• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
Você está aqui: Home / Noticias / O que deu na mídia (edição 61)

O que deu na mídia (edição 61)

Setembro 3, 2020 by admin Deixe uma resposta

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Índice tem queda de 62,8% em julho na Amazônia – “Valor Econômico” – 01/09/2008
“O índice de desmatamento da Amazônia Legal diminuiu 62,87% no mês de julho, em relação a junho, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A área desmatada equivale a 323 km2, pouco maior que o Parque Nacional do Itatiaia. Em abril, maio e junho, o Inpe apontou, respectivamente, 1.124, 1.096 e 870 km2 de devastação, números indicativos da tendência de queda. Em julho, o Estado do Pará ficou no topo do ranking do desmatamento, respondendo por 235,6 km2. Mato Grosso ficou em segundo lugar (32,7 km 2)”.

 

Avanços e retrocessos – “O Globo” – 01/09/2008
“Os investimentos sociais externos das empresas representam, em média, 0,5% da sua receita líquida. Já as aplicações na área de meio ambiente caíram ao longo dos últimos anos. Ao mesmo tempo, cresceu o número de companhias dispostas a divulgar suas informações em relatórios socioambientais. Esses e outros dados constam do livro “Balanço social, o desafio da transparência”, que o Ibase lançou no mês passado. A publicação é fruto de uma pesquisa que consolidou e analisou números apresentados pelas empresas em seus balanços, de 1997 a 2005, feitos com o modelo criado pela instituição. O resultado, segundo o Ibase, pode ser considerado um retrato da responsabilidade social empresarial no Brasil”.

 

Prêmio reconhece estratégias adotadas por grandes marcas – “Gazeta Mercantil” – 29/08/2008
“A cerimônia de apresentação do ranking das 100 marcas mais valiosas do Brasil, iniciativa promovida pela consultoria BrandFinance em parceria com a Gazeta Mercantil, foi realizada na noite de anteontem, no hotel Sofitel, em São Paulo. O Bradesco recebeu o título de marca mais valiosa do País. No ano passado o banco havia ficado na segunda posição. “Nosso desafio é buscar um método preciso para estabelecer se vamos prevalecer como um bem precioso e com um vínculo com a sociedade”, destaca Sérgio Socha, vice-presidente executivo do Bradesco e que recebeu o prêmio em nome da companhia”.

 

Prefeitura de SP fará novo leilão de créditos de carbono – “O Estado de S. Paulo” – 28/08/2008
“A Prefeitura de São Paulo lança hoje edital para a venda de 713 mil créditos de carbono – Reduções Certificadas de Emissão (RCEs) – obtidos com o controle de emissão de gases geradores do efeito estufa nos dois aterros sanitários existentes na capital”.

 

Os filhos esquecidos da Veracel – “Correio Braziliense” – 28/08/2008
“Distante apenas 18km da fábrica de celulose Veracel, o povoado de Barrolândia sentiu os maiores impactos desse empreendimento, tanto nos aspectos positivos como negativos. A vila miserável ganhou ruas calçadas, saneamento básico, hospital, ambulância, mas sofreu as conseqüências da invasão de cerca de 4 mil operários no período de construção da fábrica. Houve o aumento da prostituição e da incidência de doenças sexualmente transmissíveis. Muitos dos operários tiveram relacionamentos com as jovens locais. Com o fim da obra, foram embora e deixaram para trás meninos sem pai e, muitas vezes, sem sobrenome. São conhecidos na vila como os “filhos da Veracel”.

 

Acre joga as fichas para sair do isolamento – “Valor Econômico” – 28/08/2008
“Não são sete horas da manhã, mas o ritmo é alucinante na lanchonete de beira de estrada Stilos, em Capixaba, a 80 km da capital do Acre. Dezenas de pessoas devoram, em colheradas apressadas, cuscuz de farinha de milho com carne moída. Engolem tudo de pé e em minutos: café, mais cuscuz, pão com margarina, mais carne moída. Comem como se não houvesse amanhã. Pagam no caixa e saem em disparada. A maioria vai a Cobija, cidade boliviana a 150 km, comprar de sabonetes a eletrodomésticos. E este frenesi é só o começo da história. Em pouco tempo, milhares de pessoas, de carros, de carretas, de mercadorias trafegarão por aqui, rumo a outros mares. Em 2010, espera-se, a tranqüila BR-317 assumirá sua nova identidade e virará a Estrada do Pacífico – ou Carretera del Pacifico, para quem lê a placa pelo outro lado e virá do Peru rumo ao Acre”.

