• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » O que deu na mídia (edição 78)

O que deu na mídia (edição 78)

February 16, 2020 by admin Leave a Comment

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Desmate na Amazônia cai 55%, aponta Inpe – “Folha de S. Paulo” – 05/08/2009

“Faltando apenas um mês para completar o período de coleta da taxa oficial de desmatamento do ano, os satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registraram uma queda de 55% no ritmo de abate da floresta amazônica. Os dados dos últimos 11 meses indicam que a Amazônia deverá ter a menor taxa de desmatamento desde 1988, quando o instituto começou a medir a devastação”.

Impactos da crise nas gestões – “O Globo” – 04/08/2009

“Empresas que apostaram na sustentabilidade como estratégia de negócio estão colhendo os frutos da decisão frente ao maior teste que a economia mundial já enfrentou: a crise financeira iniciada em 2008. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS) em parceria com a Coppead/UFRJ, a adoção de práticas sustentáveis reduziu o impacto da crise em companhias que as incorporaram ao seu dia-a-dia”.

Por uma pecuária sustentável – “O Globo” – 04/08/2009

“Uma fazenda em São José do Xingu, no Mato Grosso, vem mostrando que é possível viver de pecuária e agricultura nesse país sem desmatar floresta, sem trabalho escravo e com responsabilidade social. Apesar do nome que remete a tempos em que os conflitos eram resolvidos à bala, a Fazenda Bang-Bang busca soluções ambientais e sociais através de muita parceria. A recomposição de matas às margens de rios, a capacitação de funcionários, o cuidado com o manejo do gado e com o lixo são investimentos que a fazenda faz levando em conta não só a necessidade de corrigir erros do passado, mas também visando a um mercado que valoriza a pecuária sustentável”.

Cresce procura por cursos no setor – “O Globo” – 02/08/2009

“A reciclagem e os biocombustíveis são apontados como os setores que mais oferecem empregos verdes no Brasil. Mas não são as únicas. Reaproveitamento de resíduos, agricultura orgânica, biocosméticos, construções verdes e turismo ecológico também são setores fortes, segundo os especialistas. O potencial de geração de empregos verdes na construção civil pode chegar a 800 mil com a incorporação de novas tecnologias. O programa “Minha casa, minha vida”, por exemplo, vai gerar 18 mil vagas em toda a cadeia produtiva”.

Empregos verdes – “O Globo” – 02/08/2009

“Há dez anos, quase ninguém ouvia falar em empregos verdes. Hoje, não se fala em outra coisa. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 1,5 milhão de brasileiros realiza atividades que contribuem, de alguma forma, para a redução de impactos ambientais. Desse universo, 500 mil trabalham com energias renováveis, 500 mil, com reciclagem, e o restante, em outros campos de atuação, como reflorestamento, construções sustentáveis e saneamento”.

Economia verde – “Isto É Dinheiro” – 01/08/2009

“Já faz tempo que as boas empresas investem em políticas socioambientais que incluem não apenas as suas práticas, mas também as de seus fornecedores. Só que, até pouco tempo atrás, quem se preocupava em cuidar do meio ambiente e do bem-estar de seus fornecedores tinha que arcar com custos mais elevados do que os concorrentes – pelo menos esta sempre foi a desculpa de quem preferia destruir em vez de preservar o meio ambiente”.

Empresas querem que Brasil assuma metas para redução de efeito estufa – “Valor Econômico” – 30/07/2009

“Um grupo de empresas brasileiras pretende influenciar a posição do governo brasileiro nas negociações sobre mudanças climáticas, em especial na conferência de Copenhague, em dezembro. Elas querem que o Brasil assuma metas para a redução de emissão de gases de efeito estufa. O grupo, formalizado ontem em encontro na capital paulista, estudará propostas a serem levadas pelo país à conferência, assim como contribuições das próprias empresas para a redução das emissões. Um documento será entregue em setembro à Presidência da República com o resultado das discussões”.

Regulação amplia práticas de responsabilidade social – “Valor Econômico” – 29/07/2009

“A responsabilidade social é uma tendência em alta nas empresas. Pelo menos 50% delas adotam no mínimo 22 de 56 práticas consideradas significativas para caracterizar o comprometimento com o desenvolvimento sustentável, que supõe equilíbrio entre aspectos econômicos, ambientais e sociais. Grande parte das iniciativas em curso está em áreas de impacto direto para a sobrevivência dos negócios ou relaciona-se a regulamentações. São ações nos campos da proteção das relações de consumo e nas relações de trabalho realizadas por 60% das companhias”.

Logística verde – “Valor Econômico” – 27/07/2009

“O transporte de carga incorpora uma nova e complexa variável que vai além da redução de custos, segurança ou rapidez na entrega. Cifrões, mapas de rota e medidas como quilometragem, peso e volume dividem espaço nas planilhas de logística com uma conta típica dos tempos modernos: a quantidade de gases do efeito estufa liberada pelos veículos. O mercado exige a matemática ambiental. “Na era do aquecimento global, é imperativo diminuir emissões atmosféricas, porque isso definirá a existência de nossos negócios no futuro”, afirma Jorge Lima, gerente de assuntos governamentais e socioambientais da Unilever Brasil”.

Voluntários promovem consultas e doações – “Valor Econômico” – 27/07/2009

“‘Agora já posso casar’, diz o lavrador paraibano Otacílio Joaquim da Silva, emocionado, ao receber a doação de um colchão. Ele tem “os olhos rasos d´água”, como diria o poeta, mas ironiza sua condição de vida. Aos 85 anos, aposentado, solitário, tendo como única companhia um violão quebrado, Silva vive numa casa de pau-a-pique, de dois cômodos, coberta com folha de sapé, um varal com duas calças e um pequeno fogão a lenha, às margens da rodovia que liga Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba, a Caicó, no vale do Seridó, Rio Grande do Norte, penúltima etapa do Rally dos Sertões”.

De boa vontade – “Folha de S. Paulo” – 27/07/2009

“Um adesivo de uma ONG colado em um carro estacionado. Esse sinal foi o suficiente para Rafael Ventura, na época com 14 anos, decidir fazer a diferença. Conheceu, pela internet, o projeto “Cidade Amiga”, contra o desmatamento. Com a papelada em mãos, pediu uma audiência com o prefeito de Ribeirão Pires (SP), que concordou em assinar os documentos. Hoje, Rafael tem 19 anos, estuda geografia e continua engajado -é um dos cinco voluntários paulistas menores de 21 anos do Greenpeace, organização que defende o ambiente”.

BNDES impõe novas regras aos frigoríficos – “Valor Econômico” – 23/07/2009

“O BNDES apertou o cerco contra as práticas ambientalmente incorretas, sobretudo o desmatamento, de frigoríficos de carne bovina e sua cadeia de fornecedores. O presidente do banco, Luciano Coutinho, anunciou ontem novas exigências para a concessão de crédito ao segmento, entre as quais a implementação de um sistema de rastreabilidade a partir do segundo semestre de 2010 e a realização de auditoria independente para comprovar o cumprimento das diretrizes socioambientais do banco”.


Também nessa Edição :
Perfil: Denizard Baldan
Entrevista: Gustavo Souto Maior
Notícia: Investimento na comunidade
Notícia: Rumo à inclusão social
Notícia: Elétricas no clima sustentável
Oferta de Trabalho: Procura-se (08/2009)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service