• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » O que deu na mídia (edição 85)

O que deu na mídia (edição 85)

October 22, 2020 by admin Leave a Comment

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Pauta ambiental engatinha nos sindicatos – “Valor Econômico” – 19/11/2009
“A luta contra o aquecimento global e por maior preservação ambiental já não é mais tabu entre as centrais sindicais. Aos poucos, a percepção de que o país terá de diminuir a emissão de gases poluentes a partir da próxima década atinge os líderes sindicais, que passaram a promover seminários e encontros sobre o tema. O problema, no entanto, está em transmitir aos trabalhadores a nova prioridade”.

Prevenção de acidentes e responsabilidade empresarial – “Valor Econômico” – 19/11/2009
“É iminente uma significativa alteração no Seguro Acidente do Trabalho (SAT), gerido pela Previdência Social, com a entrada em vigor, em janeiro de 2010, do Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Com isso, cada empresa pagará sua alíquota não apenas segundo o risco do setor, como hoje, mas também conforme seu histórico de acidentes e doenças do trabalho, verificado em dois anos consecutivos. No caso de 2010, será levado em conta o período de 2007 e 2008. Usando o mesmo princípio, reenquadramos os setores de atividade nos graus de risco baixo, médio e alto, correspondentes às alíquotas de 1%, 2% ou 3% para o SAT, espelhando os acidentes em cada setor. A mudança é importante para trabalhadores e empresários, pois, pela primeira vez, haverá distinção entre as empresas que efetivamente investem na prevenção de acidentes daquelas que relevam esta causa”.

Campinas registra salto de 100% na responsabilidade social – “DCI” – 19/11/2009
“Aumentou 100% o número de empresas que declaram possuir um sistema de gestão de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), em Campinas, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), na seccional de Campinas, em parceria com as Faculdades de Campinas (Facamp) junto as 350 empresas associadas ao Ibef nos segmentos de indústria, comércio e serviços”.

Comunidade on-line discute responsabilidade – “Valor Econômico” – 19/11/2009“O Centro de Cidadania Corporativa do Boston College criou este mês uma comunidade on-line, apenas para convidados, para que as empresas que o integram compartilhem diretamente as melhores práticas de responsabilidade empresarial. Em menos de três semanas, 228 membros atuais do centro se juntaram a um grupo de 200 que já havia testado o sistema por seis meses. Os administradores esperam que esse tipo de intercâmbio atraia ainda mais empresas ao centro – e paguem uma anuidade de até US$ 10 mil”.

Clima de palanque em Copenhague – “O Globo” – 18/11/2009
“A conferência de Clima das Nações Unidas será uma grande oportunidade para que pré-candidatos à Presidência ganhem visibilidade com um tema de importância internacional. Até agora, três postulantes ao cargo já confirmaram presença em Copenhague: Marina Silva (PV), José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), que chefiará a delegação brasileira”.

Voluntariado agrega valor à marca – “O Globo” – 17/11/2009
“Mulher do empresário Jorge Gerdau, presidente de um grupo empresarial do ramo de siderurgia, a administradora gaúcha Maria Elena Johanpetter conheceu muitas experiências de voluntariado pelo mundo viajando com o marido. Nessas viagens, constatou que o brasileiro já é solidário por natureza: tudo o que precisa é de um empurrãozinho para ir além da caridade. Para casar a experiência das empresas à necessidade das organizações sociais, Maria Elena fundou há quase 13 anos a ONG Parceiros Voluntários”.

País terá meta para emissões até 2020 – “Valor Econômico” – 13/11/2009
“O governo brasileiro vai levar para a cúpula mundial de mudanças climáticas, em Copenhague, Dinamarca, uma previsão de redução na emissão de CO2 até 2020. A chefe da Casa Civil e da delegação brasileira em Copenhague, ministra Dilma Rousseff, assegurou que este ” compromisso voluntário será perfeitamente mensurável e quantificável ” . Não quis, no entanto, adiantar qual será este percentual, que será anunciado hoje em São Paulo. “O que posso dizer é que vocês terão uma surpresa”, declarou a ministra”.

Bandeira verde agora está na mão da Casa Civil – “Correio Braziliense” – 13/11/2009
“Escalada para anunciar o menor desmatamento na Amazônia dos últimos 21 anos, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, encarou ontem a primeira grande responsabilidade frente aos temas ambientais com um inesperado “apagão técnico”. Por 15 minutos, ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — visivelmente irritado — e mais três ministros esperaram, diante de 43 prefeitos, governadores e convidados, enquanto funcionários tentavam superar a dificuldade de operar o sistema que cuidava da apresentação dos números em slides”.

