
Reagir à mudança climática nos próximos 15 anos é o “megaprojeto de desenvolvimento” do mundo dada a necessidade de investir trilhões de dólares em infraestrutura, na criação de empregos e na estabilidade econômica, disse a principal autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU) para a mudança climática nesta terça-feira. “É fundamental do ponto de vista econômico que os países levem adiante o enfrentamento da mudança climática por causa dos benefícios que isso trará em termos de alimentos, água e energia, assim como emprego”, afirmou Christiana Figueres, secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) durante uma conferência sobre o mercado de carbono em Barcelona, na Espanha.
Ofensiva americana para salvar os polinizadores – “Página 22” – 26/05/2015
A Casa Branca anunciou na última terça-feira um plano nacional para salvar sua população de abelhas e, por tabela, a agricultura dos Estados Unidos, dias após a divulgação de que os apicultores americanos perderam 42% de suas colônias no ano passado. A estimativa, a segunda pior já registrada no país, foi divulgada pelo Departamento de Agricultura dos EUA no dia 14 de maio. A nova iniciativa visa tornar grandes extensões de terras federais, como as margens de rodovias, mais hospitaleiras para abelhas e outros polinizadores, como as também ameaçadas borboletas monarca, além de ampliar os gastos com pesquisa e discutir a possibilidade de impor uma redução no consumo nacional de herbicidas.
São Paulo começa a conquistar Tarifa Zero – “Outras Palavras” – 26/05/2015
Caiu no sábado passado (23/5), em São Paulo, um grande tabu que limitava o Direito às Cidades nas grandes metrópoles. Após anos de luta, os moradores dos bairros do Marsilac, Barragem, Bosque do Sol e Jusa, no extremo sul da cidade, conquistaram quatro novas linhas de ônibus, que garantirão pela primeira vez o acesso pleno ao transporte público. O transporte será gratuito, pela primeira vez na maior metrópole do país. A vitória foi alcançada em reunião com o Prefeito Haddad, os secretário dos Transportes e do Verde e a SPTrans, operadora das linhas de ônibus no município. O encontro ocorreu na subprefeitura de Parelheiros. Enquanto representantes dos moradores e do Movimento Passe Livre (MPL) dialogavam com os governantes, a população protestava na avenida.
Sinais promissores no panorama da energia – “Estadão” – 27/05/2015
Nas últimas semanas este jornal tem publicado notícias animadoras para o setor sucroalcooleiro, principalmente quanto ao interesse de investidores, até mesmo do exterior, na compra de instalações voltadas para a produção de energia elétrica com bagaço de cana-de-açúcar. É importante, já que de 380 usinas existentes 170 vendem energia (Estado, 18/5), a partir de sua capacidade de 9.331 MW (equivalentes a 70% da energia da usina de Itaipu). Mas o setor sucroenergético está em crise – 80 usinas paradas, 23 em recuperação judicial –, por várias razões. Sua recuperação poderá levar a avanços relevantes no setor de energia em geral: as biomassas só participam com 4% da matriz energética; com a expansão da energia produzida com o bagaço essa participação poderia ser multiplicada por quatro (Agência Estado, 8/5), já que hoje 97% da área de produção de cana está mecanizada.
Desmate na Amazônia entre fevereiro e abril aumentou 62,7%, aponta Inpe – “Globo.com” – 28/05/2015
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta quinta-feira (28) que, durante o trimestre de fevereiro, março e abril deste ano, os alertas de alteração na cobertura florestal da Amazônia, incluindo corte raso (destruição total) e degradação (destruição parcial) somaram 550 km². Esse número é 62,7% maior que os 338 km² registrados no mesmo período do ano passado. Do total identificado pelo Inpe entre fevereiro e abril deste ano, estima-se que 362 km² (65,8%) são de áreas de desmatamento por corte raso e 180 km² correspondem a áreas de degradação florestal. Mato Grosso é o estado que teve maior área de alertas –264,4 dos 550 km².
Pesquisadores conseguiram construir um chip biodegradável composto de celulose, a fibra presente na madeira. Cientistas da universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, se uniram ao departamento de Agricultura americano para desenvolver o novo semicondutor. O estudo foi publicado na última edição da revista Nature. A maior parte de um chip convencional é composta por uma camada de suporte, que abriga a parte do processador que faz o computador funcionar. A equipe de pesquisadores trocou essa camada, normalmente composta por um metal que não é biodegradável, por um composto chamado de celulose nanofibril (CNF), um material flexível e biodegradável. “Os chips são tão seguros que podem ser colocados em uma floresta e os fungos irão desintegrá-los. Eles são tão ecológicos quanto fertilizantes”, diz o professor Zhenqiang Ma, líder da equipe de pesquisas.
Casos de corrupção afetam construção de novo cosmódromo na Rússia – “AFP” – 28/05/2015
O cosmódromo de Vostochny, que deve substituir o de Baikonur, simboliza as renovadas ambições da indústria espacial russa – mas até agora tem sido sobretudo uma fonte de escândalos de corrupção e de más condições de trabalho. Moscou tenta reativar um setor espacial que foi motivo de orgulho durante o período soviético mas que agora acumula fracassos, como a perda este mês do satélite mexicano Centenario, após uma falha no lançamento de um foguete. O presidente russo Vladimir Putin transformou a recuperação do setor numa prioridade e a Rússia empreendeu uma reforma de sua agência espacial e colocou em andamento um novo tipo de foguete, assim como um novo cosmódromo.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reforçou na quinta-feira, 28 de maio, a importância de um trabalho conjunto nas cidades brasileiras para garantir o encerramento dos “lixões” – forma inadequada de disposição final de resíduos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O posicionamento foi defendido em rodada de debates do último dia da 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Questões como o tamanho e a população residente nas cidades devem ser levadas em consideração. “É intolerável que o país ainda lide com o lixo dessa forma”, declarou a ministra.
Os alunos da escola pública Liceu Antonio Meucci, localizada em Aprili, cidade italiana próxima de Roma, têm agora um motivo além da sustentabilidade para fazer o trajeto casa-escola pedalando. Através do projeto Bike Control, que instalou sensores nas bicicletas que controlam distância percorrida e a quantidade de gás carbônico que deixa de ser emitida na atmosfera ao usar a bicicleta no lugar do carro, estudantes do ensino médio ganham pontos extras na avaliação escolar, como se fossem atividades extracurriculares.
