Projeto social em Brasília une reciclagem e inclusão social

638-phpmJIOMl

Universidade Upis implanta coleta seletiva e repassa todo o papel recolhido para uma associação local de artesãs

Os papéis que eram jogados fora na universidade Upis, em Brasília, ganharam um destino ambientalmente correto e, de quebra, têm gerado renda para uma comunidade de baixa renda da capital do país. Trata-se da campanha “Atitude UP, Recicle a Sua Atitude”, implantado neste ano e que tem como objetivo incentivar a diminuição do consumo desse material e promover a coleta seletiva.

Para que o programa alcance os resultados esperados, a instituição tem feito um trabalho de conscientização junto à comunidade acadêmica e promovido treinamento sobre coleta seletiva para a equipe de serviços gerais. Para o diretor da instituição de ensino superior, Ruy Montenegro, a aceitação da campanha está sendo muito positiva. “Todos estão se esforçando para a adequação à nova realidade, que é a preservação”, destaca.

Todo o papel arrecadado de janeiro para cá foi repassado para o projeto “Mãos que Criam”, da Associação de Costureiras e Artesãs da Estrutural (Ascae), localizada numa das áreas mais carentes do Distrito Federal. Com o material, um grupo de artesãos composto por 270 associados, criará bolsas ecológicas e estojos. A produção das bolsas está em fase de seleção do material e do desenho dos modelos, mas segundo Montenegro, a expectativa é grande. “A perspectiva é de aumentar a renda da associação com a venda das bolsas e obter o reconhecimento da sociedade quanto ao trabalho desenvolvido”, aposta.

Para o diretor da universidade, os benefícios dessa produção são imensuráveis. “Com o projeto, a Upis visa à conscientização do mercado e das pessoas para que elas sejam multiplicadoras dessa questão do meio ambiente e ainda estamos dando oportunidade para as artesãs exporem e venderem seus artesanatos produzidos com matéria-prima reciclada”.

A parceria entre as duas instituições teve início em 2006, quando a Empresa Júnior da Upis, formada por alunos de administração com habilitação em marketing conheceram o trabalho da associação. Na época, o que chamou a atenção foi a qualidade dos produtos feitos com material reciclado, como uma vassoura de garrafa pet, bolsa de cartão telefônico, cestas de jornal e de caixas de ovos. “Inicialmente, era prestado somente consultoria na área de produção, mas logo o projeto se estendeu e hoje oferece consultoria completa para a associação, dando-lhe suporte técnico com todo profissionalismo, para que os artefatos ali produzidos conquistem outros mercados, inclusive internacionais”, destaca o diretor.

E exemplos não faltam de apoio ao trabalho dos artesãos. Em setembro do ano passado, a Upis promoveu o desfile Fashion Day, com roupas criadas pelas mulheres da associação. A instituição também disponibilizou um curso de orientação de mercado e cedeu um espaço físico na universidade para oficinas e venda de produtos. “Essa nova etapa aumentará a credibilidade da associação junto ao mercado”, avalia o diretor da Upis.

Responsabilidade social

Mas esse não é o único projeto da instituição na área de preservação ambiental. No Campus Rural, localizado na Fazenda Lagoa Bonita em Planaltina, a universidade mantém numa área de 400 hectares uma reserva ecológica, com plantações de mudas originárias do cerrado. Ainda dentro dessa temática, outro projeto desenvolvido é o “Voluntários do Cerrado”, que há cinco anos leva educação ambiental para mais de nove mil alunos da rede pública.

Também merece destaque o projeto “Voluntários UP”, em que alunos e colaboradores prestam serviço à comunidade com campanhas de agasalho e eventos no Dia das Crianças e no Natal. Além desses, a instituição já promoveu campanhas de combate à violência, oferecendo palestras e distribuindo cartilhas visando à prevenção de assaltos e outros crimes, bem como colabora com a Polícia Militar do DF na realização do treinamento de policiais para combater o tráfico de drogas nas escolas.


Universidade Upis - Tel.: (61) 3445-6767 - Site: www.upis.br; Projeto Mãos que Criam - Tel.: (61) 3363 8535

Também nessa Edição nº: 55
Perfil: Maria Doralice Maciel Gil
Entrevista: Alexandre Ostrowiecki
Artigo: Balanço Social Corporativo
Notícia: O que deu na mídia (edição 55)
Notícia: Adoção mais fácil
Notícia: Ética na rede
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2008)