• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » O que deu na mídia (edição 43)

O que deu na mídia (edição 43)

September 9, 2020 by admin Leave a Comment

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Voluntariado se moderniza e vira estratégia empresarial – “O Estado de São Paulo” – 01/08/2007
“Houve um tempo em que realizar trabalho voluntário era assunto apenas para entidades filantrópicas. Com o engajamento das empresas em causas sociais, a partir da década de 1990, o voluntariado corporativo se modernizou. Hoje, as companhias mantêm programas estruturados, com planejamento e orçamento próprios. E buscam fórmulas mais inovadoras”.


Faça a sua parte e ajude a preservar o meio ambiente – “O Estado do Paraná” – 31/07/2007
“O meio ambiente é tudo que nos cerca e nos influencia, desde o clima até a alimentação e o modo de vida em sociedade. Pensar em meio ambiente é pensar em todas as relações do ser humano no planeta, como o consumo, a produção, os modos de se comportar e a conservação da natureza”.


Estatais convivem com discriminação da mulher – “O Globo” – 25/7/2007
“A mineira Elza Kallas é uma exceção à regra nos 53 anos da Petrobras. Ela é a primeira mulher a comandar uma unidade industrial da empresa: a mina de xisto de São Mateus do Sul, no Paraná. À frente de 980 funcionários, 90% deles homens, Kallas coordena uma produção diária de 7,8 mil toneladas de xisto. Mãe de dois filhos, seu sonho é que um dia as mulheres ocupem mais cargos de comando, não só na Petrobras, mas no mercado como um todo, e que sua ascensão profissional, num universo dominado por homens, vire rotina”.


Lixo pode ser transformado em energia elétrica no Ceará – “Diário do Nordeste” – 25/7/2007
“Fechar o ciclo de produção e consumo, com a reciclagem dos resíduos gerados pelo ser humano ainda parece utopia, mas, aos poucos, alcança a realidade. Pelo menos já é assim há mais de dois anos, no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Fundão, no módulo piloto da Usinaverde, que promete, em breve, chegar às terras alencarinas. Inicialmente está prevista a implantação de módulo na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), em Maracanaú, onde fica o Distrito Industrial. Paralelamente, está em fase de negociação, com o Governo do Estado, a implantação de uma outra planta, no Cariri”.


ONG começa a produzir laptop de US$ 176 para estudantes – “O Dia” – 24/7/2007
“A organização sem fins lucrativos Um Laptop por Criança (OLPC, na sigla em inglês) autorizou nesta segunda-feira o início da fabricação em larga escala de notebooks especiais com baixo custo e que serão dados a estudantes de países em desenvolvimento. Os computadores, chamados XO, serão vendidos aos governos desses países, que deverão cedê-los a alunos para ser usados em iniciativas educacionais. As máquinas devem começar a ser distribuídas em massa às crianças em outubro deste ano”.


Aborto mata 68 mil mulheres por ano – “Estado do Maranhão” – 22/7/2007
“Um relatório divulgado pelo Banco Mundial quinta-feira estima que 46 milhões de abortos são realizados no mundo todos os anos, resultando em 68 mil mortes. O estudo, intitulado “Questões sobre População no Século 21: O papel do Banco Mundial”, estima que entre os 46 milhões de abortos anuais, 20 milhões são feitos fora das medidas de segurança e higiene. Ainda segundo o Banco Mundial, 210 milhões de mulheres engravidam todos os anos, e destas, 500 mil morrem durante a gravidez ou no parto”.


Usinas buscam a gestão socioambiental – “Valor Econômico” – 20/7/2007
“As usinas paulistas se preparam para criar uma gestão socioambiental no setor sucroalcooleiro, em meio a uma guerra pelo mercado de etanol que tende a colocá-las na posição de vilãs do trabalho e da ecologia. Os compradores internacionais ampliam exigências e privilegiam os fornecedores que adotam políticas de sustentabilidade”.


OMS e FAO alertam para risco sanitário sério no comércio internacional – “Valor Econômico” – 20/7/2007
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançaram ontem um forte apelo a todos os países para reforçar seus sistemas de segurança de alimentos e serem “muito mais vigilantes” sobre os fabricantes de produtos alimentares no comércio internacional. A agência da ONU diz que passou a investigar até 200 incidentes de segurança sanitária de alimentos por mês, para determinar impactos sobre a saúde pública. Isso só envolve casos no comércio internacional, não os puramente nacionais. O perigo vem de todas as partes do mundo, segundo as duas agências”.


Empresas descobrem força do consumidor deficiente – “Correio da Bahia” – 20/7/2007
“Ao contrário de um tratamento tipo “coitadinhas”, as pessoas com deficiência, que a cada dia conquistam mais espaços no mercado de trabalho, querem ser vistas e tratadas como cidadãs plenas. E isto inclui o direito de escolher as próprias roupas, o restaurante e o barzinho que querem freqüentar, o hotel onde se hospedar, o supermercado onde fazer as compras ou mesmo o transporte ideal para ir ao trabalho ou passear. As iniciativas de inclusão econômica desse contingente, estimado em quase 25 milhões de brasileiros (dois milhões na Bahia) com um potencial de consumo que chega a R$5 bilhões, ainda são tímidas. Mas já revelam sinais de cura dessa cegueira empresarial, permitindo distinguir pelo menos uma luz no fim do túnel”.