Prêmio seleciona iniciativas brasileiras – “O Globo” – 12/11/2009“Uma parceria que promove a adoção de crianças maiores de 5 anos em Goiânia (GO); um sistema de armazenamento de água da chuva para enfrentar a seca e estimular o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais na Paraíba; cidadãos envolvidos na fiscalização da aplicação dos impostos e no estímulo ao exercício da cidadania no Paraná. As três iniciativas representam o Brasil na V Feira de Inovação Social, promovida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) — uma das cinco comissões econômicas da Organização das Nações Unidas (ONU) —, que começa hoje, com apoio da Fundação W.K. Kellogg, na Univercidade de San Carlos (Usac), da Guatemala”.

TCU vê falha do governo na política para o clima – “Folha de S. Paulo” – 12/11/2009
“O TCU (Tribunal de Contas da União) finalizou quatro auditorias para fiscalizar as ações do governo em relação às mudanças climáticas no país e constatou que as medidas até agora são insuficientes. Os resultados foram apresentados ontem pelo tribunal, a um mês de o Brasil levar para a conferência do clima da ONU, em Copenhague, sua proposta para a redução das emissões de gases-estufa”.

Prospeção atrai novas empresas – “Valor Econômico” – 10/11/2009
“As perspectivas para a geração de energia alternativa têm atraído novas empresas francesas ao país. Em 2008, após um período de observação do mercado, a gigante Areva – presente em 41 países – adquiriu o controle da brasileira Koblitz, empresa de engenharia fundada em 1975 e com mais de 300 projetos de usinas de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Segundo o diretor comercial da Areva Koblitz, Romero Rêgo, a operação brasileira representa hoje 30% da receita mundial da divisão de renováveis da Areva. “Os projetos para biomassa respondem por 70% do faturamento no Brasil e continuarão a ser o carro-chefe”, informa Rego”.

Biodiversidade estreita cooperação – “Valor Econômico” – 10/11/2009
“O foco na biodiversidade deverá estreitar as relações entre Brasil e França no campo da Ciência e Tecnologia (C&T). Dois protocolos assinados recentemente estabelecem cooperação já a partir de 2010. Um deles está voltado para o bioma da região amazônica enquanto o segundo permitirá a repatriação de dados genéticos da flora brasileira. Juntos, os investimentos deverão chegar a R$ 25 milhões em três anos”.

Fundo poderá atenuar poluição do pré-sal – “Folha de S. Paulo” – 10/11/2009
“Debate deve ser feito sem a urgência de calendários eleitorais, dizem analistas; para Palocci, governo não negligenciará fontes limpas. Há soluções possíveis para o dilema entre desenvolvimento sustentável e a exploração de petróleo na camada pré-sal, mas elas devem ser debatidas e trabalhadas sem a urgência de calendários eleitorais ou de interesses privados”.

“Ser verde virou moda. E isso é muito bom” – “Isto É” – 09/11/2009
“Uma das maiores autoridades do mundo sobre meio ambiente, o antropólogo e primatologista americano Russell Mittermeier é um dos generais na cruzada verde. Não por acaso, ele conseguiu recrutar personalidades do porte do ator Harrison Ford e executivos de empresas gigantes como Intel, Starbucks e Walmart para o time de diretores da Conservação Internacional, organização não governamental que preside há 20 anos. Na entrevista a seguir, concedida durante sua passagem relâmpago pelo Brasil para divulgar o livro “A Climate for Life” (Um clima para a vida), Mittermeier falou com exclusividade à Istoé sobre as questões ambientais mais urgentes no País e no mundo”.

Mulheres estão empreendendo mais a cada ano – “Folha de S. Paulo” – 08/11/2009
“Se a presença das mulheres é muito tímida nas posições mais elevadas das grandes companhias, nas pequenas e médias empresas a liderança feminina é marcante e tem crescido rapidamente nos últimos anos. No que diz respeito a abrir um negócio próprio, a diferença também tem se estreitado aceleradamente. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, em 2008 a taxa de empreendedorismo dos homens ficou em 54%, ante 46% das mulheres. Em 2000, o índice feminino estava em apenas 29%”.


Também nessa Edição :
Perfil: Tatiana Rolim
Entrevista: Paulo Branco
Artigo: Novo acordo climático terá que exigir compromisso maior dos países
Notícia: Empresa responsável atrai investidor
Notícia: Natal educativo
Notícia: Escola verde
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2009)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service