
Alunos do projeto Cidade da Solda conquistam vagas no mercado de trabalho
Projeto social promove capacitação profissional de jovens maiores de 18 anos e adultos carentes de Minas Gerais
Vinte e três pessoas da região rural de Betim, em Minas Gerais, já podem sonhar com um futuro melhor. Eles acabam de se formar como soldadores no Projeto Cidade da Solda, realizado pela Instituição Social Ramacrisna, em parceria com a prefeitura local e o sistema Senai/FIEMG. Essa é a segunda turma formada pelo projeto, que começou no ano passado e já capacitou 44 soldadores.
Eduardo Martins de Almeida, de 28 anos, é um dos beneficiados pela iniciativa. Trabalha desde 2000 na área industrial e resolveu fazer o curso para ampliar seus conhecimentos. “Agora posso correr atrás de uma colocação melhor na empresa em que trabalho, porque sei que estou capacitado para isso”, afirma.
Outro aluno que receberá o diploma é Willian Douglas de Freitas Brandão, de 22 anos, que viu no curso uma oportunidade de crescimento. “O mercado de trabalho está muito competitivo. Quanto mais conhecimento você adquirir, mais chances de se destacar você terá. Foi por isso que fiz o curso, porque sabia que seria um diferencial no meu currículo”, explica.
O Cidade da Solda é um dos projetos do Fórum Regional de Minas Gerais do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), do Ministério de Minas e Energia. Com o intuito de fortalecer a indústria nacional de bens e serviços e centrado na área de petróleo e gás natural, o programa prevê a instalação de oficinas didáticas de soldagem e de salas de aulas em comunidades carentes, montadas em espaços cedidos pelas prefeituras ou por entidades que já trabalham com formação de pessoas, utilizando recursos cedidos por empresas patrocinadoras.
“O curso é uma ótima oportunidade para os jovens e adultos em risco social, que na maioria das vezes não têm perspectivas de vida e de trabalho, se tornarem profissionais e conseguirem um destaque no mercado em que atuam”, explica o consultor do Prominp, Antônio Humberto Pereira de Almeida.
Em Betim, o projeto funciona nas dependências da Ramacrisna e promove a formação profissional de jovens maiores de 18 anos e adultos, nas ocupações de soldadores e maçariqueiros. Ao concluir o curso, os estudantes são encaminhados ao Sine, para sua colocação no mercado de trabalho.
Para Solange Bottaro, superintendente da Ramacrisna, o projeto muda as perspectivas dos moradores da região. “Aqui eles têm a oportunidade de aprender uma profissão e de entrar no mercado de trabalho preparados para os desafios que irão enfrentar e, assim, podem também melhorar as condição de vida de sua família”, explica. “Além de beneficiar os moradores da região rural da cidade e de promover a inclusão social, esse projeto gera mão-de-obra especializada para uma das áreas que mais crescem e demandam profissionais no Brasil”, completa Solange.
A unidade Cidade da Solda de Betim conta com o patrocínio da Belgo Bekaert, White Martins, Esab, Codeme, Escosoldering, Petrobras, Sebrae e das Organizações Orguel, D.S.D.
Instituição Social Ramacrisna – Tel: (31) 3485-7875
Também nessa Edição :
Perfil: Maria Barbosa da Silva
Entrevista: Vanderley M. John e Paola Figueiredo
Artigo: O desafio de divulgar temáticas sociais
Notícia: O que deu na mídia (edição 53)
Notícia: Mulher Cidadã
Notícia: Desenvolvimento sustentável nos canteiros de obras do DF
Oferta de Trabalho: Procura-se (05/2008)
Deixe um comentário