ONU já prepara ataques ao etanol – “O Estado de São Paulo” – 19/7/2007
“A diplomacia do etanol do Brasil sofrerá um duro ataque na Assembléia-Geral da ONU. O Estado apurou que um relatório será apresentado aos mais de 190 membros em setembro em Nova York, alertando para o risco de que o crescimento da produção de etanol acabe agravando a situação da fome no mundo. O autor do documento é o suíço Jean Ziegler, relator especial da ONU para o Direito à Alimentação. Essa será a primeira vez que um relatório sobre o assunto será apresentado à Assembléia-Geral.Apesar de não ter o peso de uma resolução, o documento poderá ser seguido por pedidos de estudo mais aprofundado sobre o etanol antes que seja usado como opção sustentável”.


Nórdicos querem parceria no etanol – “Correio Braziliense” – 19/7/2007
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca, no início de setembro, para uma viagem que o levará a quatro capitais dos países nórdicos. A visita, primeira de Lula àquela região da Europa, tem como principal objetivo promover o uso dos biocombustíveis junto a nações historicamente sensíveis a questões ambientais e com passado de intensa cooperação com nações em desenvolvimento. Lula também deve se empenhar em atrair investimentos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vender os atrativos turísticos do Brasil em lugares onde as populações gozam de alto poder aquisitivo e tempo de férias superior à média européia. A turnê nórdica (leia o quadro nesta página) começa pela Finlândia, país com grandes investimentos no Brasil, entre os quais a fábrica da Nokia em Manaus, que tem mais de três mil funcionários, e a Veracel celulose, uma joint venture da finlandesa Stora Enso com a brasileira Aracruz, na Bahia. Em seguida, a comitiva de Lula, que terá importante delegação empresarial, embarca para a Suécia, nação européia que já conta com a maior frota de veículos movidos a etanol (40 mil). A terceira etapa da viagem será a Dinamarca. Por fim, Lula voltará à Península da Escandinávia para visitar a Noruega, terceira maior exportadora mundial de petróleo”.


Energia poupada em prédios – “Diário do Nordeste” – 19/7/2007
“Reduzir em até 50% o consumo de energia elétrica nos espaços construídos é possível com a aplicação de conceitos físicos necessários à construção de estruturas ecologicamente corretas. A informação é de Oscar Corbella, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que profere a palestra ´Em Busca de uma Arquitetura Sustentável para os Trópicos´, hoje, a partir das 8h30min, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O professor esteve esta semana em Fortaleza, a convite do Cefet, ministrando curso de Arquitetura Bioclimática, na Especialização em Tecnologia do Ambiente Construído”.


27% saíram da pobreza no País – “Correio da Paraíba” – 18/7/2007
“Um relatório divulgado pelo Centro Internacional de Pobreza, instituição de pesquisa do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), afirma que 27% dos pobres das áreas urbanas do Brasil conseguiram sair da situação de pobreza em dez anos. Os 73% restantes teriam ficado estagnados “em uma situação de pobreza crônica”, afirma o estudo intitulado Distinguindo a pobreza crônica da transitória no Brasil. A pesquisa utilizou dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 1993 a 2003 e dividiu a população urbana adulta em 180 grupos, de acordo com o ano de nascimento, sexo, cor, escolaridade e região de domicílio”.


Pnud aproveita Pan-americano para lançar projetos sociais – Tribuna da Imprensa” – 16/7/2007
“O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) aproveita os Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro, para iniciar uma série de ações sociais em parceria principalmente com os ministérios da Justiça e dos Esportes, conforme revelou a coordenadora de Políticas Sociais do programa Maristela Baioni”.


Vilã do aquecimento – “Correio Braziliense” – 15/07/2007
“Enquanto a comunidade internacional se prepara para acompanhar os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, as autoridades chinesas trabalham para honrar a promessa de melhorar os índices de poluição da cidade até a abertura do evento. O governo já tirou das ruas milhares de táxis e carros velhos, e fábricas foram removidas. Não à toa, um dos três lem as dos jogos é “Olimpíada Verde”. Mas a China corre contra o tempo não apenas para receber os atletas. A destruição ambiental e a poluição ameaçam frear o boom econômico do país, que hoje cresce a taxas de 10% ao ano. “Esse milagre logo acabará, porque o meio ambiente simplesmente não consegue acompanhar o ritmo”, alerta Pan Yue, diretor da Agência de Proteção Ambiental do Estado (Sepa, em inglês). “Nossos recursos naturais são escassos e nossa população não pára de crescer.” Além de ser o maior produtor mundial de sapatos e brinquedos, em 2006 a China ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior país emissor de dióxido de carbono (CO2), informou um relatório divulgado no mês passado pela Agência de Avaliação Ambiental da Holanda. No entanto, autoridades chinesas rebateram as críticas e insistiram que os EUA ainda estão muito à frente em emissões per capita. Os funcionários também acusaram os países ricos de “hipocrisia”, lembrando que o Ocidente não mostrou “nenhuma piedade pelo meio ambiente durante suas duas revoluções industriais”.