A seis meses de Paris, negociações devem ganhar impulso – “UOL” – 29/05/2015
Negociadores sobre o clima de 195 países tem um encontro marcado em Bonn a partir de segunda-feira (1) por 10 dias, um passo fundamental na estrada esburacada até um acordo para limitar o aquecimento global daqui a seis meses em Paris. “Não esperamos um milagre”, alertou a negociadora francesa Laurence Tubiana, mais “vamos ver se conseguimos entrar num mundo de negociação ativo ou se as partes ainda vão ficar esperando”. Os delegados têm daqui pra frente sobre a mesa um projeto de resolução aceito por todos, mas que tem o defeito de conter todas as opiniões possíveis sobre os principais assuntos de negociação: o objetivo de longo prazo de redução das emissões de gás de efeito estufa, ajuda à adaptação às mudanças climáticas, as ações daqui até 2020 e seu financiamento, a divisão do esforço entre países ricos e em desenvolvimento, a avaliação dos compromissos e o mecanismo para revisá-las pra cima, os meios de verificação e a forma jurídica do acordo.
Este é o prognóstico da presidenta executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Silva Gannoum, apresentado hoje (28) no 12º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), aberto ontem (27), no Rio de Janeiro, pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. No ano passado, o Brasil foi o quarto país do ranking, em termos de aumento da capacidade eólica, atrás da China, Estados Unidos e Alemanha, com expansão de 2,5 gigawatts (GW) de energia. Já em relação à capacidade instalada, ocupava a décima posição, com ganho de três posições em relação ao ano anterior.
Obama pede ação ante mudança climática e teme piores furacões – “Ambiente Brasil” – 30/05/2015
A poucos dias do início da temporada de furacões, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu na quinta-feira (28) em Miami medidas sobre as alterações climáticas, usando sua nova conta no Twitter. Os melhores estudiosos sobre o clima nos dizem que os fenômenos extremos tais como os furacões voltarão provavelmente mais poderosos”, informou Obama no término de sua primeira visita ao Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) em Miami, Flórida (sudeste dos EUA). A medida que se aproxima a conferência internacional de Paris sobre o clima, em dezembro, Obama aumenta seus chamados para agir sobre as mudanças climáticas. O objetivo da comunidade internacional é limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius em relação à era pré-industrial.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) publicou novo relatório “O Estado da Insegurança Alimentar na América Latina e o Caribe” na última quinta-feira (28/05). Nele consta que na região a porcentagem de subalimentação caiu para 5,5% (em 1990 eram quase 15%) e o número total a 34,3 milhões, fazendo com que se atingissem as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e da Cúpula Mundial da Alimentação (CMA). O relatório da FAO informa que os avanços regionais se devem principalmente ao êxito que tem tido os países do Cone Sul e seu comprometimento com políticas públicas voltadas para os mais vulneráveis aliado ao crescimento macroeconômico.
Auditorias reforçam sucesso do Compromisso Público da Pecuária – “Envolverde” – 01/06/2015
Há dez anos o Greenpeace começou a investigar a cadeia produtiva da pecuária na Amazônia, setor que ainda hoje representa uma das principais ameaças à preservação da floresta. Em 2009 lançamos o relatório “A Farra do Boi da Amazônia”, que mostrava a terrível relação entre empresas frigoríficas e clientes como Nike, Adidas, Unilever, Casino, Carrefour e Walmart com o desmatamento da floresta e o uso de trabalho escravo. O esforço valeu a pena. Apenas um mês depois da publicação do relatório, os maiores frigoríficos do Brasil – JBS, Marfrig e Minerva – que representam hoje algo em torno de 60% de tudo o que é abatido no bioma, assumiram um compromisso público de só negociarem carne e couro com fazendas que não recorressem ao desmatamento, ao uso de trabalho escravo ou invasão de áreas protegidas.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos anunciou que estão abertas as inscrições para o seu programa de intercâmbio para afrodescendentes (“Fellowship Programme for people of African descent”), a ser realizado de 2 a 20 de novembro em Genebra, Suíça. Candidatas/os devem: ser de ascendência africana vivendo na diáspora, ter um mínimo de 4 anos de experiência relacionada aos direitos de pessoas afrodescendentes, ter domínio da língua inglesa, ter disponibilidade para participar de todo o período do programa e ter o apoio de uma organização com atuação em assuntos relacionados aos povos afrodescendentes ou direitos das minorias. O prazo para recebimento das candidaturas é 01 de julho de 2015. Todos os detalhes sobre o processo de seleção estão disponíveis na página na internet (em inglês).
OMS diz que poluição atmosférica mata oito milhões de pessoas por ano – “Globo.com” – 01/06/2015
Um estudo da Universidade de São Paulo mostrou como os efeitos nocivos da poluição do ar afetam muito mais do que o sistema respiratório. Que a fumaça do cigarro faz mal para a saúde ninguém ignora. Eu saio de perto, vou para outro lugar”, conta uma mulher. Mas, do ar, ninguém, pode fugir. E segundo a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar mata oito milhões de pessoas no mundo, todos os anos. Um estudo feito pelo laboratório de poluição atmosférica da USP pesquisou dados oficiais sobre as partículas finas que saem dos escapamentos dos carros e das chaminés das indústrias que usam carvão e diesel. Esse tipo de poluição provoca inflamações em todo o sistema respiratório, do nariz até os pulmões. Mas o maior perigo é quando as partículas chegam à corrente sanguínea.
Ministra Izabella Teixeira defende pacto pela despoluição da Baía de Guanabara – “EBC” – 01/06/2015
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (1º) que governo e prefeituras do Rio de Janeiro deveriam fazer um plano, de longo prazo, com responsabilidades específicas, para despoluir a Baía de Guanabara, que receberá mais de 300 atletas para provas das Olimpíadas de 2016, que será realizada na capital do estado. Embora seja um dos principais cartões postais da cidade, a qualidade da água da Baía de Guanabara é questionada por especialistas, que sugerem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para pactuar esforços e limpar de uma vez o local. “Se alguém acha que vai limpar [a Baía de Guanabara], de quatro em quatro anos, sinto muito, mas chama Pedro Álvares Cabral, volta no tempo [porque não vai]”, disse a ministra, em evento no Tribunal de Justiça do Rio. Para ela, é preciso um compromisso.
