
Um blog lançado em 2009 é responsável pela publicação de mais de 500 boas notícias. E vale destacar que o adjetivo “boa” não designa apenas a qualidade do texto, como também o conteúdo. Trata-se do “365 Dias que Acalmaram o Mundo”, projeto da jornalista e roteirista carioca, Julia Lordello.
O portal, disponível no endereço http://www.365diasqueacalmaramomundo.zip.net, já recebeu mais de 40 mil acessos e, além de divulgar boas práticas, tem influenciado cidadãos a adotarem uma postura socioambiental responsável. “Já recebi muitos e-mails de pessoas que passaram a reciclar o lixo, fazer trabalhos voluntários e ajudar ONGs porque leram alguma notícia ou texto que os motivou no blog. E isso é maravilhoso”, comemora Julia, de 27 anos.
Em entrevista exclusiva para o Responsabilidade Social.com, ela fala sobre o projeto, qual sua proposta e as metas para os próximos anos. Nos planos está transformar a iniciativa em livros e num programa para TV fechada. Confira:
1) Responsabilidade Social – Como surgiu a ideia da criação do blog e qual foi a principal motivação?
Julia Lordello – A idéia surgiu de uma vontade de descobrir e espalhar boas notícias pelo mundo. Em geral, os jornais só mostram notícias ruins ou de entretenimento. E isso acaba fazendo a gente esquecer que, apesar de estarmos vivendo tempos difíceis, existem muitas coisas boas acontecendo. As pessoas precisam ler boas notícias. Elas nos lembram que ainda é possível construir um mundo melhor.
2) Responsabilidade Social – Qual a proposta do blog?
Julia Lordello – O 365 Dias que Acalmaram o Mundo é um blog só de notícias boas. Todos os dias pesquiso matérias em jornais e veículos de comunicação do mundo inteiro, como o New York Times, Folha, Revista Vida Simples, e escolho uma única. Depois, pesquiso essa notícia em outras fontes, junto todos os conteúdos e escrevo uma nova matéria.
Além disso, durante todo o ano, convido pessoas públicas para dar sugestões para um mundo melhor e outras pessoas que são envolvidas com ONGs para dar entrevistas. O 365 Dias é muito mais que um simples blog. É um projeto para conscientizar e informar as pessoas.
3) RS – Quando o blog foi criado e quais a metas para os próximos anos?
JL – O 365 Dias que Acalmaram o Mundo nasceu no primeiro dia de 2009. Ele foi criado com uma proposta de, pelo menos, três anos de trabalho. Nossa ideia era criar o blog no 1º ano (2009) para as pessoas conhecerem o projeto. No 2º (2010), a proposta é continuar com o blog e criar um livro no final do ano com todas as notícias boas, entrevistas e sugestões. E no 3º ano (2011), queremos continuar com o blog, publicar um segundo livro e ter um programa de televisão para TV fechada. Já estamos contatando editoras e produtoras para viabilizar os livros e o programa.
4) RS – Você têm uma estimativa de quantas pessoas acompanham hoje as notícias publicadas no espaço?
JL – O blog ainda está crescendo. Até hoje foram mais de 40 mil visitas. O mais bacana é ver que todo mundo que conhece o projeto se apaixona. Muitos dizem que o 365 Dias é agora o seu jornal diário. Já recebi muitos e-mails de pessoas que passaram a reciclar o lixo, fazer trabalhos voluntários e ajudar ONGs porque leram alguma notícia ou texto que os motivou no blog. E isso é maravilhoso.
5) RS – Como a atuação nesse trabalho mudou sua vida?
JL – Todos os dias leio notícias boas. Isso é transformador. Pode acreditar. Hoje, tenho muito mais atitudes sustentáveis e sou um ser humano muito melhor. Passei a olhar o lado cheio do copo. Sempre vão existir coisas boas e coisas ruins. Olhar para as coisas boas não é uma questão de otimismo. É uma questão de inteligência. De saber olhar para onde se deve olhar e não se distrair com coisas que não vão te levar a nada.
6) RS – Quais os principais aprendizados que esse trabalho trouxe para você?
JL – Descobri que cada um de nós pode mudar o mundo. O mundo é feito de pessoas. Se nós não mudarmos o mundo, quem vai mudar? Se você é gentil com o seu vizinho você está mudando o mundo. Se você planta uma árvore você está mudando o mundo. Se você cria uma ONG você está mudando o mundo. Podemos transformar o mundo com pequenas e grandes ações.
7) RS – Na sua avaliação, o que é mais gratificante neste projeto?
JL – Descobrir concretamente que existem pessoas e projetos maravilhosos pelo mundo. Até hoje foram mais de 500 notícias boas. Pessoas que criam ONGs fantásticas, cuidam de animais, plantam árvores, promovem projetos sustentáveis, que mudam a vida de muitos. É muito bacana visitar o blog, ver tanta coisa boa e saber que isso tudo existe. Hoje, eu acredito muito mais no ser humano e na capacidade que ele tem de transformar os outros e o mundo.
Julia Lordello – E-mail: blog365diasqueacalmaramomundo@gmail.com
Também nessa Edição :
Entrevista: Jair Kievel
Notícia: O que deu na mídia (edição 104)
Notícia: Fundação Tide Setubal lança publicação sobre práticas socioeducativas
Notícia: Pesquisa mostra mudanças nos hábitos de consumo dos ingleses
Notícia: DF participa do Dia Mundial pela Limpeza
Oferta de Trabalho: Procura-se (09/2010)
Leave a Reply