Falta de política pública ameaça as ONGs de defesa das crianças – “Correio da Bahia” – 14/7/2007
“A falta de políticas públicas em defesa de crianças e adolescentes tem levado instituições que atuam na área a fechar as portas. Este é o caso do Instituto Beneficente Conceição Macedo (IBCM) que abriga 120 pessoas e tem o funcionamento ameaçado pela irregularidade no repasse de recursos da prefeitura. A situação, uma das muitas denunciadas ontem durante a comemoração dos 17 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ilustra bem o que a falta de investimentos do poder público na implementação de políticas específicas tem acarretado a jovens e crianças baianas. Especialistas reforçaram as críticas também durante seminário realizado no Ministério Público do Estado (MPE/BA)”.


ECA completa 17 anos entre conquistas e frustrações – “Gazeta do Povo” – 13/07/2007
“O Estatuto da Criança e do Adolescente, criado pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, completa 17 anos hoje em meio a comemorações e frustrações. É o ECA que assegura os direitos de 60 milhões de brasileiros menores de 18 anos, até então sem amparo legal. Os avanços podem ser medidos na educação, na saúde, na queda da mortalidade infantil e no aumento do combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A maior preocupação tramita no Senado, que há dois meses aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), reduzindo a maioridade penal para 16 anos. A mudança poderá ser decidida em plebiscito”.


AmBev aplica R$ 195 milhões em ações sócioambientais – “Gazeta Mercantil” – 11/7/2007
“A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) investirá R$ 195 milhões em ações de responsabilidade social e ambiental ao longo de 2007. Essa é a primeira vez que a empresa divulga esse número, que será destinado para buscar melhores práticas para o meio ambiente – como a reutilização de produtos e economia de água e energia -, ações de consumo responsável e de gestão.  Além do montante que será investido ao longo do ano, a AmBev divulgou ontem seu relatório de sustentabilidade relativo ao ano de 2006. De acordo com Beatriz Oliveira, gerente de meio ambiente, a empresa diminuiu em 23,5% o índice de consumo de água por hectolitro produzido. Em 2002, esse índice era de 5,36 hectolitros de água consumidos para cada hectolitro produzido, e fechou 2006 em 4,3 hectolitros”.


Bird cita emergentes com boa governança – “Valor Econômico” – 11/7/2007
“A avaliação da governança pública feita anualmente pelo Banco Mundial mostrou que em 2006, apesar de não ter havido significativa melhora global, uma série de países em desenvolvimento atingiu níveis próximos ou até superiores a países ricos. A avaliação do Brasil se manteve estável, apesar de o país ter piorado levemente em quase todos os itens analisados. No grupo de países em desenvolvimento que se sobressai há três latino-americanos: Chile, Costa Rica e Uruguai, cuja avaliação supera a de países como Itália e Grécia”.


Desigualdade prejudica crescimento no Brasil – “Correio Braziliense” – 11/7/2007
“Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, disse ontem em Belo Horizonte, que o país conseguiu controlar a inflação e atingir “bom desempenho econômico e fiscal”, mas tem seu crescimento afetado pelo “fosso” que existe entre ricos e pobres. Defensor do livre comércio e do microcrédito como elementos fundamentais para o desenvolvimento econômico, Paulson teve reunião fechada com o governador Aécio Neves e participou de encontro de empresários e executivos mineiros. A falta de regras setoriais claras e infra-estrutura no Brasil foram alvos constantes de críticas do secretário. Em conversa com os empresários ele ouviu e comentou, por quase duas horas, problemas enfrentados pelas empresas brasileiras no mercado nacional. “Essa falta de infra-estrutura no Brasil atrapalha o acesso das pessoas à economia e reduz as oportunidades”, disse Paulson”.


Empresas apostam na educação dos jovens – “Gazeta Mercantil” – 10/7/2007
“A educação é, de longe, o foco principal do investimento social feito por empresas socialmente responsáveis no Brasil. E dentro dela, os ensinos fundamental e médio têm recebido atenção prioritária. Censo recente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), revela que 80% dos seus 101 associados investem em ações como capacitação de professores, tecnologias sociais e complementação escolar, o que corresponde a R$ 300 milhões anuais colocados na melhoria da qualidade da escola para crianças de 7 a 14 anos e jovens até 24 anos. “Há hoje um consenso de que a educação constitui um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento com justiça social e que representa a causa de muitos dos nossos problemas sociais. Atuar na causa e não no sintoma é traço diferencial do investimento social privado em relação à filantropia”, afirma Fernando Rossetti, secretário-geral do GIFE”.


Também nessa Edição :
Perfil: Helio Mattar
Entrevista: Sônia Favaretto
Artigo: A construção de uma Sociedade Sustentável: o desafio da nossa geração
Notícia: Minas Gerais ganha projeto pioneiro de sustentabilidade
Notícia: Socialização pela arte
Notícia: Olhos de cão
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2007)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service