Aquecimento global afetará biodiversidade marinha mesmo dentro da meta – “Terra.com” – 01/06/2015
Os oceanos passarão por uma “mudança importante” em sua biodiversidade, mesmo que o aquecimento global se mantenha inferior a 2°C, a meta estabelecida pela comunidade internacional, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira. “Se o aquecimento climático não for controlado rapidamente, isso provocará uma reorganização maciça da biodiversidade marinha em escala planetária”, alertam os pesquisadores, a seis meses da Conferência de Paris sobre o Clima (COP21), na qual se tentará chegar a um acordo para limitar o aumento de temperatura a até 2°C. Feito por uma equipe internacional dirigida pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, sigla em francês), o estudo foi publicado na revista “Nature Climate Change”.
Parque eólico que recebeu R$ 875 milhões está abandonado na Bahia – “Ciclo Vivo” – 01/06/2015
Após investimento de R$ 875 milhões, o Parque Eólico de Casa Nova está abandonado há dois anos. O projeto, instalado no norte da Bahia, nunca chegou a funcionar. Além da perda do dinheiro aplicado na construção, o abandono dos materiais que não chegaram a ser usados fez com que boa parte dos equipamentos fosse perdida. A denúncia foi feita pelo jornal Estado de Minas. De acordo com a publicação, o parque conta com 30 torres de cem metros de altura. Somado à fazenda eólica de Sobradinho, localizada nas proximidades, o complexo seria capaz de produzir 180 megawatts de energia, suficientes para abastecer uma cidade com 600 mil habitantes. A produção de energia renovável no parque de Casa Nova sempre foi considerada uma opção importante para compensar a produção hidrelétrica do Rio São Francisco. A vazão do manancial tem diminuído a cada ano e outras soluções são necessárias para suprir essa demanda. Em declaração ao Estado de Minas, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Marcus Vinícius Polignano, disse que as autoridades precisam investir em outras opções.
A primeira térmica a partir de gás gerado em aterro sanitário no Rio Grande do Sul será inaugurada nesta terça-feira, 2 de junho, em Minas do Leão, a 90 quilômetros de Porto Alegre. Construída com investimento de R$ 30 milhões, a Biotérmica Energia terá capacidade para produzir até 15 megawatts (MW), suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 80 mil habitantes. O combustível que moverá a usina é o metano existente no biogás captado no aterro do município, que recebe diariamente 3,5 mil toneladas de lixo urbano de Porto Alegre e outras 130 cidades. O aterro é controlado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), cujo capital pertence 70% ao grupo Solví e 30% à mineradora Copelmi. As duas empresas, na mesma proporção, também são donas da Biotérmica Energia. Em breve, outros municípios gaúchos poderão ter iniciativas com o mesmo conceito.
Amazônia protegida atinge 97% da meta – “Portal Brasil” – 02/06/2015
O Brasil antecipa cumprimento de meta de área protegida na Amazônia quatro anos antes do previsto. Com adesão de nove Unidades de Conservação pelo Comitê do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), seis milhões de hectares divididos em seis unidades federadas e três estaduais são incluídas na abrangência de proteção. A área total protegida pelo Programa chega a 58,2 milhões de hectares. Esse dado corresponde a 97% da meta de 60 milhões de hectares a serem protegidos na região Amazônica. Os 100% previstos para serem alcançados apenas em 2019 devem ser atingidos ainda no primeiro semestre de 2015. Foram incluídas as unidades federadas: Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, Estação Ecológica Alto Maués, Parque Nacional Mapinguari, Reserva Biológica do Abufari e Parque Nacional Amazônia). Também foram incluídas três estaduais: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Estação Ecológica Samuel e Parque Estadual Serra dos Reis.
Embora algum progresso tenha sido feito desde o primeiro estudo há quatro anos, destacando a discriminação e a violência contra pessoas com base em sua orientação sexual e identidade de gênero, o quadro geral continua sendo de abuso violento generalizado, assédio e discriminação que afeta pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneras e intersexuais (LGBT/I) em todas as regiões, afirma um novo relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira. “A violência motivada pela homofobia e transfobia é muitas vezes particularmente brutal e em alguns casos caracterizada por níveis de crueldade superior a de outros crimes de ódio”, afirma o relatório do Escritório das Nações Unidas de Direitos Humanos (ACNUDH).
Brasil não servirá de teste para vacinação contra dengue, diz Chioro – “EBC” – 02/06/2015
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (2) que o Brasil não será usado para o lançamento de vacinas contra a dengue que não sejam seguras, nem eficazes. Acrescentou que a disponibilização da vacina é “o sonho” de todos os médicos, mas ainda não há um patamar de segurança para isso. “O Brasil não vai virar plataforma mundial de lançamento de produtos que tenham eficácia e segurança não comprovadas. Agora, ninguém mais do que o ministro da Saúde deseja contar com uma vacina segura e eficaz para disponibilizar”, disse o ministro. Chioro destacou que “o clamor popular” não vai intervir na decisão de disponibilizar vacinas. “Não é porque existe o clamor da população que qualquer dirigente do Ministério da Saúde vai fazer uma avaliação apressada e uma incorporação tecnológica, sem nenhuma crítica, de uma vacina que não dê segurança à população”.
Nova presidente do Ibama quer afrouxar regras de licenciamento – “Greenpeace” – 02/06/2015
Há duas semanas, em sua primeira entrevista como nova presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos reconheceu que os processos de licenciamento ambiental são lentos e que excessos são cometidos nas análises para autorizar obras. É fato que a posição da presidente do Ibama apenas reproduz o alinhamento entre a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o setor elétrico nacional. Assumindo a tese do empresariado, a ministra observou no 1º Encontro do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico, em outubro de 2013, que pelo menos 80% das decisões relacionadas ao licenciamento estão ligadas a questões sociais e que apenas 20% abordam problemas ecológicos.
Suécia está próxima de reciclar 100% do lixo que produz – “Envolverde” – 03/06/2015
Enquanto o Brasil apresenta muitas dificuldades para implantar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê, entre outros pontos, a responsabilidade compartilhada e o fim dos lixões, a Suécia recicla 99% dos 461 kg de lixo produzidos anualmente por cada habitante. Mas como isso foi possível? Por meio da implementação de políticas capazes de envolver o governo, as empresas e a população. O programa sueco de gestão dos resíduos tem ênfase na redução do consumo, no reuso e nas alternativas de reciclagem. Já o lixo orgânico geralmente é utilizado em compostagens. A polêmica prática da incineração também é comum na Suécia, por intermédio das usinas Waste to Energy (WTE), que utilizam a tecnologia da queima em um ambiente controlado para gerar energia a partir do vapor produzido – três toneladas de lixo contém tanta energia quanto uma tonelada de petróleo. Contudo, ambientalistas criticam a medida, que contribuiria para a poluição atmosférica.
