Trazemos na edição 84 do Responsabilidade Social.com entrevista exclusiva com Juliana Andrigueto, coordenadora de Responsabilidade Social da Holcim Brasil, quinto maior fabricante de cimento. Ela detalha como a instituição adotou uma gestão responsável e mostra os resultados dessa política. Também fala como o setor cimenteiro tem atuado para se transformar numa atividade de baixo carbono. São propostas inovadoras para renovar a economia e, de fato, gerar riqueza com sustentabilidade.
Na seção notícias, mostramos o maior case de eficiência energética em comunidades carentes entre as distribuidoras de energia elétrica do país. Iniciativa da Associação Horizontes, patrocinada pela Celesc, mapeou 96 comunidades de baixa renda de 40 municípios de Santa Catarina para conhecer os hábitos de consumo. Para realizar a pesquisa, a entidade apostou num formato nada convencional: adotou uma abordagem artística e lúdica, que envolveu sessões de cinema, concursos, peças teatrais, oficinas eco-artesanais e de grafitagem. E para fechar as atividades, um concurso de música entre estudantes dos ensinos médio e fundamental.
Cultura também foi o pano de fundo para levar lições de preservação ambiental para alunos de escolas públicas de regiões carentes do DF. O Hotel Meliá Brasil 21, em parceria com a Fundação Athos Bulcão e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), promovem um concurso, para escolher peças artísticas feitas com material reciclado e alternativo. Os estudantes produziram cerca de 300 itens, entre totens, desenhos, esculturas, instalações, telas e quadros. Os vencedores serão conhecidos no dia 14 deste mês e os 16 melhores trabalhos ficarão expostos no lobby do hotel.
Os jovens também são destaques no tema negócios. Adolescentes carentes da zona Sul da capital paulista se preparam para serem empreendedores mirins. Eles participam do ‘Miniempresa’, um programa de educação prática em economia, desenvolvido pela Junior Achievement, e realizado pela Alcoa, em parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Santa Cecília.
Em perfil, contamos o trabalho da cirurgiã-dentista Márcia Romañach. Ela é um exemplo de solidariedade. Diariamente, dedica mais de 15 horas ao trabalho, mas não ganha dinheiro com a profissão. Em troca pelo serviço prestado, conquista amigos. São pacientes especiais. Em sua maioria, de baixa renda, soropositivos, com câncer ou portadores de outras doenças. Já são 21 anos de envolvimento com a causa.
Na seção artigos, trazemos uma discussão de Ricardo Voltolini sobre a intenção do governo em liberar o uso de diesel para automóveis de passeios, revogando uma lei dos anos 1970, que restringe o uso desse tipo de combustível para caminhões, caminhonetes e veículos comerciais. Segundo o articulista, será um tiro no pé. Bem dado.
Por fim, trazemos o resultado surpreendente da enquete. Segundo números oficiais, 30% dos alimentos são jogados fora ao longo da cadeia produtiva no Brasil, o suficiente para colocar o país na vergonhosa posição de líder mundial no desperdício de alimentos. Nossa pesquisa, entretanto, constatou que, em 48,3% dos lares nada se perde; em 36,3% pelo menos 30% do que se compra acaba no lixo e 15,5% dos entrevistados não fazem a menor ideia do volume descartado.
Na enquete que está no ar, trazemos novo questionamento: “Você é a favor de incentivos fiscais para empresas responsáveis?” Vote, participe!
Boa leitura!
Também nessa Edição :
Perfil: Márcia Romañach
Entrevista: Juliana Andrigueto
Artigo: Diesel, de novo. Na contramão da história
Notícia: O que deu na mídia (edição 84)
Notícia: Eficiência energética
Notícia: Arte sustentável
Notícia: Empresários mirins
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2009)
Deixe um comentário