Graças a uma política sólida na área ambiental, que existe desde o início da atuação da maior fabricante mundial de lápis no Brasil, os projetos ambientais da Faber-Castell têm apresentado resultados surpreendentes, sendo reconhecidos por diversas entidades. As plantações de pinus para a fabricação de lápis na cidade de Prata, em Minas Gerais, são certificadas pelo FSC, Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), uma organização não-governamental reconhecida internacionalmente, que atestou que os Parques Florestais da Faber-Castell são manejados de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente sustentável.
Outra importante conquista da empresa foi a obtenção do certificado ISO 14001, que comprovou o sucesso em aliar ecologia, qualidade e produtividade, avaliando os processos produtivos da empresa em relação ao meio ambiente. Além de ser um diferencial, o aval de instituiçães reconhecidas internacionalmente auxilia os consumidores na hora da compra a escolher produtos de empresas que atuam em harmonia com o meio ambiente e cumprem a sua responsabilidade social.
Hoje, a Faber-Castell utiliza 100% de madeira plantada em suas fábricas, havendo total aproveitamento da matéria-prima, pois a madeira e seus subprodutos não utilizados na produção de lápis são utilizados na geração de energia, como substrato orgânico para plantas ou na fabricação de chapas de aglomerado. Mesmo as cinzas geradas pela queima de serragem e casca para produção de energia são reutilizadas na composição do cimento ou como fertilizante por empresas de paisagismo. A água utilizada na industria é tratada e devolvida à natureza completamente livre de impurezas, resíduos industriais também são tratados e parte deles são encaminhados à industria de cimento e, além disso, papéis e copos plásticos utilizados na indústria e escritórios são encaminhados para reciclagem.
Para tratar da água utilizada em seus processos industriais, a Faber-Castell possui, desde 1992, uma Estação de Tratamento de Efluentes, que purifica toda a água utilizada antes de devolvê-la ao ambiente. A água tratada passa por aquário de peixes que atestam sua pureza antes da devolução aos rios. Estas iniciativas têm garantido à Faber-Castell estar entre o seleto grupo de empresas que se destacam por sua política ambiental, principalmente na conservação dos recursos naturais.
No Brasil, já existe em torno de 1,4 milhão de hectares de florestas certificadas pelo FSC, distribuídas em 29 florestas naturais pertencentes a 17 empresas, 6 florestas nativas manejadas e 23 plantações, dentre as quais está a da Faber-Castell em Prata (MG), com quase 10 mil hectares de área, ocupados em 74% pelas plantações para a fabricação de lápis e em 26% por mata nativa, que é preservada pela empresa. Ainda no país estão certificadas mais de 150 Cadeias de Custódia e estes números crescem a cada ano, demonstrando o interesse do setor florestal em adequar-se aos princípios e critérios do bom manejo florestal. O setor de florestal gera 4% do PIB do país e responde por cerca de 8% das exportações, evidenciando a sua importância sócio-econômica.
Envolver o consumidor e a comunidade na tarefa de proteger o meio ambiente tem sido um dos desafios da Faber-Castell, que além de incentivar o consumo responsável tem desenvolvido projetos de educação ambiental na cidade de Prata-MG, onde estão localizados seus parques florestais. Atualmente, a Faber-Castell mantém os projetos ambientais Animalis, Arboris e ECOmunidade, além de promover a conservação dos solos e das águas que cortam suas terras, atuando também na proteção contra os incêndios florestais.
Site: www.faber-castell.com
Também nessa Edição :
Perfil: Moema Leão
Entrevista: Augusto de Franco
Artigo: Direto ao ponto!
Notícia: O que deu na mídia (Edição 8)
Notícia: Brasil revisitado
Notícia: O voluntariado transformador
Deixe um comentário