
- CEIVAP – Resende/RJ – Gestão Integrada de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul;
- HABITA RURAL – Sarandi/RS – Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH e;
- CIRSURES – Urussanga/SC – Gestão Integrada e Participativa de Resíduos Sólidos.
Site: www.caixa.gov.br
Também nessa Edição :
Perfil: Leonardo Boff
Entrevista: Ricardo Barros
Artigo: Responsabilidade social: menos marketing e mais ações
Notícia: O que deu na mídia (Edição 17)
Notícia: Bovespa lança “ações sociais”
Notícia: Velho Chico sob ameaça
Deixe um comentário