Califórnia reduz em 13,5% consumo de água diante de seca de 4 anos – “Globo.com” – 03/06/2015
O consumo de água na Califórnia, nos Estados Unidos, caiu 13,5% em abril passado em relação ao mesmo período de 2014, após o estado americano impor um programa de economia obrigatória diante de quatro anos de seca extrema. A redução foi inferior aos 25% pretendidos pelo governador Jerry Brown, mas superior a dos meses precedentes. “Apesar de os resultados irem na boa direção, ainda há um gasto grande de água nos jardins das residências de luxo, onde é preciso reduzir a irrigação para se atingir o objetivo de 25% de economia de água”, comentou Felicia Marcus, presidente do Conselho de Controle dos Recursos Hídricos. Los Angeles aprovou multas que poderão duplicar a tarifa habitual de água para os clientes de três zonas, incluindo Malibu, onde estão diversas mansões de estrelas.
Novas negociações em Bonn buscam acordo contra mudança climática – “Terra.com” – 03/06/2015
A corrida para um acordo global sobre as alterações climáticas entrou numa nova fase desde segunda-feira em Bonn (Alemanha), onde novas negociações intermediárias são realizadas, a menos de 200 dias da grande conferência de Paris. Christiana Figueres, chefe da ONU para o clima, Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores francês, e Manuel Pulgar-Vidal, ministro do meio ambiente do Peru, que presidiu a conferência em Lima, abriram a cúpula, que ocorre até 11 de junho. Delegações de 195 países presentes tentam melhorar um documento de 80 páginas preparado em fevereiro, em Genebra, com inúmeras reticências e contradições. “Se as partes mais ambiciosas permanecerem, teremos um acordo para promover uma transformação global para um futuro mais verde e sustentável”, declarou em comunicado Mattias Södeberg, chefe da delegação em Bonn da ACT, uma coalizão de igrejas e organizações de 140 países.
Novas regras para distribuidoras de energia elétrica – “Greenpeace”- 03/06/2015
Foi publicado hoje (3), pelo governo federal, um decreto autorizando que as concessões das distribuidoras de energia elétrica sejam renovadas para os próximos trinta anos. Assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelo Ministro de Minas e Energia Eduardo Braga, o Decreto 8.461 estabelece que as empresas de distribuição devem atender metas de eficiência para manter esses contratos. A renovação da concessão de cada uma das distribuidoras agora depende delas aceitarem cumprir critérios de eficiência em relação ao serviço prestado e gestão econômico-financeira, racionalidade operacional e econômica e, por fim, o compromisso com tarifas adequadas. Se não cumprirem os critérios em um prazo de 5 anos podem chegar a perder o direito de prestar o serviço ao cidadão.
Mostra de cinema comemora Dia Mundial do Meio Ambiente em Brasília – “Nações Unidas” – 04/06/2015
Como parte das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado globalmente nesta sexta-feira, 5 de junho, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o grupo ONU Verde organizam uma mostra de cinema no Cine Brasília (EQS 106/107). Na ocasião, o Ministério do Meio Ambiente fará o pré-lançamento do Circuito Tela Verde (CTV), iniciativa do Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC e da Secretaria do Audiovisual – SAv do Ministério da Cultura – MinC. O evento acontece às 18h30 e tem entrada franca. Na abertura, estarão presentes a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú; a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Regina Gualda; e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti.
Ação recolhe animais atropelados em rodovia que corta reserva no ES – “G1” – 04/06/2015
Vinte sete animais atropelados e 230 quilos de lixo foram recolhidos no trecho na BR-101 que corta a Reserva Biológica de Sooretama, região Norte do Espírito Santo. A ação começou na segunda-feira (1) e faz parte da programação para a Semana do Meio Ambiente. Durante uma aula de campo coordenada pelos professores Anderson Peçanha, Aureo Banhos e Elias Werner, 26 alunos de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Ufes saíram para a ação ambiental às margens da rodovia. Além da limpeza, foram aplicados 144 questionários em cinco postos de combustíveis, entre Linhares e São Mateus, para compreender a percepção ambiental dos usuários do trecho. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta sexta-feira (5), mas para o Instituto Últimos Refúgios, organização não governamental capixaba, não há o que comemorar.
Contra epidemias, países ricos lançam plano para ‘exército global’ de médicos – “BBC” – 04/06/2015
Um plano para se criar uma força-tarefa global de 10 mil médicos e cientistas contra epidemias será apresentado na próxima reunião do G7, grupo formado por representantes das maiores economias de países desenvolvidos – Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos – no próximo domingo, na Alemanha, segundo apurou a BBC. Trata-se de uma reposta direta ao recente surto de ebola, o maior já registrado, com 27 mil vítimas na África Ocidental. O projeto prevê ainda melhorias no sistema de monitoramento de doenças, especialmente em países mais pobres, e investimentos no desenvolvimento de novas drogas. Especialistas dizem que tais medidas teriam impedido que a epidemia de ebola atingisse uma escala sem precedentes.
MMA transforma Cine Brasília em templo verde – “MMA” – 05/06/2015
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho (sexta-feira), às 19h, o Cine Brasília recepciona o pré-lançamento da 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde. Serão exibidos vídeos socioambientais e realizado um debate com autoridades e especialistas sobre consumo sustentável. Para essa sessão especial, foram selecionadas três curtas que falam sobre frutas nativas, educação ambiental e lixo. Os filmes fazem parte na nova edição do programa Tela Verde, que selecionou 21 vídeos de temáticas socioambientais, além de 40 curtas de animação sobre resíduos sólidos, escolhidas pelo edital Curta Animação 2013. O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental, por meio da linguagem audiovisual, e fomentar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade socioambiental.
Estudo descarta “hiato” no aquecimento global e diz que temperatura subiu – “Reuters” – 05/06/2015
Uma desaceleração evidente no ritmo do aquecimento global nos últimos anos pode ser uma ilusão baseada em dados enviesados, de acordo com um estudo nesta quinta-feira, que não encontrou nenhuma ruptura em uma tendência de aumento das temperaturas. Em 2013, o painel de especialistas climáticos da Organização das Nações Unidas (ONU) relatou um “hiato” no aquecimento desde cerca de 1998, apesar do aumento das emissões artificiais de gases de efeito estufa. O novo estudo norte-americano publicado na revista Science, baseado em uma reanálise de dados de temperatura em todo o mundo, não encontrou nenhuma pausa no aquecimento, apontado pela maioria dos especialistas em clima como culpado pela produção de ondas de calor, chuvas torrenciais e níveis do mar mais elevados.
