
Empresa com más práticas cidadãs é um risco e, portanto, afugenta o capital, diz Fabián Echegaray
Pesquisa inédita mostra que acionistas enxergam menos riscos em investir em empresas sustentáveis
Para a maioria dos acionistas da atualidade, há menos riscos em investir em empresas sustentáveis do que em companhias omissas à suas obrigações socioambientais ou com uma reputação questionável em matéria de ética e cidadania corporativa. É o que revela um estudo inédito da Market Analysis, instituto de pesquisas e de opinião pública, que há mais de dez anos trabalha com os mais diversos temas sócio-econômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina.
O estudo, “Monitor de Responsabilidade Social Corporativa 2009”, foi produzido com base em 802 entrevistas pessoais e constatou também que ter credenciais sólidas de responsabilidade social e ambiental ainda não é o principal foco de atração de investimentos. Perto de 2 em cada 3 acionistas entendem que a sustentabilidade não é tão importante quanto os bons resultados financeiros.
Diante da responsabilidade social empresarial (RSE), 45% dos entrevistados vê menos riscos em empresas sustentáveis, mas ainda prioriza rendimentos ante as boas práticas socioambientais. Vinte e quatro por cento atribui mais risco a empresas sustentáveis e privilegia resultados financeiros. Já 17% enxerga menos risco em empresas sustentáveis e prioriza as atividades responsáveis por cima de rendimentos e outros 14% atribui mais risco a empresas sustentáveis, mas pensa que RSE é mais importante do que o lucro.
“Os investidores são ainda um grupo muito pequeno da população urbana, ao redor de 4%, mas em crescimento, e eles estão passando uma mensagem muito clara: empresa com más práticas cidadãs é um risco e, portanto, afugenta o capital”, indica Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis. “Isso não faz deles conversos a um capitalismo altruistas, pois ainda privilegiam os resultados financeiros, mas indica uma escolha muito clara em favor da sustentabilidade”, completa.
Quando perguntado aos acionistas se há menos risco envolvido ao se investir em empresas socialmente responsáveis do que em empresas socialmente irresponsáveis, 35% concordou totalmente com a afirmação. Já quando questionado se como um investidor, o desempenho social e ambiental de uma empresa não é tão importante pra você como seu desempenho financeiro, apenas 10% concordou com a afirmação.
O instituto entrevistou acionistas de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Brasília. A instituição desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação global, como BBC World News, Nestlé, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e Pão de Açúcar.
Market Analysis Brasil – Tel.: (48) 3234-8573
Também nessa Edição :
Perfil: Tatiana Rolim
Entrevista: Paulo Branco
Artigo: Novo acordo climático terá que exigir compromisso maior dos países
Notícia: O que deu na mídia (edição 85)
Notícia: Natal educativo
Notícia: Escola verde
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2009)
Leave a Reply