
Projetos sociais apoiados pelo Grupo Votorantim
Grupo Votorantim apóia projetos sociais desenvolvidos em 233 municípios brasileiros
Jovens de baixa renda de todas as regiões do país tiveram a chance de começar a traçar um caminho bem sucedido em 2007. O futuro promissor é resultado da ação desenvolvida pelo Instituto Votorantim, braço social do Grupo Votorantim, que apoiou 103 projetos nas áreas de educação, trabalho, cultura e proteção de crianças e adolescentes. O investimento social beneficiou diretamente cerca de 315 mil pessoas, com idades entre 15 e 24 anos, de 233 municípios.
Para este ano, a meta é apoiar 150 projetos sociais e atender 600 jovens, praticamente o dobro do ano passado. Dados da Secretaria Nacional da Juventude mostram a importância de atuar com esse público. O Brasil possuiu 35 milhões de jovens e somente 49% deles freqüentam a escola. Outros 1,2 milhão são analfabetos. “Esses jovens são capazes de realizar uma transformação social. São receptivos e absorvem com espontaneidade novas perspectivas de vida e novas tecnologias”, destaca a gerente de relacionamento corporativo do instituto, Sueli Chiozzotto.
A sustentação teórica é comprovada por dados concretos: somente nas áreas de educação e trabalho, 46 projetos foram apoiados durante 2007, atendendo 48 mil jovens. O programa “Escola em Ação”, por exemplo, foi responsável pela melhoria de até 55% da leitura e escrita de alunos de toda a rede pública da cidade de Paulista, localizada em Pernambuco. A ação proporcionou, também, a capacitação de 420 professores, supervisores e diretores do município. Já o número de alunos beneficiados superou a marca dos sete mil.
Outro destaque na área de educação foi o “Onda Jovem”. Composto por uma revista e um portal na internet voltado a profissionais que trabalham com juventude, o site atingiu aproximadamente 20 mil internautas e a tiragem da revista alcançou 8 mil exemplares. O projeto foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos “50 jeitos brasileiros de mudar o mundo” e serviu de apoio na produção dos cadernos da 1ª Conferência Nacional da Juventude, promovida pelo governo federal.
Já no campo de capacitação profissional, os projetos “Futuro em Nossas Mãos” e “Evoluir” qualificaram mais de 900 jovens nas áreas de construção civil, mecânica e elétrica. “Com esses projetos, a Votorantim possibilita tanto a capacitação como a inserção qualificada dos jovens no mercado de trabalho, respeitando sua vocação e interesse para a construção de uma carreira profissional”, destaca Sueli Chiozzotto. Para tanto, o instituto orientou a formação de uma rede com clientes e fornecedores do grupo, que já identificou vagas para os jovens participantes de 19 municípios em que os projetos aconteceram.
Cultura e Proteção
Outra frente de atuação do Instituto Votorantim é a promoção do acesso à cultura. Nessa área, o grupo patrocinou 35 projetos de artes visuais, artes cênicas, cinema e vídeo, música, literatura e patrimônio. As ações foram realizadas em 78 municípios, beneficiando cerca de 700 mil pessoas, sendo 269 mil jovens.
“O investimento destinado à produção cultural no Brasil é muito maior que os recursos aplicados em projetos com foco no acesso à cultura. O que nós pretendemos é contribuir para o equilíbrio dessa equação, apoiando ações que tornem a população participante da cultura, seja por meio de projetos de exibição, circulação, práticas e até formação artística”, comenta o gerente de desenvolvimento sociocultural do instituto, Lárcio Benedetti.
O grupo também investiu na proteção dos direitos da criança e do adolescente, por meio do Via Votorantim, programa que orienta e apóia as unidades de negócio do grupo na destinação dos recursos aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA). “Mais que repassar recursos, o programa contribui para o fortalecimento das estruturas de gestão de proteção da criança e do adolescente nos municípios, oferecendo oficinas a representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e aos gestores dos projetos apoiados”, explica Sueli Chiozzotto. A iniciativa atendeu 22 projetos em 22 municípios, beneficiando 7,5 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Instituto Votorantim – Tel.: (11) 3061-9596
Também nessa Edição :
Perfil: Tia Dulce
Entrevista: Evelyn Ioschpe
Artigo: Os Desafios do Gerenciamento de Ações de Marketing Social (2008/04)
Notícia: O que deu na mídia (edição 52)
Notícia: Óleo do bem
Notícia: Química da cidadania
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2008)
Leave a Reply