Campanha de vacinação contra a gripe imunizou 68,5% do público-alvo – “EBC” – 05/06/2015
A campanha de vacinação contra a gripe imunizou, até o momento, 68,5% do público-alvo, segundo balanço divulgado hoje (3) pelo Ministério da Saúde. A meta do governo é vacinar pelo menos 80% dos grupos considerados mais vulneráveis à doença. A campanha acaba na próxima sexta-feira (5). Os números mostram que o único grupo que atingiu a meta é o das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que alcançaram índice de cobertura de 88%. Em seguida, estão os grupos de idosos (73%), trabalhadores da saúde (67,9%), crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos (64,4%) e gestantes (60,3%). Entre os indígenas, o índice de cobertura é 60%. Foram aplicadas também 5,8 milhões de doses nos seguintes grupos: pessoas com comorbidade, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.
ONU destaca consumo consciente no Dia Mundial do Meio Ambiente – “UN Multimedia” – 05/06/2015
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira, 5 de junho. O tema da data este ano é: “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”. O secretário-geral da ONU afirmou que o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas sem aumentar a degradação ambiental nem comprometer os recursos necessários para futuras gerações. Para Ban Ki-moon, é possível fazer isso desperdiçando menos comida e mudando padrões de consumo em direção a produtos que usem menos energia, água e outros recursos. Para o biólogo e mestre em ecologia, Mário Moscatelli, “essa mudança de hábitos de consumo, “além de proteger o meio ambiente, é uma questão de sobrevivência da civilização”.
Construindo a meta brasileira para o acordo de Paris – “Envolverde” – 05/06/2015
A definição da nossa INDC (Contribuição Nacionalmente Determinada Pretendida) é uma pedra angular no posicionamento do Brasil com vistas à COP-21, a conferência do clima de Paris. A primeira consideração é que não deve haver pressa. Convém promover o mais amplo debate possível para chegar ao melhor resultado, até o final de setembro. Como a INDC representa um “lance inicial”, ou seja, o ponto de partida de um esforço de décadas de corte de emissões, é sensato fazê-lo utilizando sempre dois cenários: um mais convencional, em que as políticas de mitigação dependam mais de compromissos governamentais e dos mecanismos clássicos de comando/controle, e um outro em que se estabeleça um pano de fundo de forte estímulo à transição para economias de baixo carbono mediante mecanismos como a “precificação positiva”, a taxação de carbono e, apenas acessoriamente, mecanismos ditos de “mercado de carbono”. É o que costumo chamar de uma “Bretton Woods do baixo carbono”.
Criado na Antártica banco de geleiras ameaçadas pelo aquecimento global – “Terra.com” – 05/06/2015
Colocar no frio da Antártica amostras de geleiras ameaçadas pelo aquecimento global: este é o objetivo de pesquisadores franceses que esperam conseguir fazer uma primeira amostragem de “núcleos de gelo” no início de 2016. Os núcleos de gelo, também chamados “testemunhos”, são amostras do acúmulo de neve e gelo usadas em pesquisa. “É a mesma lógica do banco criado em Spitsbergen (Ártico), onde sementes do mundo inteiro serão armazenadas durante séculos em uma antiga mina de carvão”, explica Jerome Chappellaz, diretor de pesquisa no Laboratório de Glaciologia e Geofísica do Meio Ambiente de Grenoble, na França. A nova “Arca de Noé” ficaria na Antártica, na base franco-italiana Concórdia, que garante, na neve, um frio de 53º C negativos.
Em decisão histórica, Noruega diz não ao carvão – “Greenpeace” – 05/06/2015
Hoje (5) o parlamento da Noruega aprovou em votação unânime que o Fundo de Pensão do Governo Norueguês passará a adotar um critério de corte de investimento para empresas envolvidas na exploração e queima de carvão. “A decisão da Noruega de desincentivo ao carvão é um exemplo para outros governos – e para investidores – de que o dinheiro de energia poluentes está mudando para as fontes renováveis e limpas”, disse o diretor-executivo do Greenpeace Internacional Kumi Naidoo. E não se trata apenas de um feito único: é também uma medida vigorosa e enérgica. O Fundo de Pensão Governamental Mundial (GPFG) é o maior fundo soberano do mundo e de acordo com cálculos feitos pelo Greenpeace e pelas organizações Urgewald e Future in Our Hands, os novos critérios farão com que o GPFG seja forçado a retirar investimento de 122 empresas, totalizando 7,7 bilhões de euros.
Maceió tem 80% das praias poluídas; MPF investiga despejo de esgoto – “UOL” – 06/06/2015
O verde esmeralda e o azul anil que tornam exuberante o mar de Maceió escondem o despejo de esgoto nas galerias de águas pluviais que chegam às praias da capital de Alagoas. Segundo a análise de balneabilidade das praias alagoanas, 80% das praias de Maceió estão impróprias para banho. O alto número de praias poluídas em Maceió chamou a atenção do MPF (Ministério Público Federal) nesta semana. A procuradora do meio ambiente, Raquel Teixeira, disse que está investigando o caso e deverá ajuizar uma ação civil pública nos próximos dias. O laudo divulgado pelo IMA (Instituto de Meio Ambiente) no último dia 29 de maio mostra que, dos 20 pontos analisados em Maceió, 16 estão impróprios para banho – sendo que oito trechos ultrapassam a escala máxima de 16.000 NMP (Número Mais Provável) por 100 mL de coliformes fecais. Segundo a resolução 357/2005, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), para uma praia ser considerada própria para banho o índice de coliformes fecais no material coletado deve ser inferior a 1.000 NMP/ 100 mL.
Câmara aprova isenção fiscal a igrejas – “IG” – 06/06/2015
Em uma ‘manobra’, a Câmara dos Deputados aprovou no fim de maio uma medida provisória (MP) que garantia a isenção tributária a igrejas. A informação foi publicada neste sábado em reportagem do jornal Folha de São Paulo. O texto que incluía a isenção foi incorporado à MP e pode anular autuações fiscais que somam mais de R$ 300 milhões. Segundo a reportagem, o benefício foi incorporado na MP por intermédio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é evangélico. A medida ainda livra da cobrança de impostos as chamadas “comissões” que pastores e líderes religiosos ganham ao arrecadar mais dízimos. Dessa forma, a isenção acaba favorecendo em especial as igrejas evangélicas neopentecostais, onde o pagamento de comissões a pastores é mais frequente.
