• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
Você está aqui: Home / Noticias / O que deu na mídia (edição 76)

O que deu na mídia (edição 76)

Fevereiro 22, 2020 by admin Deixe uma resposta

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Companhias líderes medem antes suas emissões poluentes – “Valor Econômico” – 05/06/2009

“Na 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima, que acontece em dezembro, em Copenhagen, Dinamarca, espera-se definir o chamado “pós-Kyoto”, um novo conjunto de normas para o mercado de carbono a partir de 2012. Para tratar das demandas e perspectivas dos empresários com relação ao tema, o francês Claude Fussler chega ao Brasil neste mês para o encerramento da Conferência Internacional Ethos 2009. Expert em inovações nos negócios e gestão com foco na sustentabilidade, ele estudou engenharia química em Lyon, França, e atuou na Dow Química, onde foi vice-presidente”.

PV pede revogação de teto de 0,5% para compensações ambientais – “Valor Econômico” – 04/06/2009

“O Partido Verde solicitou ao Ministério Público Federal a revogação do decreto presidencial que transformou o piso de 0,5% em limite máximo para o cálculo de compensações obrigatórias em empreendimentos com significativos impactos ambientais. O líder do PV na Câmara, deputado Sarney Filho (MA), encaminhou nesta semana uma representação ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, pedindo a adoção de “medidas judiciais” para suspender parte dos efeitos do Decreto n 6848, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 14 de maio. “O governo transformou o piso em teto. É um absurdo”, diz o parlamentar”.

Consumo exagerado faz aquífero perder 60 m em 30 anos, diz mapeamento – “Folha de S. Paulo” – 03/06/2009

“O Aquífero Guarani perdeu 60 m de profundidade no centro de Ribeirão nos últimos 30 anos. É o que aponta mapeamento feito pela Secretaria de Recursos Hídricos, ligada ao Ministério do Meio Ambiente, em parceria com órgãos internacionais como o Banco Mundial e a OEA (Organização dos Estados Americanos). O motivo da redução no nível de água é o alto consumo na cidade, aponta o estudo, denominado Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani, que foi concluído em janeiro, mas veio à tona só na semana passada, em seminário sobre recursos hídricos em Brasília”.

PT controla repasses da Petrobrás para ONGs – “O Estado de S. Paulo” – 31/05/2009

“Às vésperas da instalação da CPI da Petrobrás, o governo tem como uma das principais preocupações a blindagem da área responsável pela distribuição de recursos a ONGs, programas sociais e ambientais e propaganda institucional. Comandada por ex-dirigentes sindicais que passaram a ocupar cargos gerenciais a partir do início do governo do PT, a área de Comunicação Institucional da Petrobrás movimenta em torno de R$ 1 bilhão por ano em projetos que, em sua maioria, dispensam processos de licitação”.

Empresas aliam soluções sociais a nichos de mercado – “Folha de S. Paulo” – 31/05/2009

“Enxergar as mudanças necessárias para uma sociedade ecologicamente mais correta e socialmente mais justa como oportunidade de negócios é um talento que cresce no Brasil. Para Eliane Belfort, diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a nova economia é esta: “Ela agrega a expertise de negócio à visão social e ambiental. Tenho visto isso nas pequenas empresas. Sai na frente quem acredita em novas oportunidades”. André Carvalho, da New Ventures -que busca investidores para projetos ambientalmente inovadores-, critica a visão de que o lucro impede a função social das empresas. “Há um questionamento sobre obter lucro e remunerar acionista. Entendo que não há nenhuma contradição em fazê-lo”, conjectura”.

China vira incubadora de energia limpa – “Valor Econômico” – 29/05/2009

“O crescimento sem precedentes da China em anos recentes veio com um preço terrível. Dois terços de seus rios e lagos estão poluídos demais para uso industrial, que dirá para atividades agrícolas ou uso como água potável. Apenas 1 em 100 dos quase 600 milhões de habitantes chineses urbanos respira ar que seria considerado seguro na Europa. Num momento em que a terra cultivável é escassa, a água de enchentes envenenada arruinou muitos campos produtivos. E, no ano passado, antes do que previa a maioria das estimativas, a China passou à frente dos EUA ao tornar-se a maior fonte mundial de gases causadores do efeito estufa”.

A vez da commodity ambiental – “Gazeta Mercantil” – 29/05/2009

“O novo petróleo do mercado financeiro. Dessa forma Helen Robinson, Chief Executive Officer (CEO) da TZ1, define as commodities ambientais. Segundo ela, o aumento expressivo da procura por essas commodities coloca o Brasil em uma posição muito privilegiada devido ao seu “contexto ambiental e vasta biodiversidade”. A TZ1 é o maior sistema de registro de commodities ambientais do mundo. O seu trabalho é numerar o crédito emitido para que ele seja identificado e rastreado ao longo da sua existência. “É o mesmo processo de uma cédula de dinheiro, que recebe um número de série para ser identificada”, diz a CEO da companhia”.

Unesco anuncia expansão da reserva – “Gazeta Mercantil” – 27/05/2009

“A Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – aprovou nesta terça-feira a ampliação da reserva da biosfera da Mata Atlântica, que faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera (RMBR). Segundo anunciou a organização, a reserva será expandida com 22 novos locais em diferentes partes do mundo. As lagoas de Montebello no México, o Delta do Orinoco, na Venezuela, Fuenteventura no arquipélago das Canárias e Gerès-Xurès, entre Espanha e Portugal, figuram na lista de 22 novos pontos da RMBR”.

Mudança de hábito – “Valor Econômico” – 27/05/2009

“Para evitar o desperdício enquanto o chuveiro a gás não esquenta, Cristine Naum enche baldes com a água fria não utilizada e guarda para aproveitar na máquina de lavar roupas. Quando vai ao supermercado, fica atenta à procedência dos produtos e dá preferência àqueles com certificado de origem e embalagem reciclável. Se compra um produto pequeno em uma loja ou farmácia, ela dispensa a sacola plástica e o coloca direto na bolsa. Comprou um carro de motor flex para diminuir emissões de gases de efeito estufa. Procura orientar e conscientizar seu filho de sete anos e sua empregada doméstica, que já racionaliza as compras na feira e passou a reciclar lixo em casa. E se recusa a comprar roupas e sapatos provenientes de países com trabalho semiescravo”.

Consumidor colabora com a redução do desperdício – “Valor Econômico” – 27/05/2009

“Aliada a uma maior consciência em relação aos cuidados com o meio ambiente, a redução de custos tem sido um fator de grande influência na mudança de hábito dos consumidores de menor renda, especialmente no que diz respeito ao desperdício de água e energia. Motivada por campanhas realizadas pelas empresas desses setores, muita gente sentiu no bolso os benefícios de tirar os aparelhos da tomada, trocar as geladeiras velhas e passar menos tempo no banho”.


Também nessa Edição :
Perfil: Sérgio Mindlin
Entrevista: Marcio Zeppelini
Artigo: Reciclagem, uma atitude para preservar a vida no futuro
Notícia: Terceiro setor profissionalizado
Notícia: Mulheres empreendedoras
Notícia: Força Tarefa
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2009)

Categoria: Noticias

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primary Sidebar

Vídeo

Veja mais

Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

Richard Goughnour

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

O que deu na mídia (edição 108)

Janeiro 28, 2021 Deixe uma resposta

Artigos recentes

  • Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android
  • Richard Goughnour
  • O que deu na mídia (edição 108)
  • Abertos para a comunidade
  • Estímulo ao Voluntariado

Copyright © 2002 - 2021 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949