
A Unimed de João Pessoa tem dado uma lição de cidadania na Paraíba. Por meio do seu braço social, o Instituto UniGente, a cooperativa médica tem promovido ações diversas na área de saúde, capacitação profissional, oficinas artísticas e conscientização ambiental fora dos muros do hospital da rede instalado no estado. Presidido pelo médico Aucélio Melo de Gusmão, o UniGente, criado em 2005, já beneficiou mais de 16 mil pessoas.
“A equipe da Unimed de João Pessoa já desenvolvia ações de responsabilidade social, mas em 2005 observamos a necessidade de ampliar isso e resolvemos criar o instituto para abraçar e potencializar essas atividades”, destaca Aucélio Gusmão. Hoje o Unigente tem 11 projetos ativos, que mobilizam mais de 200 voluntários na promoção de ações sociais em comunidades carentes da capital paraibana.
Somente o Projeto Mosaico já capacitou mais de 8 mil jovens, contribuindo para a geração de trabalho e renda na comunidade. “Esse projeto é uma daquelas ações que tem demonstrado grande eficiência artística, cultural e social. Os muros, praças e viadutos de 32 municípios da Paraíba já estampam o trabalho desses jovens. Eles também já levaram o projeto para Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Manaus e Distrito Federal, o que é muito gratificante para todos nós”, conta o presidente do instituto. Na capital do país, multiplicadores foram instrutores de pais e parentes das crianças assistidas pela Associação Brasileira de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) e, juntos, confeccionaram um painel na instituição.
Outro exemplo de ação sustentável e bem sucedida é o Projeto Reciclar, que mobiliza 22 jovens de comunidades carentes da região. Eles transformam o papel descartado pela Unimed em blocos, agendas, quadros e, em breve, formarão uma cooperativa de produção. Por meio do Instituto UniGente, a Unimed João Pessoa adquire as peças para a geração de renda. “Hoje, cada jovem recebe em média R$ 300 com a venda dos produtos. Eles já abriram uma conta poupança e a cooperativa deve ser formatada no próximo ano”, comemora.
O médico Aucélio Gusmão, também presidente da Unimed João Pessoa, tem uma vida dedicada ao social. “Desde os tempos de universidade me interesso e me envolvo com trabalhos sociais. Historicamente, o médico brasileiro, na sua prática diária, tem muito de assistente social. Nessas quase quatro décadas que tenho na medicina desenvolvi muitos trabalhos nesse sentido, trouxe para a Unimed essa experiência e busco diariamente incentivar as atividades socialmente responsáveis”, conta.
Exemplo disso é a versão regional do Prêmio ODM Brasil, desenvolvida pelo instituto. O Unigente premiará ações promovidas na Paraíba por empresas, sociedade civil e governo, que busquem o alcance dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000. O projeto vencedor de cada categoria receberá um computador, que deverá ser utilizado em prol da ação, material para divulgação dos ODM e publicação de suas experiências na imprensa. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro, no site do instituto.
Neste ano, o UniGente obteve pela segunda vez o Selo de Responsabilidade Social conferido pela Unimed do Brasil e pela Fundação Unimed, que tem como meta reconhecer as cooperativas médicas que desenvolvem programas que contribuem para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. “É muito gratificante observar a transformação que a responsabilidade social provoca na vida das pessoas. É importante que todos compreendam que ao fazer pequenas coisas podemos mudar de forma grandiosa o futuro das pessoas e da nossa sociedade”, completa.
Instituto UniGente – Tel.: (83) 2106-0496
Também nessa Edição :
Perfil: A Responsabilidade Social como Estratégia Empreendedora
Entrevista: Cláudio Sales (2007/10)
Notícia: Escravidão no Brasil tem nome, CPF e endereço
Notícia: Óleo de cozinha vira biodiesel no DF
Notícia: Ecomoda
Notícia: O que deu na mídia (edição 45)
Oferta de Trabalho: Procura-se (09/2007)
Leave a Reply