Prorrogado o prazo de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão – “G1” – 06/06/2015
A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) prorrogou o prazo de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão. Os criadores agora têm até o dia 15 de junho para imunizar o gado. As chuvas atrapalharam o manejo do rebanho, impedindo criadores do Médio Mearim de participar da primeira etapa de imunização. O assunto foi destaque do Mirante Rural deste domingo (7). A campanha terminaria no dia 30 de maio. O valor da multa aumentou para quem deixa de imunizar o gado. Em Açailandia, os criadores fizeram o dever de casa. Imunizaram o rebanho dentro do período esperado pela Aged. O programa também falou sobre a colheita de soja, que está terminando na região sul do Estado. A variação de clima provocou quebra da safra do grão e, se o dólar continuar em alta, os produtores terõ ainda mais prejuízo na próxima colheita.
Um projeto de lei apresentado pela Prefeitura de Curitiba à Câmara Municipal pretende proibir o uso de veículos com tração animal, como carroças e charretes na cidade. A proposta começou a tramitar na Casa e deve ainda passar pela análise de comissões antes de ser encaminhada para votação em Plenário. Na prática, o projeto revoga uma lei municipal que regulamenta o tráfego destes veículos, proibindo ainda a exploração de animais como equinos, asininos, muares, caprinos e bovinos. Eles poderão ser utilizados apenas em atividades como corridas de cavalos, hipismo, cavalgadas, ou ainda em cavalaria de forças públicas militares. A justificava do prefeito, Gustavo Fruet (PDT) é de que os animais frequentemente transportam cargas superiores ao peso que suportam, além de estarem submetidos a maus-tratos e trabalho extenuante.
Semana do Meio Ambiente faz coleta de lixo eletrônico em Rancharia – “Globo.com” – 07/06/2015
Entre segunda (8) e sexta-feira (12), das 9h às 16h, será comemorada a Semana do Meio Ambiente em Rancharia. Durante o período, diversas atividades voltadas à natureza serão realizadas, entre elas, a coleta de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico. A doação de cães, feiras de agricultura familiar e exposições também estão programadas para a semana, conforme a prefeitura. A maioria das atividades serão realizadas na Praça Elpídio Marchiani, conhecida como Praça da Baixada. A prefeitura ainda coloca que na coleta dos lixos eletrônicos podem ser levadas, por exemplo, eletroeletrônicos sem utilidade, pilhas e baterias usadas, que contam com apoio de catadores de recicláveis. Já as exposições contam com o apoio de escolas, associações e institutos.
Papa consulta Frei Betto para encíclica dedicada ao ambiente – “Observatório do Clima” – 07/06/2015
Amazônia deve ter destaque em texto do pontífice sobre ecologia O Vaticano anunciou ontem que o papa Francisco apresentará no dia 18 deste mês a primeira encíclica dedicada à ecologia e ao ambiente. Para escrevê-la, o pontífice consultou a especialistas no assunto e teólogos, incluindo os brasileiros Frei Betto e d. Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. A Amazônia terá destaque no texto. Segundo o Vaticano, a encíclica se inspira em São Francisco de Assis, sobretudo em seu Cântico das Criaturas, ao se referir à “Irmã Terra”. Ainda segundo a revista alemã Die Zeit, a encíclica condena o consumismo, o capitalismo selvagem e os “poderosos” da Terra como destruidores do ambiente. O texto aborda também o fenômeno da energia nuclear. A encíclica Louvado Seja, em italiano, destacará argumentos apreciados pelo papa, de acordo com a Santa Sé, como a “ecologia humana” e “o cuidado com a criação”.
As Nações Unidas convidam jovens de todo o mundo para enviar seus pensamentos e contribuições sobre o rascunho da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. A consulta online é uma oportunidade para compartilhar as questões mais importantes para a juventude. Dê a sua opinião sobre como os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda pós-2015 poderão moldar os próximos 15 anos em questões como a melhoria da saúde, uma educação de qualidade para as crianças e jovens e a luta contra os efeitos nocivos da mudança climática. As contribuições, que devem ser em inglês, serão resumidas ao final da consulta e apresentadas ao final de junho aos governos.
Desafio SENAI busca soluções para problemas urbanos – “Por Vir” – 08/06/2015
O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) conta com mais de 2,5 mil estudantes de seus cursos técnicos inscritos na primeira edição do Desafio SENAI de Projetos Inovadores, iniciativa que busca soluções criadas em sala de aula para problemas urbanos, como manejo de resíduos industriais, utilização de energia renovável, otimização do uso da água nos processos de fabricação e melhoria da mobilidade. Esses grandes temas surgiram a partir de projetos elaborados, no ano passado, em todos os estados brasileiros, segundo conta professor do SENAI de Salvador, Wendell Machado. Responsável pela orientação de 15 trabalhos na área de mobilidade urbana, ele ressalta que essa preferência dos alunos nasceu depois dos professores incentivarem uma reflexão sobre o que mais incomodava os estudantes.
O secretário-geral da ONU disse que esta segunda-feira vai lançar um apelo urgente aos líderes do grupo das maiores economias do mundo, G7, para que cumpram as suas responsabilidades morais e políticas. Falando este domingo em Bona, na Alemanha, Ban Ki-moon afirmou que no evento de Schloss Elmau, nos arredores de Munique, vai pedir passos “difíceis ainda que sensíveis” para que se atinjam os objetivos globais. As declarações do chefe da ONU foram feitas na inauguração oficial da extensão do Centro Mundial de Conferências de Bona. O local acolhe mil trabalhadores de 18 agências da organização. Ban lembrou que após o encontro do G7 três eventos marcantes estão agendados. O primeiro é a Conferência Internacional sobre o Financiamento do Desenvolvimento, e está previsto para junho em Adis Abeba.
América Latina mostra interesse e um claro compromisso com a nova rodada de negociações sobre a mudança climática da ONU em Bonn (Alemanha), mas sem uma frente unida, ao contrário de outras regiões, como a Europa. No último meio século, a América Latina contribuiu com menos de 5% das emissões de dióxido de carbono responsáveis pelo aquecimento global, mas é uma das regiões que mais pode sofrer caso a temperatura média aumente em mais de 2°C de hoje a 2050. Esse é o limite que, segundo os cientistas, não deve ser ultrapassado a risco de que o planeta sofra um impacto irreversível devido ao aquecimento. E esse é o objetivo da conferência ministerial convocada em Paris no final do ano (COP21), que deve fechar as negociações atuais.
