
Executivo preside a Horizontes, a primeira ONG brasileira a receber recertificação internacional
A Horizontes, voltada para geração de emprego e renda por meio da educação, obteve avaliação positiva da auditoria Société Générale de Surveillance (SGS). A entidade sem fins lucrativos foi a primeira colocada no ranking nacional, com 94,7% de aprovação no item finanças. Também conquistou o topo da lista ao obter a recertificação pela norma NGO Benchmarking, com pontuação superior a 90% em áreas como Controles Financeiros, Recursos Humanos e Melhoria Contínua.
Criada em 2004 e presidida por Marcelo Rocha, a instituição atua em três grandes frentes em parceria com prefeituras, estados e governo federal. As ações da organização somam mais de 100 mil pessoas beneficiadas, sendo somente neste ano mais de 30 mil atendidas diretamente. São atividades nas áreas de qualificação socioprofissional e socioeducativa e educação socioambiental e corporativa. A instituição conta, hoje, com 720 profissionais e mantém sede em São Paulo e unidades em Santa Catarina e em outros 60 municípios pelo país.
“Nada dá mais credibilidade a uma ONG que trabalha com recursos públicos e privados que obter uma avaliação positiva de 94,7% no item ‘arrecadação de fundos, alocação de recursos e controles financeiros””, destaca Rocha. O processo de auditoria foi conduzido pela certificadora suíça SGS, que já havia aprovado a gestão da Horizontes ao conceder à entidade a primeira certificação, em 2008. A Horizontes é 30ª no mundo da certificação NGO BM.
Somente pelo “ProJovem”, programa federal realizado em parceria com os governos estaduais de Santa Catarina e Mato Grosso, a organização atende atualmente mais de 15 mil jovens de 18 a 29 anos, com 2.000 horas/aula. Os cursos envolvem educação básica e qualificação profissional em cerca de 27 municípios dos dois estados. Já o “Qualificação Profissional” beneficia diretamente 5 mil adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, em parceria com a Fundação Casa, de São Paulo.
Segundo o presidente da instituição, a profissionalização das organizações da sociedade civil é cada vez mais exigida pelos parceiros-investidores. “Uma administração eficiente é o primeiro passo para que a própria finalidade do projeto seja alcançada e uma demonstração de respeito pelos apoiadores”, acrescenta. A auditoria analisou 108 indicadores de boas práticas de gestão, divididos em nove categorias e baseados em mais de 20 normas e códigos internacionais. A Horizontes obteve média de conformidade de 80,9%, tendo atingido 91,7% em Melhoria Continuada e Recursos Humanos.
“Uma auditoria de certificação com base na NGO Benchmarking, como essa a que nos submetemos, tem dois objetivos. Um, interno, visando auto-diagnosticar nossa gestão com base em práticas mundiais adotadas pelas mais importantes organizações do Terceiro Setor no mundo. Outro, externo, para assegurar a nossos financiadores de projetos, públicos ou privados, que a Horizontes é uma entidade na qual se pode investir com segurança” diz.
Para se ter uma ideia do alcance da atuação da ONG, em cinco anos ela foi responsável pela capacitação de mais de 50 mil pessoas, em 75 ocupações diferentes, gerando trabalho e renda a mais de 20 mil delas. Destaque também para a capacitação de 7.500 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, em parceria com a Fundação Casa, em São Paulo.
Segundo o presidente da ONG, para este ano a expectativa é, além de executar os projetos em curso, priorizar o novo projeto denominado “Horizontes-Trilhas”. Trata-se de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho para o adolescente que cumpriu medida socioeducativa de internação, com apoio psicossocial e integração da família ao projeto. “Acreditamos que essa seja uma ação efetiva que apresenta ao adolescente alternativas reais para ele construir um novo destino”, diz.
Horizontes – Telefone: (11) 3266-6088 / 3266-6609
Também nessa Edição :
Entrevista: Paul Simpson
Artigo: GoodGuide, uma revolução no consumo consciente
Notícia: O que deu na mídia (edição 90)
Notícia: Desenvolvimento local (2010/02)
Notícia: Regulamentação verde
Notícia: Ideias para conservação da água podem valer U$ 5 mil
Oferta de Trabalho: Procura-se (02/2010)
Leave a Reply