
Estudantes participam de concurso musical que teve como tema ‘eficiência energética’
Projeto envolve comunidades carentes de Santa Catarina em prol do consumo consciente
Noventa e seis comunidades de baixa renda de 40 municípios de Santa Catarina participaram de uma pesquisa sobre os hábitos de consumo doméstico. A ação, realizada em 17 mil domicílios, integra o projeto “Sou Legal, Tô Ligado”, uma iniciativa executada pela Associação Horizontes e patrocinada pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), considerado o maior case de eficiência energética em comunidades carentes entre as distribuidoras de energia elétrica do país.
“Nossa primeira preocupação foi conhecer os hábitos de consumo de energia dos moradores para, então, planejar a melhor forma de impactar os mais de 50 mil catarinenses com os quais temos interagido desde abril do ano passado”, diz Gualtiero Piccoli, vice-presidente da Horizontes, organização não-governamental certificada internacionalmente pela norma NGO Benchmarking.
O trabalho também promoveu atividades para estimular práticas corretas e sustentáveis na hora do consumo. Sob a ótica ambiental, o desafio foi tornar atraentes para uma população bastante carente conceitos nada corriqueiros, como aquecimento global, uso indevido de recursos naturais, mudanças climáticas, desperdício e uso racional de energia. A entidade conseguiu superar essas dificuldades ao adotar uma abordagem artística e lúdica, que envolveu sessões de cinema, concursos, peças teatrais, oficinas eco-artesanais e de grafitagem.
“A proposta foi conscientizar uma pessoa que furta 300 kw/h de que ela pode viver com menos de 79 kw/h, pagando uma tarifa social por menos de R$ 20 e ter, além de uma energia de qualidade, um comprovante de residência como a conta de luz. Isso é cidadania”, afirma Piccoli.
Para encerrar as atividades, foi promovido no último dia 22, um concurso de música dirigido a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, em Florianópolis. A competição, que teve como tema “eficiência energética”, reuniu 15 finalistas, na faixa dos 14 aos 24 anos. “Uma boa maneira de atingir os jovens e levá-los a refletir sobre um assunto é falar a linguagem da música. Eles esbanjaram criatividade em todos os gêneros e estilos, do rap ao rock”, completa o vice-presidente da entidade.
Para Maria Cléia Turnês Demétrio, coordenadora geral do “Sou Legal, Tô Ligado” pela Celesc, a parceria com uma entidade conhecedora da tecnologia social pertinente ao tema, somada à capacidade de gestão de processos e à enorme demanda da Celesc, fizeram da iniciativa, um projeto campeão. A Celesc contratou a Horizontes para realizar a pesquisa.
Além das atividades educativas, o projeto também envolveu a doação de 157 mil lâmpadas e 1285 aquecedores, além da regularização de 3130 padrões de entrada e reforma elétrica de 500 unidades consumidoras.
Associação Horizontes – Telefone: (11) 3266-6088
Também nessa Edição :
Perfil: Márcia Romañach
Entrevista: Juliana Andrigueto
Artigo: Diesel, de novo. Na contramão da história
Notícia: O que deu na mídia (edição 84)
Notícia: Arte sustentável
Notícia: Empresários mirins
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2009)
Leave a Reply