Sociedade civil critica acordo de livre comércio do Pacífico Sul – “Envolverde” – 09/06/2015
Os 14 países que integram o Fórum das Ilhas do Pacífico estão presos em negociações com seus dois grandes vizinhos, Austrália e Nova Zelândia, sobre um novo acordo regional de livre comércio chamado Pacer Plus, que, segundo seus promotores, permitirá impulsionar o crescimento econômico. Como as ilhas do Pacífico concentram apenas 0,05% do comércio mundial, Edwini Kessie, assessor responsável do Fórum, disse à IPS que o tratado permitirá que se integrem “a uma cadeia de fornecimento regional e global e melhorem sua participação no comércio mundial”. As negociações do Pacer Plus são a continuação do Acordo do Pacífico sobre as Relações Econômicas Estreitas entre os mesmos países.
O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, André Correa, disse hoje (9) que é grave a situação de abastecimento de água no estado. Correa alertou que o Rio de Janeiro terá que atravessar o período de seca com os reservatórios na metade do nível registrado no mesmo período do ano passado. “Estamos com a metade da água para atravessar o período seco. Se a gente não tivesse tomado as medidas que começamos a tomar, [os reservatórios] já estariam secos. Já economizamos mais de 1 bilhão de metros cúbicos de água”, disse o secretário, que participou do Fórum Metropolitano da Sustentabilidade, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 8 de junho do ano passado, os quatro reservatórios do Rio Paraíba do Sul – Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil – somavam 32,5% da capacidade.
Base de dados livre informa sobre o aquecimento da floresta amazônica – “Terra.com” – 09/06/2015
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu nesta terça-feira que o compromisso pactuado no seio do G7 para que o aquecimento global não supere os dois graus centígrados com relação aos níveis pré-industriais “não fique em meras palavras”. “Não queremos que os compromissos assumidos em Elmau (Alemanha) acabem sendo apenas palavras, mas sejam cumpridos em Paris”, destacou o presidente da Comissão Europeia em comunicado, em referência à cúpula climática COP21 que será realizada em Paris no final de ano. “Tivemos um entendimento comum no G7 acerca de que necessitaremos de objetivos climáticos vinculativos. O caminho entre Elmau e Paris não é longo. As palavras em Elmau agora devem se materializar em ações concretas em Paris”, recalcou Juncker.
A Iniciativa Verde e a empresa Da Serra Reflorestamento concluíram o plantio das 6.664 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em quatro hectares localizados no sítio Santo Antônio, na cidade de Joanópolis, interior de São Paulo. Na quarta-feira (dia 3), a propriedade da dona Osmarina e do seu Acácio recebeu diversas autoridades, entre elas, o governador do estado, Geraldo Alckmin, e a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias. Eles fizeram o plantio de mudas nativas no terreno do sítio do casal no entorno de uma nascente contribuinte do Ribeirão Correnteza que abastece a cidade de Joanópolis, localizado perto de Atibaia (SP). O projeto da Iniciativa Verde foi o primeiro a ser aprovado e implementado no formato de conversão de compensações para a terceira frente de trabalho do Programa Nascentes do governo do Estado de São Paulo. Este busca recuperar 20 mil hectares de matas ciliares ao longo de seis mil quilômetros de cursos de água.
As organizações não governamentais (ONGs) brasileiras reivindicam participação efetiva na proposta do país para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU). As 17 metas negociadas entre os 193 países membros da ONU vão substituir Objetivos do Milênio, conjunto de metas acertadas no ano 2000 para serem cumpridas até 2015. O novo acordo deverá ser fechado em setembro, em um encontro em Nova York. “Um dos pontos preocupantes é a inexistência de espaço formal de diálogo entre a sociedade civil brasileira para que possamos apresentar nossas ideias, reivindicações e participar do processo de construção dessa implementação”, destacou uma das diretoras da Associação Brasileira de ONGs (Abong), Alessandra Nilo, durante encontro realizado hoje (10), em São Paulo, para discutir contribuições da sociedade civil para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
EUA devem criar regras para reduzir emissões de CO2 na aviação do país – “Globo.com” – 11/06/2015
A Casa Branca deu sinal verde nesta quarta-feira (10) para as novas recomendações que declaram a indústria da aviação uma fonte de emissões de CO2 e uma ameaça para a luta contra a mudança climática. O Escritório de Gestão de Orçamento da Casa Branca (OMB) decidiu aceitar as recomendações da Agência de Proteção Meio Ambiental (EPA), o passo anterior para que o organismo redija uma nova legislação que deverá ser cumprida por todas as companhias aéreas que operam no país. A EPA emitiu uma declaração que afirma que “as emissões de gases do efeito estufa de certas classes de motores da aviação afetam a poluição aérea”, o que é prejudicial para a saúde pública.
Evento da ONU em SP premia projetos de impacto social -“Por Vir” – 11/06/2015
A cidade de São Paulo vai receber, entre 15 e 17 de junho, a sétima edição do World Summit Youth Award (WSYA). O evento promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) celebra 10 anos em 2015 e premia projetos digitais de impacto social e que buscam soluções para problemas globais, como pobreza, fome e doença; educação; empoderamento das mulheres; valorização da cultura local; meio ambiente e sustentabilidade e busca da verdade. Os temas estão relacionados às Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento conta com a parceira do ProjectHub, uma rede para empreendedores de economia criativa.
Uma pesquisa realizada pelo ISA conclui que o novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) significou retrocessos ambientais em pelo menos três municípios da Bacia do Rio Xingu: Brasil Novo (PA), Canarana e Querência (MT). O levantamento comparou o tamanho das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL) segundo o Código Florestal revogado e a nova lei, nos três municípios, procurando identificar a variação do número de propriedades regularizadas ambientalmente. A conclusão é de que o número de propriedades rurais com passivo ambiental não foi reduzido significativamente. O percentual de produtores rurais que não precisará recuperar APPs em propriedades de até dois módulos fiscais subiu apenas 2%, de 57% para 59%.
