
Essa edição traz uma entrevista com a coordenadora de Recursos Humanos da Trevisan Tecnologia, Daiana Garcia, que fala sobre as principais atividades de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa. A seção notícia destaca três ações de grande impacto social realizadas pelo país. No DF, por exemplo, estão abertas até o próximo dia 13, as inscrições para o programa de música desenvolvido pelo Instituto Grupo Pão de Açúcar. As aulas são gratuitas e beneficiarão 64 pessoas.
Em São Paulo, projeto desenvolvido pelo Instituto Paradigma e a Ashoka têm ajudado jovens de baixa renda a desenvolveram projetos inovadores e capazes de provocar transformações com amplo impacto social. As instituições oferecem consultoria para a elaboração e aplicação do projeto. As propostas aprovadas receberão um financiamento-semente de até R$ 2 mil. Atualmente 24 pessoas participam. A seleção será no próximo mês.
Já o Rio de Janeiro receberá em setembro o Campeonato Mundial de Futebol Social, iniciativa criada em 2003 para promover a transformação social de jovens pelo mundo. Conhecida internacionalmente como Homeless World Cup, a competição receberá seleções de 64 países. A iniciativa já apoiou a criação de programas sócio-esportivos em mais de 70 países e beneficiou cerca de 100 mil jovens.
A seção Perfil destaca a ação do professor dos ensinos fundamental e médio de São Paulo, Ivan de Menezes, que descobriu na arte uma maneira de tornar mais elaboradas as aulas realizadas nas escolas públicas da cidade. A partir da utilização de materiais reciclados, como garrafas PET, ele fábrica, entre outros produtos, células, modelos de DNA e até mesmo um corpo humano. Aos 40 anos, Ivan desenvolve há cinco anos a atividade de eco-brinquedista e soma 600 peças produzidas.
Por fim, a editoria artigos, traz texto do articulista Gilberto Barros Lima, que discorre sobre o quebra-cabeça que envolve a elaboração dos projetos sociais. O conceito simplificado do verbo projetar significa fazer projeção de, fazer o projeto ou planta de, lançar-se, tornar-se conhecido, ou ainda, um plano ou esboço provisório. Noutro sentido o projeto é comparado a um verdadeiro quebra-cabeça porque exige a conjunção de peças específicas para elaboração de seus objetivos. Nem sempre o que se projeta é comparável ao mesmo objetivo.
Boa leitura!
Também nessa Edição :
Perfil: Ivan Vieira de Menezes
Entrevista: Daiana Garcia
Artigo: Projeto Social: um impactante quebra-cabeça
Notícia: O que deu na mídia (edição 101)
Notícia: Programa fortalece o ensino da música no DF
Notícia: Futebol social
Notícia: Projeto apoia ideias inovadoras em São Paulo
Oferta de Trabalho: Procura-se (08/2010)
Deixe um comentário