• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » O que deu na mídia (edição 83)

O que deu na mídia (edição 83)

April 29, 2020 by admin Leave a Comment

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Experts em florestas pedem que preservação seja efetiva – “O Estado de S. Paulo” – 20/10/2009

“Especialistas em florestas, que participam desde ontem na capital argentina do 13º Congresso Florestal Mundial, fizeram um apelo para que as medidas para conter o desflorestamento sejam concretizadas. ‘Sobre o sistema florestal mundial, existem inúmeros documentos e declarações. Mas, simultaneamente, há um déficit enorme de instrumentos para transformá-los em fatos concretos’, afirmou o secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, Homero Bibiloni, na abertura das sessões. O objetivo do congresso é criar um fórum de discussão e trocar experiências. A programação vai até sexta-feira. Participam mais de 4,5 mil especialistas, autoridades e integrantes de ONGs ambientais”.

Dinamarca produz energia no mar – “O Estado de S. Paulo” – 18/10/2009

“A Dinamarca acaba de inaugurar o maior campo de energia eólica offshore – instalado em águas – do mundo. O Horns Rev 2 entrou em operação em setembro e tem 91 turbinas, espalhadas numa área de 35 quilômetros quadrados no Mar do Norte. Quando estiver em plena capacidade, produzirá energia equivalente ao consumo de uma cidade de 200 mil habitantes. O investimento, de ? 469 milhões, representa a retomada dos grandes projetos em energia eólica na Dinamarca, o país que transformou o vento em alternativa para a geração de eletricidade limpa”.

Sustentabilidade ajuda a conquistar reputação e a ganhar dinheiro – “Folha de S. Paulo” – 17/10/2009

“A sustentabilidade é realmente sustentável? Entre os anos de 2007 e 2008, por apresentar resultados econômicos desanimadores, a fabricante de cosméticos Natura, que fez da filosofia da responsabilidade social e ambiental o coração de seu negócio, teve que mudar para retornar aos tempos de crescimento acelerado. “Mas a reestruturação não mexeu com a essência da companhia”, defende o seu diretor-presidente, Alessandro Carlucci, em entrevista à Folha. O executivo, que conta 20 anos de carreira na empresa, também teve a sua própria competência questionada durante o período mais agudo de dificuldades”.

A Consolidação das Leis Sociais no Brasil – “Valor Econômico” – 16/10/2009

“A Constituição Federal de 1988 consagrou um “Estado social”, fundado nos valores da solidariedade, dignidade humana e Justiça social, valores esses que devem orientar as relações sociais e econômicas. De outro lado, o Brasil constitui um ‘Estado democrático de direito”. Estamos num processo de amadurecimento de nosso Estado social de direito, iniciado com o reconhecimento pela ordem jurídica da “função social” da propriedade, do contrato e da empresa, sobretudo a partir da edição do novo Código Civil. No entanto, para a realização do Estado social de direito é necessária ainda a regulação pela ordem jurídica das políticas e dos direitos sociais – educação, saúde, habitação, assistência social. Nesse sentido, o objetivo fundamental de uma codificação social é fixar os fins, princípios e regras aplicáveis a todas as questões sociais, de forma a instituir um “sistema legal social”, coerente e com unidade de sentido”.

Corrida verde contra o tempo – “Correio Braziliense” – 16/10/2009

“Depois de perderem a batalha na comissão especial destinada a analisar a proposta do novo Código Florestal, a bancada ambientalista da Câmara entrou em uma nova guerra. Pretende, agora, tentar incluir na pauta prioritária de votações no plenário pelo menos dois projetos referentes ao setor. Na última terça-feira, o líder do PV, Edson Duarte (BA), apresentou uma lista de matérias que considera emergenciais ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), e começou a fazer campanha por apoio à entrada dessas propostas na pauta”.