Polêmica mudança na lei de trabalho infantil na Índia – “Envolverde” – 12/06/2015
O governo da Índia proibiu o trabalho de menores de 14 anos em setores comerciais, mas permitirá seu emprego em empresas familiares e nas terras de cultivo depois do horário escolar e durante as férias, em uma medida que provocou reação por parte das organizações defensoras da infância. “Em um grande número de famílias, as crianças ajudam os pais em ocupações como agricultura e artesanato. E dessa forma também aprendem os conceitos básicos das ocupações”, diz um comunicado do gabinete ministerial, que aprovou uma emenda à lei de Trabalho Infantil (Proibição e Regulamentação), de 1986.
Google cria companhia para utilizar a tecnologia a favor das cidades – “Cidade Nova” – 12/06/2015
Em um mundo em que cerca de 3,2 bilhões de pessoas vivem em áreas urbanas (53% da população do planeta), nada mais natural que boa parte dos problemas esteja concentrado nas cidades. Para solucioná-los, a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa. O Google acaba de fundar uma nova companhia com esse foco, a Sidewalk Labs. O anúncio foi realizado pelo CEO e cofundador Larry Page em uma postagem da rede social Google Plus. A ideia é gerar tecnologias que possam beneficiar bilhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo ele, a ideia da Sidewalk Labs é de desenvolver e incubar tecnologias urbanas. O texto de Page e a página do projeto, no entanto, não deixam claro quais seriam os primeiros trabalhos da companhia.
Quatrocentos milhões de pessoas no mundo não têm acesso a serviços essenciais de saúde e custeá-los está empurrando muitas delas para a pobreza, escreveram o Banco Mundial (BM) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um relatório publicado nesta sexta-feira. O documento analisou a cobertura médica universal (CMU) no mundo e constatou que mais pessoas do que nunca – 80% – têm acesso a serviços essenciais de saúde. Um sistema de cobertura médica universal oferece serviços a toda a população, sem importar seu nível sócio-econômico, destacou o informe. Entre eles, deve incluir planejamento familiar, cuidados pré-natais, assistência qualificada em partos, vacinação infantil, tratamento para a tuberculose e o HIV e acesso a saneamento e água potável.
Os municípios do Amapá estão sendo monitorados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para cumprimento de normas e fiscalização contra a prática do trabalho infantil. A medida está prevista em Termos de Ajuste de Conduta (TACs), firmados entre o MTE e as prefeituras com a finalidade de reduzir a oferta de trabalho para crianças e adolescentes. Levantamento feito pelo ministério aponta para a existência de oito mil casos de trabalho infantil no estado. Ações educativas estão sendo feitas desde a sexta-feira (12), quando iniciou a Semana de Prevenção do Trabalho Infantil. Os TACs definem que cada cidade tem a atribuição de vistoriar estabelecimentos, e, através dos Conselhos Tutelares, coibir as práticas.
Livro ensina crianças sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção – “O Povo” – 14/06/2015
Do universo 1.173 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, 50 foram selecionadas para compor o Livro Vermelho das Crianças, uma publicação que visa familiarizar o público infantil sobre o tema e que apresenta, de forma simples e explicativa, os problemas que afetam a nossa fauna. O livro foi editado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e está disponível no Canal Ciência, portal de divulgação científica do Ibict, em cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Brasil pode importar mais eletricidade de países vizinhos – “InfoMoney” – 15/06/2015
O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, disse na segunda-feira (15) que a importação de eletricidade de países vizinhos pode ser ampliada para evitar a falta de energia no Brasil. “Vamos começar a trabalhar desde já para não sermos surpreendidos no verão, como ocorreu no começo deste ano.” Barata lembrou que os níveis dos reservatórios das usinas tiveram queda significativa devido a estiagem do último ano. Entre os países que podem fornecer energia ao Brasil em caso de crise, o secretário citou a Argentina e o Uruguai. “Temos agora [com o Uruguai] no Rio Grande do Sul uma interligação forte, que será concluída em julho. O Uruguai aumentou bastante o parque [energético] e tem interesse no fornecimento dos excedentes”, acrescentou.
Governo quer parcerias científicas para estimular atuação da Embrapa – “EBC” – 16/06/2015
O governo brasileiro pretende estimular a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de modo que o país possa desenvolver ainda mais a produtividade agrícola. O anúncio foi feito hoje (16) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante palestra na abertura do 14º seminário Perspectiva para o Agrobusiness em 2015 e 2016, promovido pela BMF& Bovespa, em parceria com o ministério. Ela informou que a própria Embrapa está estudando o modelo para esse upgrade, que passa por uma grande aliança com instituições voltadas para pesquisa e inovação. Segundo a ministra, a ideia é criar um fundo de captação de recursos internacionais com o propósito de desenvolver o setor.
Rússia e Estados Unidos competem por parceria espacial com Brasil – “Globo.com” – 17/06/2015
Os Estados Unidos e a Rússia estão disputando um papel estratégico no plano brasileiro de lançar satélites comerciais de sua base de Alcântara, no Maranhão, abrindo uma nova frente de rivalidade entre os dois países na busca de aliados e influência. O governo espera escolher nos próximos meses um parceiro para ajudar a fornecer tecnologia, disseram à Reuters três fontes com conhecimento das negociações. Ao longo da última década, o Brasil estabeleceu uma parceria com a Ucrânia para desenvolver um veículo de lançamento em Alcântara, mas encerrou o programa em fevereiro, dizendo que os problemas financeiros da Ucrânia a impossibilitam de fornecer foguetes, tal como prometido.
Californianos pintam gramados de verde para esconder efeito da seca – “Globo.com” – 18/06/2015
Ele é dono de uma empresa que pinta jardins, um serviço em alta numa região onde o hábito de regar plantas virou alvo de restrições. Veja o vídeo. Em vigor desde abril, as novas regras limitam as regas a poucos dias por semana e a alguns minutos ao dia. O limite varia de acordo com as empresas que abastecem as cidades. Quem violar este limite pode ser multado em US$ 100. Isso ajudará a Califórnia a atingir a meta de 25% de redução no consumo, em meio ao quarto ano seguido de seca que o Estado enfrenta.
Também nessa Edição :
Perfil: Levanta Nepal e Abrace Jaundada
Entrevista: Lena Tosta
Artigo: Ser legal é a base para o crescimento
Notícia: Grupo Alfaparf é premiado na área de inclusão de pessoas com deficiência
Notícia: Com reconhecimento da ONU, Favela Mundo consolida seu trabalho de educação e cultura
Notícia: CDHMP desenvolve no Porto Meira comunicação para paz
Oferta de Trabalho: Oportunidade de Trabalho
Leave a Reply