Meio ambiente e inclusão social

A edição 103 do Responsabilidade Social.com destaca ações voltadas para a preservação do meio ambiente e para a inclusão social. Já na entrevista, o diretor de comunicação da ABPGA, Sergio Bacellar, faz um breve balanço sobre o movimento verde no país. De forma concisa, ele fala sobre os principais fatores que impulsionaram a inserção da temática sustentabilidade ambiental nas decisões gerenciais de empresas, bem como na pauta política.

A seção notícias destaca a parceria da BG Brasil e do Projeto Grael, para monitorar a Baía de Guanabara, segunda maior baía do litoral brasileiro. Pela iniciativa, a cada semana, bóias monitoradas por GPS são lançadas na água para estudar as correntes e seus parâmetros físico-químicos, dados que podem combater emergências, como um possível vazamento de óleo. A iniciativa foi lançada em maio e contará com investimentos da ordem de R$ 800 mil.

Ainda nessa editoria, mostramos o trabalho da Farmacotécnica, empresa de manipulação de ervas medicinais do Distrito Federal. A instituição lança no dia 14 deste mês, a edição 2010 do Projeto Preservar. A iniciativa, voltada para estudantes e educadores da rede pública e privada de ensino, objetiva estimular a preservação do meio ambiente. A expectativa é de que duas mil pessoas participem do projeto.

Já na temática inclusão social, a edição presta uma pequena homenagem a Dorina Nowill, símbolo da luta pelos direitos das pessoas com deficiência visual. A pedagoga morreu no último dia 29, aos 91 anos, e deixou um legado que soma a maior rede digital em braille da América Latina, na Fundação Dorina Nowil Para Cegos, entidade criada por ela em 1946. A história dela foi marcada por ousadia, luta e superação. Cega desde os 17 anos, Dorina foi a primeira aluna cega a frequentar um curso regular.

Destaque também para a ação da Secretaria de Educação de Jundiaí (SP), que iniciou em agosto um estudo para saber quantos são e onde estão os alunos com deficiência matriculados na rede pública do município. Os dados serão comparados aos obtidos no primeiro diagnóstico, realizado em 2009. A proposta é que o diagnóstico ofereça subsídios para a construção da política de educação especial da cidade.

Por fim em artigos, Ricardo Voltolini faz uma análise sobre o caso de vazamento de óleo plataforma da Britsh Petroleum, no Golfo do México. O balanço de prejuízos ao ecossistema ainda não foi fechado, mas o episódio é um dos mais importantes acidentes ambientais dos últimos tempos. Os derramamentos de petróleo costumam se superar na intensidade de seus impactos.

Boa leitura!




Também nessa Edição nº: 103
Perfil: Dorina Nowill
Entrevista: Sergio Bacellar
Artigo: O que aprender com o caso BP
Notícia: Município paulista prepara diagnóstico sobre alunos com deficiência
Notícia: Projeto monitora segunda maior baía do litoral brasileiro
Notícia: Farmacotécnica lança edição 2010 do Projeto Preservar
Notícia: O que deu na mídia (edição 103)
Oferta de Trabalho: Procura-se (09/2010)