Princípios da Carta da Terra orientam 9º Prêmio Ethos-Valor – “Valor Econômico” – 15/10/2009

“A nona edição do Prêmio Ethos-Valor, concurso de trabalhos acadêmicos na área de sustentabilidade promovido em parceria pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e pelo Valor , foi encerrada ontem, em São Paulo, com a entrega de troféus aos cinco vencedores escolhidos entre os 259 inscritos neste ano. O principal objetivo da iniciativa é fomentar, na universidade, o debate sobre gestão para a sustentabilidade para que os futuros profissionais, quando chegarem ao mercado, tenham ferramentas e subsídios para trabalhar em busca do equilíbrio entre resultados financeiros, ambientais e sociais”.

Sem consenso climático – “O Globo” – 14/10/2009

“O governo não se entendeu na primeira reunião em que foram apresentadas as propostas que o país poderá levar para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. Reunidos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, os ministérios do Meio Ambiente e o da Ciência e Tecnologia, além do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, representando a sociedade civil, colocaram na mesa suas sugestões, mas não houve consenso”.

Reunião em Copenhague pressiona – “O Globo” – 13/10/2009

“No último fim de semana, Copenhague virou uma Babel de jornalistas de mais de 150 países e pensadores de várias partes do mundo reunidos pelo Project Syndicate, uma associação com mais de 400 jornais mundo afora. Sob o lema “De Kioto a Copenhague”, o encontro teve por meta discutir possíveis chances de sucesso da 15aConferência das Partes da Convenção de Mudança Climática (Cop15), em dezembro. Ninguém ousou dizer que estava otimista”.

Não só os grandes são verdes – “Isto É Dinheiro” – 12/10/2009

“A Ekobé, consultoria em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, foi criada em 2003 e hoje tem clientes como a Arcelor Mittal, Natura e Sadia. Paulo Branco, um dos sócios-fundadores, não gosta, no entanto, de aplicar a palavra sustentável às empresas, como explica a seguir. “Mas já existe um ambiente cada vez mais favorável ao desenvolvimento sustentável.” Na entrevista, ele diz como as pequenas e médias empresas podem começar a trilhar esse caminho”.

Ambiente ajuda os negócios da Klabin – “Valor Econômico” – 08/10/2009

“Zé Galinha é um lobo-guará que gostava de atacar aves em propriedades rurais do Paraná. Um dia conheceu Tibagi, fêmea de sua espécie, e ficou apaixonado. Os dois hoje vivem com seus filhotes na Fazenda Monte Alegre, de propriedade da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagem do Brasil. A história desses animais ameaçados de extinção é apenas uma das muitas que são contadas aos que visitam a fábrica da empresa no município de Telêmaco Borba, na região centro-leste do Estado. Há relatos e fotos dos filhotes de puma encontrados em 2004 e 2005 em plantações de eucalipto. E da perereca-zebra, que no Paraná só foi identificada até agora em um banhado da propriedade. Além do caso da anta Reginaldo, da loba Zaira e do tamanduá Zé Bandeira, que vivem no Parque Ecológico, espaço destinado à educação ambiental”.

Energia para economizar – “Época” – 03/10/2009

“Quando uma instituição que conta com 90 mil funcionários se propõe a reduzir seu gasto com energia, o resultado pode ser uma economia equivalente ao consumo de 45 mil residências ao longo de um mês. É esse o tamanho do corte do Banco do Brasil num intervalo de cinco anos, num projeto que inclui dezenas de mudanças de funcionamento – e de hábitos. As iniciativas começaram no final da década de 90, com base no Procel – plano de redução de energia do governo federal. Segundo Clara Cunha, diretora de logística do banco, o corte nos gastos foi de 36% entre 1998 e 2003”.


Também nessa Edição :
Perfil: Roberta Rios
Entrevista: Sany Silveira
Artigo: Lester Brown prega realocação tributária para estimular uso de fontes renováveis de energia
Notícia: Luz nas ocas
Notícia: Cruz Vermelha quer acesso aos presídios do Rio
Notícia: Proteção aos recursos hídricos
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2009)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service