A alimentação saudável é fundamental para todas as fases da vida, principalmente na infância e na adolescência – que é quando o corpo e o cérebro estão se desenvolvendo e necessitam de nutrientes em quantidades e frequência adequadas.
Para exemplificar a relevância da nutrição infantil e juvenil, a deficiência de ferro pode causar anemia e colocar em risco a capacidade cognitiva e física. E mais: a alimentação saudável fornece a energia para o funcionamento e desenvolvimento do cérebro, melhorando a concentração, a memória e a capacidade de aprendizado.
Quer entender melhor a importância da alimentação saudável na infância e na adolescência? Então, convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo.
Nas próximas linhas, a gente explica o porquê a alimentação saudável deve ser levada a sério, com 7 dicas de como montar um prato saudável para crianças com os nutrientes essenciais na infância e adolescência.
Nutrição infantil e juvenil: qual a importância da alimentação saudável?
A alimentação saudável na infância e na adolescência é importante por uma série de fatores, em especial no tocante ao crescimento e desenvolvimento intelectual.
Quando a criança ou o jovem não tem acesso aos nutrientes essenciais, pode se tornar um adulto com deficiências cognitivas, dificuldades para aprender, distúrbios alimentares e maior propensão à obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Vários estudos apontam essas consequências, inclusive o relatório Situação mundial da infância 2019: crianças, alimentação e nutrição, da Unicef. O documento mostra também que, aproximadamente, 250 milhões de crianças em todo o planeta estão desnutridas ou com sobrepeso.
Além disso, a alimentação balanceada para crianças e adolescentes fortalece o sistema imunológico, blindando-o contra infecções e outras doenças. Comer bem nessa fase contribui para a prevenção de doenças crônicas – principalmente as cardiovasculares – e para a formação de hábitos saudáveis a longo prazo.
Não podemos nos esquecer da saúde mental e emocional. Segundo um estudo publicado no BMJ Nutrition, Prevention & Health, o consumo frequente de frutas e vegetais é capaz de promover melhoras na saúde mental de crianças e adolescentes.
Alimentação saudável na infância: como montar um prato saudável para crianças?
Para montar um prato saudável para crianças, o que também se aplica aos adolescentes, é necessário balancear os alimentos. Basicamente, a refeição deve conter carboidrato, proteína e vegetais.
Quanto mais colorido, melhor, pois isso indica variedade de nutrientes. Atente-se à quantidade de comida oferecida; comer bem não significa encher o prato.
Separamos aqui 7 dicas de como oferecer uma alimentação balanceada para crianças e adolescentes. Confira!
1 – Inclua uma fonte de proteína
A proteína é um nutriente indispensável para uma alimentação equilibrada e saudável. Ela atua principalmente no fortalecimento muscular, sendo fundamental para quem está em fase de crescimento.
Alguns exemplos de proteína são:
- bife de boi;
- peite de frango;
- filé de peixe;
- ovos cozidos;
- omelete;
- entre outros.
2 – Escolha uma fonte de carboidrato
O carboidrato é o elemento que vai dar energia para a criança e o adolescente, permitindo que execute suas atividades do dia a dia e desenvolva os processos metabólicos que estão a todo vapor nessas fases.
Evite colocar mais de uma fonte de carboidrato no prato, pois isso pode levar a um quadro de sobrepeso (principalmente se não há a prática de atividades físicas). Aliás, dê preferência para carboidratos complexos, como batata doce, arroz, macarrão e pão integral, grãos em geral etc.
3 – Adicione verduras e legumes
Além do carboidrato e da proteína, é interessante dar mais cor ao prato. Para isso, adicione verduras e legumes. Couve, alface, espinafre e agrião são excelentes opções para acrescentar no cardápio de crianças e adolescentes.
Cenoura, tomate, abobrinha, couve-flor, brócolis e beterraba também são bons exemplos de vegetais para montar um prato colorido e rico em nutrientes.
4 – Ofereça frutas como sobremesa
É bem provável que a criança ou o adolescente torça o nariz quando você oferecer uma maçã, laranja ou melancia como sobremesa. Porém, as frutas são opções mais saudáveis, pois são ricas em fibras e vitaminas importantes para o desenvolvimento.
Dá para usar a criatividade e fazer uma salada de frutas ou outras sobremesas mais naturais, com pouca ou nenhuma adição de açúcar e, ainda, usando ingredientes com baixo teor de gordura.
5 – Cuidado com o uso de gorduras e açúcares
Evite alimentar a criança com frituras e alimentos ultraprocessados. Eles têm alto teor de gordura, sódio e conservantes. A propósito, manere no açúcar; doces, refrigerantes, sucos artificiais e outros alimentos do tipo devem ficar de fora do cardápio – ou, pelo menos, reduzidos, limitando-se a dias esporádicos e datas comemorativas.
6 – Faça uma apresentação bonita
A apresentação importa muito. Na hora de montar o prato, organize os alimentos de uma forma que desperte o interesse. A comida precisa estar visualmente atraente, sobretudo para as crianças. Uma dica é usar a criatividade e cortar os legumes e frutas em formatos divertidos.
7 – Envolva as crianças no processo
Em vez de impor para a criança o que ela deve comer, que tal convidá-la a participar do processo de escolha e preparo dos alimentos? Essa é uma forma de criar familiaridade com a comida e conscientizar sobre o valor e a importância de cada alimento para sua saúde e desenvolvimento.
E então, ficou clara a importância da alimentação saudável na infância e adolescência? E o que você achou das nossas dicas de nutrição infantil e juvenil? Conta pra gente nos comentários!
Lembre-se: as necessidades nutricionais podem variar de um organismo para outro. Sem perder isso de vista, vale considerar qualquer restrição alimentar, alergias ou necessidades nutricionais específicas.
Por isso, não deixe de levar a criança e o adolescente a um nutricionista ou nutrólogo para que o profissional possa elaborar um plano alimentar sob medida.
Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.
Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.
Fique por dentro das novidades e confira nossas promoções!
Leave a Reply