 

Lula defende reforma tributária – “Valor Econômico” – 27/08/2008
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a participação no 18º Congresso Nacional dos Contabilistas, em Gramado (RS), e saiu ontem em defesa da proposta de reforma tributária que tramita no Congresso e que pretende ver aprovada até o fim do ano. Ele também defendeu a reforma política com financiamento público das campanhas para dar “legitimidade” aos partidos e evitar que os candidatos precisem “correr atrás de empresários” para obter recursos e depois “pagar a conta”.

 

O caminho das pedras – “O Estado de S. Paulo” – 27/08/2008
“A primeira turma do Projeto Tear está prestes a terminar o curso. Carla Stoicov, do Instituto Ethos, coordenou os trabalhos e já começou os contatos para formar mais um grupo. Metade dos recursos do programa veio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tinha verbasrecursos para pequenas e médias empresas e buscava onde investi-los. ”É uma oportunidade para as empresas, tanto as pequenas quanto as grandes, entenderem a responsabilidade social como um negócio, que deve fazer parte da missão e da visão, não apenas do discurso”, afirma Carla. Segundo a especialista, o Tear é uma forma de levar ferramentas de gestão em responsabilidade social para um público que tem mais dificuldade de acesso a elas, as PMEs’.

 

Fiesp defende participação das pequenas – “Folha de S. Paulo” – 26/08/2008
“A ação social por parte das empresas não pode se restringir apenas às grandes corporações do país, afirma a diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Eliane Belfort. “Muitas vezes, a pequena e a média empresas acham que não cabe a elas esse tipo de atuação, mas elas podem fazer muita diferença, já que representam mais de 90% das empresas em todo o Estado”, diz.

 

Ford adota sisal no Brasil e vai exportar experiência – “Valor Econômico” – 25/08/2008
“Quatro anos de estudo e um bocado de milhões de reais vão fazer com que a Ford coloque no mercado automóveis com peças fabricadas com a fibra do sisal, reduzindo, assim, a quantidade de derivados de petróleo que utiliza. Até o final do ano, algumas unidades do novo Ka, Fiesta, Ecosport, Focus e Ranger já contarão com essas peças. A empreitada, porém, esbarra no início da cadeia de produção do sisal, pouco desenvolvida tecnologicamente, com mão-de-obra pouco ou nada qualificada e que ainda utiliza máquinas perigosas, capazes de mutilar os operadores”.

 

Concorrência da China e real forte atingem produtor – “Valor Econômico” – 25/08/2008
“Mais uma vez a valorização do real em relação ao dólar e a concorrência chinesa dificultam a vida de uma atividade econômica no Brasil. Dessa vez no interior da Bahia. Os produtores de sisal tiveram que reduzir sua atividade e mudar o destino da produção já a partir de 2003. Após terem chegado a produzir 100 mil metros quadrados de tapetes e carpetes de sisal por mês, hoje isso não passa de 40 mil metros quadrados”.

 

Mercado de carbono do país ganha selo ‘premium’ – “Valor Econômico” – 22/08/2008
“Os projetos de créditos de carbono desenvolvidos no Brasil poderão contar, a partir de agora, com um selo “premium” de sustentabilidade. Referência no mercado global, o Gold Standard apresenta três vantagens competitivas frente aos papéis negociados no mercado de carbono: valor financeiro maior, risco menor ao investidor e a garantia de que as questões ambientais sejam de fato respeitadas”.


Também nessa Edição :
Perfil: Maria Tereza Cunha
Entrevista: Eleonora Figueiredo
Artigo: Projetos de Responsabilidade Social
Notícia: Educação ambiental (2008/09)
Notícia: Catálogo de produtos verdes na construção civil
Notícia: Torcida Solidária
Oferta de Trabalho: Procura-se (09/2008)

Categoria: Noticias Assuntos: Balanço Social

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primary Sidebar

Vídeo

Veja mais

Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

Richard Goughnour

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

O que deu na mídia (edição 108)

Janeiro 28, 2021 Deixe uma resposta

Artigos recentes

  • Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android
  • Richard Goughnour
  • O que deu na mídia (edição 108)
  • Abertos para a comunidade
  • Estímulo ao Voluntariado

Copyright © 2002 - 2021 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949